Arquivos Acervo Online - Le Monde Diplomatique

Governo brasileiro deixa de arrecadar bilhões com isenção fiscal aos agrotóxicos

Neste momento da política brasileira domina a agenda da austeridade econômica e o enxugamento da máquina da administração pública, com cortes nos investimentos sociais. O discurso é certeiro: a reforma da previdência é necessária para não quebrar o Estado brasileiro. Contudo, nenhuma palavra é dita sobre os bilhões estimados que se deixa de arrecadar para …

Padre Júlio Lancelotti: Profissão de fé e coragem

De domingo à domingo, Júlio Lancelotti toca o sino de mesa às 7h da manhã e inicia a celebração na Paróquia de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, em São Paulo. Na última segunda-feira de maio, a leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João falava da perseguição aos primeiros cristãos e dos …

Sobre canudinhos e vacas

O ativismo ambiental de sofá é uma estratégia de manifestação de apoio a causas ambientais, através do compartilhamento e “curtição” das notícias nas redes sociais. Tais redes podem ser uma poderosa estratégia de conscientização ambiental e algumas notícias que vêm circulando nelas chamaram a nossa atenção. O whatsapp entregou um alerta endereçado para mulheres que …

Democracia em Vertigem: o desafio de narrar o Brasil

O documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, tem mais méritos do que defeitos. De partida, é preciso lembrar que o lançamento do filme no último 19 de junho ocorreu simultaneamente em 190 países via Netflix. Nesse cenário, um dos seus méritos mais imediatos é oferecer uma possibilidade narrativa do Brasil para o mundo, sobre …

Como o governo brasileiro abastece a crise climática

A despeito da grave crise econômica e dos cortes de gastos públicos que estão atualmente na pauta da política nacional, os combustíveis fósseis têm recebido vultosos investimentos e incentivos fiscais para seu desenvolvimento. Mas há necessidade de subsidiar um setor responsável por impactos sociais e ambientais que agravam o quadro das mudanças climáticas? Para responder …

A Lava Jato e a academia norte-americana de Direito

Em sua aparição perante o Senado para responder a questões sobre as mensagens que teria trocado com os procuradores da força tarefa Lava Jato, o ex-juiz e atual Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, lançou mão de uma defesa com duas frentes, por vezes contraditórias. Por um lado, ele argumentou que as mensagens …

Juruena Resiste: Luta histórica por um rio

“Se construírem a usina vão destruir um lugar que sempre ocupamos; vão destruir a natureza; vão destruir a água pela poluição; pela diminuição de oxigênio que a queda do Salto permitia; já na construção vão poluir a água que cria peixe para nós, a água na qual banhamos, a água que levamos para nossas casas…”. …

A falência de uma grife chamada Macron

O espetáculo macabro do incêndio da Catedral de Notre-Dame de Paris completou dois meses. As análises sobre a reação do presidente Emmanuel Macron em face do episódio foram bastante heterogêneas. Alguns especialistas acreditavam que Macron seria, em alguma medida, responsabilizado pela tragédia. Outros, por sua vez, destacaram a celeridade com a qual o presidente se …

A Travessia: refugiadas no Brasil

Através de céus, fronteiras ou oceanos e mares. De lá pra cá ou daqui pra lá, o fluxo de migração não é nenhuma novidade do século XXI. Com o passar dos anos e a evolução dos meios de transporte, a movimentação ficou ainda mais intensa. Os motivos são inúmeros: algumas buscam se aventurar, outras, melhores …

Vaza Jato, um soldado e um cabo: o sistema judicial contra a parede

Mesmo para os que já eram críticos da Operação Lava Jato, a leitura dos diálogos entre o então juiz Sérgio Moro e os procuradores federais, notadamente Deltan Dallagnol e Carlos Fernando, choca e gera repulsa. Publicados e editados pelo site Intercept, e logo apelidados de Vaza Jato, os diálogos são, no entanto, bem mais do …

Uma obra de arte para o momento de Sérgio Moro

“Não acredito que vocês imbecis realmente compram isso” é o título de uma obra de Banksy, o artista inglês famoso por seus graffiti e intervenções urbanas, feitas em diversas partes do mundo, da Disney à Palestina. O nome da peça está estampado dentro dela mesma. A composição mostra uma cena de leilão de obras de …

