A esquerda precisa voltar a debater economia

A esquerda crítica perdeu historicamente o fio da meada na economia. Essa realidade pode ser vista, inclusive, nas geografias dos campus universitários. Mundo afora, o curso de economia saiu dos institutos de humanidades e foi parar nas faculdades de business. O neoliberalismo praticou um golpe duplo, tirou a economia da esfera democrática, enquanto, ao mesmo …

O crime que pode derrubar o presidente

O assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro,  se deu um mês depois do Estado cair sob intervenção federal. Três dias depois, o interventor general Walter Souza Braga Netto, em sua primeira aparição pública, evitou a imprensa e não deu qualquer …

O dia em que eu não vi Miles Davis…

Setembro de 1988. Eu tinha 23 anos, cursava o segundo ano de Artes Cênicas, do então convênio PUC-PR/Fundação Teatro Guaíra, em Curitiba, trabalhava numa escola de inglês que ficava na praça Osório, no coração da cidade, e morava numa quitinete da XV, quase esquina com a Ubaldino do Amaral. Havia tempo que eu ansiava assistir …

Romper ou dialogar, eis o dilema antibolsonarista

Quando Vladimir Lênin escreveu “O Estado e a Revolução”, em 1917, um dos seus principais alvos eram os sociais-democratas alemães que, ao contrário dos bolcheviques – adeptos de uma revolta armada –, atuavam para reorientar o Estado por dentro da democracia. “A substituição do Estado burguês pelo Estado proletário não é possível sem revolução violenta”, …

Ode à informalidade

A edição de 27 de dezembro de 2019 do Jornal Nacional, dia em que o IBGE divulgou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C) do trimestre móvel encerrado em novembro, enalteceu o dito melhor desempenho do mercado de trabalho desde 2016. Segundo a reportagem, o “desemprego” teria caído à menor taxa …

Descoberta coloca Guiana como novo pólo estratégico no continente

A Guiana tem se destacado como fronteira promissora de exploração e produção de petróleo na América do Sul, em razão das descobertas offshore realizadas em seu território desde 2015. No final de 2019, a descoberta de petróleo no bloco Stabroek no sudeste do campo de Liza, anunciada pela petrolífera ExxonMobil, foi mais um marco desse …

Direitos de crianças e adolescentes na América Latina e no Caribe

No último dia 20 de novembro, a Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU completou 30 anos de existência. Trata-se do instrumento internacional de direitos humanos mais ratificado no mundo. Dos Estados-membros das Nações Unidas, apenas os Estados Unidos até hoje não assinaram a Convenção. Em seus artigos 28 e 29, que abordam o …

Conexões entre uso de agrotóxicos e mortalidade na infância

O estudo desenvolvido como pesquisa de mestrado em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe na Unesp buscou compreender a relação entre os riscos introduzidos nos territórios rurais com a modernização do campo e o consequente alargamento das desigualdades socioterritoriais, a partir do processo de otimização da produção agrícola, especificamente no cultivo do tomate. Concomitante …

A rede europeia pela democracia brasileira

Na capital da França, o embrião que deu ensejo à atual defesa enfática da abalada democracia brasileira veio à tona, primeiramente, no processo de gênese da Rede Europeia pela Democracia no Brasil, associação parisiense conhecida como RED.Br. A formação da RED.Br se deu em meados de 2016, a partir da articulação de vários intelectuais, professores …

“É o mínimo para ser jornalista” diz Sérgio Gomes

“Um jornalismo humanizado. Algo que quebre essa obsessão pelo furo e pelas declarações”, foi a orientação de sala de aula. Quem melhor que Sérgio Gomes, o Serjão, para discorrer sobre a pauta? Líder de movimento estudantil e sindical, organizador de jornal alternativo e a mente por trás da Oboré e do projeto Repórter do Futuro. …

