Cidade livre #01 – Chico Whitaker e Gabriella Dantas

Cidade livre

Cidade livre #01 – Chico Whitaker e Gabriella Dantas

13 de outubro de 2020
compartilhar
visualização

Neste primeiro episódio da série especial  Cidade livre, uma parceria do Guilhotina  com a Fundação Rosa Luxemburgo, discutimos o passe livre e a mobilidade como um direito com Gabriella Dantas, militante do Movimento Passe Livre – São Paulo, e Chico Whitaker, arquiteto-urbanista, ativista social e líder do governo Erundina na Câmara Municipal de São Paulo, quando a Prefeitura tentou aprovar um projeto de tarifa zero para a cidade. Ouça em seu player ou nesta postagem

Nova série especial do Guilhotina, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo (FRL), analisa os problemas da mobilidade urbana e os desafios e possibilidades para construir uma cidade verdadeiramente livre. Ao longo de dez episódios, vinte ativistas, pesquisadores e gestores públicos vão discutir essas questões à luz das publicações “Passe livre: as possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização” e “Tarifa zero: a cidade sem catracas”, ambas da Autonomia Literária com a FRL.

Neste primeiro episódio, Bianca Pyl e Luís Brasilino discutem o passe livre e a mobilidade como um direito com Gabriella Dantas, militante do Movimento Passe Livre – São Paulo, e Chico Whitaker, arquiteto-urbanista, ativista social e líder do governo Erundina na Câmara Municipal de São Paulo, quando a Prefeitura tentou aprovar um projeto de tarifa zero para a cidade. Conversamos sobre o reconhecimento do transporte como um direito social, da sua importância como meio para acessar outros direitos, das consequências da mercantilização dos deslocamentos, das possibilidades de aplicação do passe livre e do caráter explosivo das mobilizações por mobilidade.

 

Ouça em seu player favorito ou clique na imagem abaixo:

 

Links: Abaixo-assinado da campanha nacional por Tarifa Zero; Facebook do MPL nacional; Redes sociais do MPL São Paulo (facebook.com/passelivresp, instagram.com/passelivresp e twitter.com/passelivre_sp); Youtube do MPL; Curta “Primeiras Chamas”; Série Papo Livre – Transporte como Direito.

Trilha: Rincon Sapiência, “Transporte Público”; e Rincon Sapiência: “A volta pra casa”. Ilustração: Rodrigo Corrêa.

Esta publicação foi realizada com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e fundos do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O conteúdo da publicação é responsabilidade exclusiva do Le Monde Diplomatique Brasil e não representa necessariamente a posição da FRL.



Artigos Relacionados

Devastação ambiental

Grilagem e desmatamento no Cerrado - um olhar sobre a região Matopiba

Online | Brasil
por Joice Bonfim e Maurício Correia
GUILHOTINA

Guilhotina #89 – Luiz Eduardo Soares

MODELOS DE GESTÃO

Privatizações das refinarias, regulação e Estado: a tragédia brasileira

Online | Brasil
por Eduardo Costa Pinto
CONDIÇÕES DA AGRICULTURA FAMILIAR

Pandemia e alimentação

Online | Brasil
por Rubia C. Wegner, Anelise Dias e Cristina Ribeiro
POLÍTICA EXTERNA

A diplomacia cativa sob Jair Bolsonaro

Online | Brasil
por Bruno H. Toledo Hisamoto
Periferias de São Paulo: cotidianos, conflitos e potências

A produção do espaço urbano-periférico: barracos, ocupações e puxadinhos

por Renata Adriana de Sousa
Periferias de São Paulo: cotidianos, conflitos e potências

Periferias de São Paulo #02 – Mayara Amaral e Renata Adriana de Sousa

Eleições Norte-Americanas

A carta de Joe Biden a Hannah Arendt

Online | EUA
por Guilherme Antonio de A. L. Fernandes