Uma pequena história da corrupção e do petróleo

A conjuntura brasileira tem sido dominada pelas revelações sobre a forma problemática de relação entre juízes e procuradores na Operação Lava-Jato. Os primeiros indícios indicam uma proximidade, no mínimo, inadequada entre julgadores e acusadores. Sabe-se que, no transcurso da operação, as acusações realizadas pelos procuradores criminalizaram uma parcela do espectro político nacional, e com ela …

Imaginação sociológica na fratura brasileira

Normalmente, quando pensamos no sintoma de uma doença – uma tosse persistente, sintoma de um resfriado, por exemplo – pensamos na relação entre um grande problema, a infecção nas vias respiratórias, e um pequeno problema, a tosse. E o médico parece confirmar que se tratam mesmo de dois problemas, porque receita dois remédios para nós …

A formação dos idiotas úteis e o útil idiota formado no poder

Paulo Freire dizia que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção. Da mesma forma, Rubem Alves acreditava que ensinar é um exercício de imortalidade. O fato é que enfrentamos desafios gigantescos no campo educacional. E esses “desafios” são potencializados por políticas públicas inconsequentes que dificultam os papeis tanto …

Anarcocapitalismo digital, monopólios tecnológicos e precarização das relações de trabalho

Nos cursos de graduação em ciências econômicas e nos manuais da área, a disciplina de microeconomia costuma ser dividida em duas partes. Primeiramente, é apresentado aos estudantes o equilíbrio de mercado em concorrência perfeita. Em seguida, são analisados os problemas relacionados à concentração e às falhas de mercado. A premissa básica da competição perfeita é …

Milhares de Antígonas pela Educação

Enquanto as manifestações do dia 26 de maio foram convocadas para organizar apoio popular em torno do Presidente da República, as dos dias 15 e 30 do mesmo mês, reconhecidas como movimentos pela Educação, sustentaram princípios muito mais amplos do que a oposição à determinação governamental de contingenciamento do orçamento do setor educacional (o que, …

Indígenas têm suas identidades invisibilizadas nas prisões do Brasil

Os povos indígenas no Brasil possuem memórias de longa duração das diferentes formas como os colonizadores, de ontem e de hoje, tentaram transformar suas culturas e fazer desaparecer suas sociedades e identidades. Mas a violência assimilacionista dos brancos não se limita aos usos deturpados do boi, da bala e da Bíblia. Com o número crescente …

Agrotóxicos deixam um rastro de doenças e mortes pelo Brasil

O governo Bolsonaro liberou 197 agrotóxicos em cinco meses. Neste pacote estão produtos considerados cancerígenos, como o paraquat, da Syngenta (nome comercial Gramoxone 200) e o glifosato, da Monsanto/Bayer. O paraquat – proibido em mais de 50 países e em todo território europeu desde 2007, inclusive em seu país de origem, a Suíça –  é um …

O que faz algo ser arte?

Desde que o mundo é mundo, muita gente já arriscou uma definição sobre o que é arte. Apesar de corriqueira, contudo, essa questão sempre volta à tona para inquietar os corações. Tentar responder “o que é arte” é uma tarefa das mais injustas por dois motivos: primeiro porque todo mundo parece se sentir autorizado a …

Bolsonaro: 1984 ou Black Mirror?

Desde que Jair Bolsonaro assumiu a presidência em janeiro, muito tem se falado sobre como sua equipe ministerial estaria tentando reeditar, mais do que 1964, 1984. Estaríamos então numa espécie de distopia, similar àquela do livro clássico de George Orwell. Mesmo que o consenso no campo acadêmico seja o inverso, Vélez, o ex- ministro da …

A década de 1980: a torturante função da educação (II)

Geração que nasce, geração que cresce Década de 1980. A geração nascida entre as duas primeiras décadas de ditadura cresceu. Da infância à juventude nossa geração vivenciou mudanças substantivas sem conseguir ver os bastidores que compunham o palco da aparente ordem e progresso, regido pelo violento poder militar. Nossa geração – 1960-1970 – é herdeira …

Para entender a conjuntura: Neoliberalismo, neofascismo e burguesia no Brasil

Introdução O objetivo deste texto é discutir a conjuntura imediata que, nas últimas semanas, tem se acelerado de forma impressionante. Para isso, se faz necessário tentar identificar e estabelecer o nexo, as relações existentes, entre neoliberalismo, neofascismo e burguesia no Brasil; tal como se evidenciou a partir do movimento social de massa que desembocou no …