As milhões de mulheres de A Vida Invisível

O filme “A Vida Invisível” já está fora da disputa do Oscar, mas merece ser assistido. Arranca lágrimas de quase todos os presentes na sala de cinema. Comigo não foi diferente. Custei a me recompor depois que a luz acendeu. Olhei ao redor e vi rostos impactados. Mas não basta que uma história seja triste …

O sujeito moderno e o mal-ser na sociedade do desamparo

A construção da subjetividade humana é atravessada pelos valores éticos, morais, culturais e pela racionalidade política de cada época. E para diversos pensadores, como Michel Foucault, o sujeito moderno (nós em boa parte do Ocidente) vive e é atravessado pelos mecanismos específicos da racionalidade competitiva, individualista, de um ethos que ele procurou investigar nos seus …

Estado de função

Muito se tem falado e escrito sobre a conformação de um estado de exceção em nossas latitudes. Recorrentemente pode ser visto o uso do conceito trabalhado por Giorgio Agamben como forma de entender a realidade brasileira atual. Em poucas palavras, esse filósofo italiano diz que “o estado de exceção tende cada vez mais a se …

Crônica musical em Lisboa

“É brasileiro, já passou de português” Noel Rosa Recentemente, ao retornar de um compromisso acadêmico na Espanha, tive a oportunidade de visitar Lisboa. A capital portuguesa, sempre enigmática e surpreendente, brindou-me com um episódio que não me poderia furtar a narrar. Aconteceu em uma casa de espetáculos de fado que me tinha sido muito bem …

“Fascismo não se debate. Fascismo se destrói”

O livro Antifa: o manual antifascista, de Mark Bray, publicado no Brasil pela editora Autonomia Literária se inicia com uma epígrafe do revolucionário anarquista espanhol Buena Ventura Durruti: “Fascismo não se debate, fascismo de destrói”. Mark Bray é historiador e investiga neste livro as práticas antifascistas do passado e do presente, assim como seus vínculos …

Por uma coleção pública sem condições

O título deste texto retoma a conhecida conferência realizada pelo filósofo Jacques Derrida no ano de 1998, em Stanford, e intitulada “The future of the profession or the university without condition (thanks to the “Humanities”, what could take place tomorrow)”. Na versão brasileira, a conferência foi publicada em livro no começo dos anos 2000 com …

Armas de natal

Que tal dar de presente para as crianças armas de fogo neste Natal? Ideia estapafúrdia e insensata? Mas é o que está acontecendo nos Estados Unidos. A poderosa indústria de armas intensifica nessa época sua publicidade, incentivando os pais a presentearem seus filhos com seus produtos mortíferos. A legislação de alguns estados permite que crianças …

Lula: o centro gravitacional da democracia brasileira

Em 2019 completaram 30 anos que os brasileiros foram às urnas escolher um presidente depois de um quarto de século proibidos de votar para o maior cargo do Executivo. Um marco importante para a história do país, contudo, cabe lembrar, que, em 1989, Luís Inácio Lula da Silva já era o principal adversário das elites …

Dos Cerrados: de saberes vernaculares e de conhecimento científico

Tudo se passa como se só restasse aos Cerrados um destino único: o que vem sendo dado pela expansão da monocultura empresarial de exportação com os seus latifúndios. Ao contrário dos muitos elogios, tanto na mídia como nos meios acadêmicos, ao sucesso do agronegócio que avança pelos Cerrados, há uma avaliação diferente, que não encontra …

O fortalecimento da identidade negra em um clube do RJ

Durante os anos de 1940 e 1950, a sociedade brasileira viveu uma onda de democracia, que permitiu uma abertura ao debate e a liberdade de expressão. De acordo com o historiador José Murilo de Carvalho, o contexto dos anos 1940 iriam se caracterizar como a primeira experiência democrática, na qual a presença e a participação …

