2ª Temp. #05 – Transicionar o coletivo é preciso, com João Bertholini e Neon Cunha - Le Monde Diplomatique

Cidade livre

2ª Temp. #05 – Transicionar o coletivo é preciso, com João Bertholini e Neon Cunha

22 de junho de 2021
compartilhar
visualização

Neste quinto episódio da segunda temporada da série Cidade livre, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o fotógrafo e jornalista João Bertholini e com a ativista independente, publicitária e diretora de arte Neon Cunha. Ouça nessa postagem ou em seu tocador favorito.

Neste quinto episódio da segunda temporada da série Cidade livre, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o fotógrafo e jornalista João Bertholini e com a ativista independente, publicitária e diretora de arte Neon Cunha. Eles escreveram para o livro “Mobilidade antirracista”, que nos inspira nesta temporada, o artigo “Transicionar o coletivo é preciso”. No texto, João e Neon apresentam um panorama da transfobia e sua relação com o sistema de transportes no país. Falamos sobre como a transfobia atravessa todas as dimensões da vida nas cidades; a violência contra a população LGBTQIA+ no Brasil e a falta de resposta do poder público; o transporte enquanto local privilegiado para as agressões; a política de ódio promovida pela ascensão da extrema direita; e os caminhos possíveis para reverter esse quadro e “transicionar o coletivo”.

O João é fotógrafo e jornalista. Foi artista residente na Casa das Caldeiras, em São Paulo, e, desde 2014, fotografa pessoas LGBTQIA+, principalmente pessoas trans e travesti, para o projeto “Afetividades ordinárias”.

Mulher negra, ameríndia e transgênera, a Neon é ativista independente, publicitária e diretora de arte e é uma das maiores vozes do Brasil na luta sobre despatologização das identidades de pessoas trans. Tem como pauta principal a racialidade interseccionalizada com a transgeneridade como negação da humanidade e é membra conselheira da Comissão de Política Criminal e Penitenciária e da Comissão da Diversidade Sexual da OAB São Paulo.

Ouça em seu player de preferência ou dê o play:

*Trilha: GOG, “Rumo ao Setor Comercial Sul” (GOG e Piolho). Ilustração: Juliana Del Lama. Foto: Matheus Alves.

Esta publicação foi realizada com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e fundos do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O conteúdo da publicação é responsabilidade exclusiva do Le Monde Diplomatique Brasil e não representa necessariamente a posição da FRL.



Artigos Relacionados

UMA POLÍTICA DE ESTADO

O patriotismo na Ucrânia

Online | Ucrânia
por Antonio Carlos Will Ludwig
ELEIÇÕES

O que explica a recuperação de Bolsonaro entre os evangélicos?

Online | Brasil
por Rafael Rodrigues da Costa e Leandro Ortunes
DIREITO À EDUCAÇÃO

Educação privada não é panaceia para crise e deve ser regulada

por Andressa Pellanda
MOVIMENTO NACIONAL DOS TRABALHADORES SEM DIREITO

Trabalho informal e a luta contra o desamparo sistêmico

Online | Brasil
por Herbert Salles
ESPECIAL

Não bote fé nas fake news #01 - Fundamentalismo religioso, internet e a divulgação de mentiras

ESPECIAL NÃO BOTE FÉ NAS FAKE NEWS

Fake news nas igrejas: uma epidemia a ser curada

por Magali Cunha, Bianca Daébs e Tarcilo Santana
Guilhotina

Guilhotina #165 - Bianca Alves e Ticiana Oppel

EDUCAÇÃO

Professores de faculdades privadas: categoria em extinção?

Online | Brasil
por Andrea L. Harada Sousa, Gabriel Teixeira e Plínio Gentil