Game of Thrones: o jogo de poder na guerra dos tronos

Game of Thrones (GOT) é o nome da série da HBO baseada na epopeia fantástica de George R. R. Martin: As Crônicas de Gelo e Fogo. A série estreou em abril de 2011 e terminou em maio de 2019, completando oito anos de duração, tendo marcado um ciclo inteiro da vida de muitas pessoas. Como …

Cultura também é direito humano fundamental

A ideia de cultura habita uma dicotomia complexa no imaginário social. Ora é vista como luxo, ora é vista como balbúrdia. Independentemente da escolha, ambas acabam reforçando discursos que afirmam sem dó que ela é descartável, desnecessária em uma sociedade faminta e sofrida, e endossa supostas justificativas para que sejam as primeiras políticas a serem …

Escola e universidade com todas as partes

Todo e qualquer curso de formação superior possui um documento chamado Projeto Político Pedagógico (PPP), que é aprovado por cada instituição de ensino superior vinculada ao Ministério da Educação, no quadro de deveres, marcos e garantias constitucionais. Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) toda escola deve possuir um …

A cruzada bolsonarista contra a ciência

Os cortes e contingenciamentos de recursos no ensino superior foram anunciados pelo governo Bolsonaro como parte das medidas supostamente necessárias para a garantia do ajuste fiscal e do saneamento das contas públicas. Ao promover a asfixia financeira das universidades, o presidente colocou em prática uma estratégia que tem dois objetivos centrais. Além de ganhar terreno …

O perdão que Padilha não merece

As declarações públicas de José Padilha, para divulgar a segunda temporada de “O Mecanismo”, continuam extremamente controversas. Autocrítica e humildade não são, definitivamente, virtudes cultivadas pelo diretor. Em entrevista, justificou o injustificável, e disse não se arrepender da primeira temporada, mesmo após a eleição de Bolsonaro e a entrada de Sérgio Moro no governo. A sua …

Reinventar o 18 de maio em memória de Araceli

06Chegamos ao mês de maio em que novamente o dia 18 foi reavivado como Dia Nacional de Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Como nas 18 edições anteriores, neste ano os entes estatais e a sociedade civil estão a planejar e implementar diferentes medidas mobilizatórias, educativas e sensibilizadoras para colocar em …

Nova Rota da Seda chinesa completa seis anos com mudanças à vista

No final de abril, a China deu início à segunda cúpula da Iniciativa Cinturão e Rota (BRI, na sigla em inglês), apelidada de a nova Rota da Seda chinesa. O mega plano de Pequim de interligar diversos continentes por meio de milhares de obras de infraestrutura e investimentos de bilhões de dólares completou seis anos …

O retorno dos militares ao meio ambiente

Passados cinco meses desde o início do seu mandato, Jair Bolsonaro está mais à vontade para atentar contra o meio ambiente brasileiro. No dia 29 de abril, durante um grande encontro do agronegócio em Ribeirão Preto, ele admitiu que uma das principais metas de seu governo é “fazer a limpa” nas duas principais autarquias ambientais …

Mercado total

Avança politicamente no país a ideia de que Estados, ao interferirem excessivamente em mercados, distorcem preços, criam ineficiências e alimentam privilégios. No caso brasileiro, diante da crise econômica que se prolonga desde 2015, reformas “pró-mercado” seriam cruciais para colocar o país nos eixos e, em suma, retomar o crescimento econômico. Ao menos é essa a …

Evangélicos e a ascensão da extrema-direita no Brasil

A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) é um complexo que envolve um império midiático não voltado apenas à propagação de seus preceitos religiosos e morais e ao proselitismo, mas também como a expressão do crescimento extraordinário evangélico no Brasil, em especial o do neopentecostalismo, cujo cerne está na Teologia da Prosperidade e da …

Para que serve a filosofia em tempos de mistificadores?