Lições das reformas previdenciária e tributária suíças

No imaginário brasileiro, a Suíça é o país que deu certo, e por isso quase sempre aparece para nós como o exemplo a ser seguido. Esse olhar – que já é de antemão interessado – gera, porém, grandes distorções interpretativas. A Suíça acaba, na maioria dos casos, reduzida a um grande tudo e nada do …

O vexame do governo Brasileiro na COP 25 e a luta da juventude

O Brasil construiu nas últimas décadas políticas ambientais que o credenciaram internacionalmente a desempenhar papel de destaque em conferências tendo o meio ambiente como temática. Nossa diplomacia ajudou na articulação de acordos globais importantes e colaborou destravando negociações, credenciando o País como um líder internacional ambiental. Infelizmente, o governo Bolsonaro destruiu essa reputação. A COP25, …

A arte da moderação imprudente: pensando o doisladismo

O fenômeno do “doisladismo” remonta ao segundo turno das eleições de 2018. Na época, ele sustentou a recusa de uma parte dos eleitores a apoiar o candidato do PT Fernando Haddad. Mobilizando a crise econômica – que encontra no governo Dilma Rousseff ao menos algumas de suas causas -, o apoio do PT à ditadura …

Dois argumentos de Ortega y Gasset contra a direita brasileira – que o cultua

Como a maioria dos escritores do chamado boom da literatura latino-americana, o peruano Mario Vargas Llosa entrou nos anos 1960 como um socialista convicto. A Revolução Cubana, em 1959, fora vista por escritores como ele e o colombiano Gabriel García Márquez como o grande acontecimento político da região no século XX, e quiçá um dos …

Três memórias da ditadura e a escalada subhumanista

A dramática situação política do Brasil atual, em especial com o (des)governo da extrema direita subhumanista no poder, personificado na figura de Jair Bolsonaro, tem um ponto de explicação na relação como foi administrado o vínculo entre política e memória do “jovem passado” ditatorial brasileiro. A leitura do presente caótico é inseparável do diálogo com …

A BNCC: dilemas, contradições e desafios

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tema que vem despertando certo desespero entre os professores preocupados com a questão da qualidade na educação, deve, de algum modo, ser apresentada ao grande público. O grande público, aqui citado, significa todo o conjunto de pessoas diretamente fora do debate educacional. Entretanto, por questões éticas e de solidariedade …

É preciso falar sobre a polícia

O que ocorreu em Paraisópolis na madrugada do último domingo, primeiro dia do mês de natal, é uma expressão da São Paulo que vivemos. Uma grande metrópole que cresceu sem planejamento e, para nosso azar, continua assim. Paraisópolis está situada em uma região próxima de um dos bairros mais conhecidos da elite paulistana: o Morumbi. …

Retrato da cultura política dos paulistanos: pouco conhecimento político e muita desconfiança

A qualidade da democracia na cidade de São Paulo está em um patamar médio: 5,67 em uma escala que vai de 0 a 10. É o que aponta o Índice de Democracia Local (IDL), calculado pelo Instituto Sivis e divulgado hoje, dia 5 de dezembro. A pesquisa olha para a qualidade da democracia no município …

Matar e deixar que se matem

O sociólogo Mitchell Duneier conta em seu livro “Ghetto: the invention of place, the history a idea” a história de como a palavra “ghetto” chegou ao vocabulário dos negros pobres dos Estados Unidos da América. O termo foi apreendido pelos soldados norte-americanos durante a ocupação da Alemanha nazista ao fim da Segunda Guerra Mundial. Os …

Cachaça: a história oculta da bebida nacional

Durante a Idade Média lusitana, raramente se bebia água pura, por ser muito difícil encontrá-la com bom cheiro e sabor. O historiador e antropólogo João Azevedo Fernandes destaca a relação dos portugueses com os regimes etílicos dos nativos da América e com os dos africanos da Costa Oeste do continente negro. Ressalta que o vinho …

Três histórias de amor

Passados quatro séculos desde que William Shakespeare escreveu Romeu e Julieta, a peça continua viva como nunca. Adaptada para o teatro, cooptado para o cinema, apropriado para os quadrinhos, afinado para ópera e ajustado para novelas e séries de TV, Romeu e Julieta transcendeu a fronteira do tempo e rompeu a barreira do espaço. Publicado …

Direitos Trabalhistas ou barbárie?

Imaginar como seria a situação dos trabalhadores em uma realidade onde não existisse qualquer tipo de proteção derivada de leis trabalhistas é um exercício difícil, mas não impossível. Basta, para tanto, observar a própria história do início da formação da classe operária com a industrialização na Europa, ao longo de todo o século XIX. Relatos …

Negros artistas brasileiros dos séculos passados

Graças ao movimento negro – falado aqui no singular, mas completamente plural e diverso –, ao movimento quilombola e camponês, às políticas públicas de reparação histórica conquistadas ao longo do tempo, à institucionalização da data da Consciência Negra, à aprovação de leis específicas, ao pensamento acadêmico decolonial e outros fatores sociopolíticos, atualmente são vários os …

Um difícil acordo dentro das transformações neoliberais

No fim de novembro de 2018 a então Primeira Ministra do Reino Unido, Theresa May, conseguiu chegar ao “único possível acordo” sobre o Brexit. Logo em seguida, vários ministros e pessoas do governo envolvidas nas negociações se demitiram, admitindo que o acordo era o pior possível para o Reino Unido. As reações foram além da …

Entrevista com Noam Chomsky: o maior desafio ao poder estatal

Sem whistleblowers e jornalismo investigativo, governos são livres para abusar de seu poder e manter a população no escuro sobre as atrocidades que cometem, não apenas aos outros, mas também às pessoas que supostamente representam. Estamos testemunhando as duras consequências de desafiar o poder do Estado com o editor do WikiLeaks, Julian Assange, enfrentando uma …

Estado de exceção, ditadura militar e vida nua

“Uma organização que mobiliza não só guardas corrompíveis, inspetores e juízes de instrução pueris […] Consiste em prender pessoas inocentes e mover contra elas processos absurdos”. Kafka A ditadura civil militar brasileira instaurou uma experiência traumática de violência política que também pode ser pensada nos moldes de uma violência reativa, aquela que é fruto do medo …

“Roda viva” 50 anos depois

Desde criança, sempre ouvi falar da peça “Roda Viva”, de Chico Buarque, e a sua histórica montagem do Oficina, em 1968. Na época, os brutamontes do famigerado Comando de Caça aos Comunistas, o CCC, depredaram o teatro Ruth Escobar e espancaram os atores, entre os quais estava Marília Pêra. Censurada inúmeras vezes, a peça traz …

Universidade, autonomia e sociedade

Em 2019, multidões saíram às ruas com palavras de ordem em defesa da pesquisa e da educação públicas. Com os cortes do governo, as universidades e os institutos federais estavam sendo ameaçadas na sua própria existência. Para o governo, os cortes são necessários por uma crise de insolvência do estado. Constrói-se a ideia de que …

A importância da volta à terra para os palestinos

A partir de março de 2018, milhares de palestinos da região da Faixa de Gaza foram à fronteira para protestar. As manifestações, nomeadas como Grande Marcha do Retorno, relembraram, em um primeiro momento, a morte de seis manifestantes pelas mãos de forças de segurança israelenses em protestos que se deram em 1976 devido ao confisco …

A moral e o passado: o “rótulo” Bolsonaro cresce na América Latina

Quando o empresário coreano-boliviano Chi Hyun Chung irrompeu por uma das ruas que dão acesso à Praça Kantuta, na região do Pari, zona central de São Paulo, no final de setembro, ninguém o notou de imediato. A chuva fina que caía sobre a cidade naquele domingo havia afugentado a maioria dos frequentadores que, normalmente, lotam …