O ensino e a pesquisa nas áreas de Filosofia e Ciências Sociais estão sob ataque dos cultuadores da ignorância e da violência. Bolsonaro e o novo ministro da educação anunciaram uma “descentralização” de investimentos. A proposta de cortar verbas de cursos de Humanas tem pouco peso prático. E muito ideológico. Jair Messias e o ministro …

A administração neoliberal em Porto Alegre

O neoliberalismo é a oficialização do crime social — Hideraldo Montenegro O neoliberalismo é como Robin Hood ao avesso: tira dos pobres e beneficia os ricos — João Felipe Cavalcante Liberal, ultra liberal Uma forma de verificar as teses de Michel Hardt e Antônio Negri presentes em Assembly (Ed. Políteia, 2018) é verifica-las na realidade …

A privatização do setor público de saúde

          Nas décadas de 1970 e 1980, os sanitaristas explicitaram suas concepções teóricas acerca de um novo modelo de atenção em saúde para substituir o modelo médico-assistencial privatista. Destacaram as contradições internas do modelo em vigor e propuseram as premissas da universalidade, igualdade, integralidade, equidade, descentralização e participação popular para compor um novo modelo.           …

Estado miliciano: a consolidação da ideologia

A análise que pretendemos desenvolver aqui enfrenta algumas dificuldades. Em primeiro lugar, pensar a forma de um poder político marcado pela deformação, pela instabilidade, pela corrosão das instituições, pelo improviso, pelo movimento, pelo ritmo das postagens nas redes sociais. Tentar, em segundo lugar, demonstrar o caráter anti-democrático desse poder em um contexto no qual o …

O refúgio na arte

Das manchetes de jornais e dos dados estatísticos, a situação dos migrantes e refugiados passou com mais força aos palcos de teatro, filmes renomados e até novelas de TV. Tornou-se corrente a produção sobre eles, a reconstrução de seus dramas e a expressão de suas biografias em arte. No entanto, há um hiato entre a …

A estratégia da esquerda maranhense para barrar o conservadorismo

O Partido Comunista do Brasil coloca em marcha uma “revolução democrática” no estado do Maranhão. Estas são as palavras que os comunistas maranhenses usam para definir o governo Flávio Dino, que começou em 2015, após o desgaste do povo sob o domínio oligárquico de 56 anos do clã Sarney, e se consolidou na eleição de …

O renascimento do Cavalo de Troia

Em 12 de maio de 2017, o sistema de saúde do Reino Unido entrou em colapso. Pessoas que buscaram ajuda em hospitais foram mandadas embora e pacientes dentro de ambulâncias não chegaram aos seus destinos. Nas telas dos computadores dos hospitais, uma mensagem: “Ops! Seus arquivos foram criptografados!”. Fabricantes de automóveis com produções paradas, empresas …

Tripudiar do capitalismo

Existe um protesto político, uma revolta social não verbalizada, latente, em meio à atual onda conservadora no país. Um protesto que, de certa forma, é o mesmo que se camufla na desorientação de setores progressistas. Explicitá-lo talvez seja o caminho para dar um norte a uma sociedade à deriva, com risco cada vez mais palpável …

A desigualdade social e a erosão da democracia

É razoável supor que, num país democrático, o governo seja capaz de conter facilmente o crescimento da desigualdade social empregando políticas públicas que redistribuam a renda e desconcentrem a riqueza. O raciocínio é elementar: na medida em que a riqueza se concentra cada vez mais nas mãos de uma ínfima minoria, a vasta maioria da …

A realidade a ser enfrentada pelo próximo presidente do Panamá

Nos arredores do famoso canal do Panamá e dos milionários bancos que por anos abrigaram a condição de paraíso fiscal a massa anônima e empobrecida de panamenhos enfrenta cotidianamente a décima pior distribuição de renda do mundo conforme o Banco Mundial. O contraste entre a moderno Casco Viejo no malecón da capital – construída pela …

Prisão em flagrante ou preventiva: quem a polícia prende e quem a justiça solta?

As audiências de custódia, instituídas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2015, constituem um instrumento importante, por se tratarem do primeiro encontro da pessoa com a autoridade judicial, após sua prisão em flagrante. Nesse sentido, o programa Justiça Sem Muros, do ITTC, realizou a pesquisa “MulhereSemPrisão: enfrentando a (in)visibilidade das mulheres submetidas à justiça …

Pior que crack! Como essa droga f*** meu cérebro

Eu era um cara normal, cheio de amigos, divertido e boa pinta. Apesar de ter minhas frustrações e minhas manias, afinal, ninguém é perfeito, né!? Me orgulhava em ser um careta de tudo. Não bebia, não fumava e sempre que possível optava pela escolha mais saudável do cardápio. Alimentação orgânica, sal rosa do Himalaia, em …