A filosofia africana e o ensino de filosofia no Brasil

Um estudante colonizado, por não fazer parte da origem da história intelectual que as filosofias universitárias são pontos de referência impressionantes, pode ser tão seduzido pelas tentativas de dar uma explicação filosófica ao Universo que rende toda a sua personalidade a elas. Quando o estudante faz isso, perde de vista o fato social fundamental: ele …

Comemora Lula, comemoram os golpistas — e, mais ainda, os revanchistas

Um pacto “com o Supremo, com tudo” para “estancar a sangria”. Quem não se lembra das palavras de Romero Jucá sobre a Lava Jato à época do impeachment de Dilma Rousseff, quando sua turma emedebista tomou o poder? Ao que parece, não são poucos os desmemoriados. Entre os quais aqueles que, então, bradavam aos quatro …

O encarceramento em massa de mulheres no Brasil

Em 2014 o Brasil possuía 37.380 mulheres cumprindo penas em privação de liberdade e, em 2018, esse número saltou para 42.355 mulheres em unidades carcerárias, segundo dados do Infopen. A evolução da taxa de aprisionamento nos cinco países que mais encarceram mulheres no mundo chama a atenção. No caso do Brasil o aumento em 16 anos (2000 …

Os negros e os universitários

Recentemente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou um relatório atestando que 52% dos ocupantes de instituições superiores públicas de ensino são autodeclarados negros. A publicação deste relatório suscitou três questões pertinentes: estas vagas se dividem de maneira equânime ou representam a ocupação majoritária de negros em vagas que são desvalorizadas? A publicação …

Filosofia em disputa

A produção de conhecimento é milenar, os filósofos estão entre os canônicos e há mais de 100 anos há produção de filosofia profissional contínua, mas ainda é extremamente tímida nos currículos de graduação e pós-graduação. Assim é hoje a situação da Filosofia Africana no Brasil que, contudo, reivindica seu lugar e aos poucos ocupa maior …

Porque o “doisladismo” é um totalitarismo

A desqualificação da polarização é uma maneira sutil de silenciar o debate, ridicularizar e humilhar o contraditório. É um tipo de totalitarismo de mercado que opera essencialmente na esfera discursiva. Contudo, ao agir nessa esfera, seu triunfo final se manifesta na concretização de um projeto econômico destrutivo. Trata-se de uma atualização do famoso slogan de …

Imigrantes e refugiados negros na cidade de São Paulo

Eram os últimos dias de setembro de 2017 e Jean* encontrava-se no Al Janiah, famoso restaurante palestino localizado na região central de São Paulo. O restaurante, convertido em um importante espaço de ativismo e resistência política – especialmente entre aqueles envolvidos com a temática migratória – abrigaria naquela noite um debate sobre o acesso de …

Dualidade brasileira: da Faria Lima ao Sertão

Recentemente escrevi que o Brasil poderia apresentar uma taxa de crescimento econômico nos próximos anos e intensificar uma recuperação cíclica com as medidas liberais. Entretanto, isto não poderia ser visto como uma panaceia, que levaria o país para o desenvolvimento automaticamente. Naquela ocasião destaquei a importância da educação, ciência, tecnologia, inovação e de outras políticas …

O transporte público é direito, não mercadoria

Desde 2015 é possível encontrar no artigo 6° da Constituição Federal a constatação de que o transporte público faz parte do grupo de direitos sociais que devem ser assegurados pelo Estado. Contudo, passados quase cinco anos da promulgação da Emenda Constitucional que incluiu esse direito aos cidadãos – a EC 90/15, de autoria da deputada …

Conflito político, presidencialismo e sociedade civil no governo Bolsonaro

Rumo ao final do primeiro ano do governo Bolsonaro (PSL) é inegável o colapso institucional em andamento, confirmando a leitura ventilada durante a campanha eleitoral de que a vitória presidencial do ex-capitão oferecia riscos visíveis à democracia brasileira, refutando, assim, o tom de “normalidade” com o qual alguns analistas e cientistas políticos deram ao defender …