Diplomatique e Aliança Francesa promovem exibição do filme “Operações de Garantia da Lei e da Ordem” - Le Monde Diplomatique

CINEMA E DEBATE

Diplomatique e Aliança Francesa promovem exibição do filme “Operações de Garantia da Lei e da Ordem”

Acervo Online | São Paulo
por da Redação
junho 28, 2018
Imagem por Ninja/cc
compartilhar
visualização

A exibição do documentário, às 15 horas deste sábado, faz parte de uma série de atrações que compõe o Festival Vila Buarque Aberta – Primeira Ação. Organizado por uma série de diferentes iniciativas que se encontram no Bairro da Vila Buarque, as várias atividades buscam valorizar o espaço. As aberturas das ruas (General Jardim e Bento Freitas) visam a reflexão e atuação sobre a vida no bairro, suas histórias, realidades e perspectivas.

O Le Monde Diplomatique Brasil em parceria com a Aliança Francesa exibem neste sábado, às 15 horas, o filme “Operações de Garantia da Lei e da Ordem”.  Realizado apenas com imagens de arquivo, o filme reconstrói a resposta dada pelo governo Dilma Rousseff às manifestações de junho de 2013. Após a sessão será realizado um debate com a participação de Miguel Ramos, diretor do filme, Ana Claudia Mielki, coordenadora-executiva do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, e mediação de Cristiano Navarro, editor do Le Monde Diplomatique Brasil.  A exibição acontecerá no Teatro Aliança Francesa (rua General Jardim, 182).

A exibição do documentário faz parte de uma série de atrações. Música, teatro e debates ocuparão o centro de São Paulo com o Festival Vila Buarque Aberta – Primeira Ação. Organizado por uma série de diferentes iniciativas que se encontram no Bairro da Vila Buarque, as várias atividades buscam valorizar o espaço. As aberturas das ruas (General Jardim e Bento Freitas) visam a reflexão e atuação sobre a vida no bairro, suas histórias, realidades e perspectivas.

O evento contará ainda com um palco onde serão realizados shows em comemoração ao dia da música. Além disso, haverá um mapeamento coletivo do bairro, rodas de conversa sobre direito à cidade e agricultura urbana, oficinas para crianças, teatro, espaço para arrumar bicicletas, diversas atividades físicas, entre outras ações. Totalmente gratuito!

 

PROGRAMAÇÃO

Confira o evento no Facebook

### NA RUA: Bento Freitas com General Jardim – Gratuito

08h00 às 15h00

FEIRA AGROECOLÓGICA com produtores que fornecem ao Instituto Feira Livre.

11h00 às 16h00

MAPEAMENTO COLETIVO da República, Vila Buarque e Santa Cecília

11h30 às 13h30

ATIVIDADE FÍSICA: funcional para todas idades, atividade lúdica para crianças e atividade leve para idosos. Com a equipe Team Bovera de preparação física.

12h00 às 13h00

RODA DE CHORO DE MULHERES: Camila Silva e Grupo Vertentes

13h00 às 14h00 (Palco externo)

JazzBB COM BRASILEIRINHOS: música para os bichos do Brasil por Paulo Bira

Palco RISCO dia da Música (Palco externo):

15h00 – Maria Beraldo

16h20 – Música de Selvagem

17h40 – Sessa

19h00 – Luiza Lian

15h00 às 16h00

OFICINA DE INSTRUMENTOS PARA CRIANÇAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS para tocarem junto com o Bloco Cecílias e Buarques. Atividade na rua.

16h00 às 16h30

APRESENTAÇÃO BLOCO CECÍLIAS E BUARQUES, com a participação da bateria e desfile dos bonecos de Olinda. Atividade na rua.

### DENTRO: Gratuito

15h00

FILME ‘OPERAÇÕES DE GARANTIA DA LEI E DA ORDEM’ em comemoração aos 5 anos de Junho de 2013, seguido de debate com produtores. Ação em parceria com o Le Monde Diplomatique. ___ na Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182)

15h30

HORTAS COMUNITÁRIAS DE SÃO PAULO: compartilhamento de experiências de cultivar em áreas públicas e comunitárias da cidade. Com André Biazotti ___ no Instituto Feira Livre (Rua Major Sertório, 229)

16h00

OFICINA COM JANAÍNA RUEDA (Casa do Porco, Dona Onça e Hot Pork), sobre o projeto ‘Cozinheiros Pela Educação’ que vem transformando a alimentação das merendas escolares do estado de São Paulo. Em sua aula, a chef também ensinará uma das receitas do projeto: o Cuscuz Vegetariano. ___ no Instituto de Arquitetos do Brasil (Rua Bento Freitas 306)

16h30 às 18h00

RODA DE CONVERSA SOBRE DIREITO À CIDADE, com ênfase em sexualidade, gênero, prostituição de rua, direitos humanos e os territórios na República, Vila Buarque e Santa Cecília com base nos resultados do mapeamento coletivo. ___ no Instituto Polis (Rua Araújo, 124)

17h00

QUEM PRODUZ ALIMENTOS EM SÃO PAULO? Conversa sobre a produção agrícola em escala dentro da cidade de São Paulo e a experiência da agricultura urbana. ___ no Instituto Feira Livre (Rua Major Sertório, 229)

18h30

PANCS – PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS. Conversa sobre as muitas plantas que encontramos nas ruas e parques da cidade e que servem de alimento, mas que deixaram de ser comercializadas. ___ no Instituto Feira Livre (Rua Major Sertório, 229)

21h00

PEÇA VENUS EX LIBRIS. Dramaturgia: Criação Coletiva. Direção: Luiz Fernando Marques. Um homem, uma mulher, o livro “Vênus em Pele” de Masoch, a tela de Ticiano – Vênus ao espelho, dois goles de café e um casaco de pele: elementos de uma mesma cena, figuras de uma possível fantasia. Ele e Ela imersos em um território desconhecido, no limiar da dor e do prazer e, ainda que excitante, revelador de conteúdos obscuros que podem transbordar para além daquela sala de uma grande metrópole em um dia de tempestade. Pague quanto puder. Reserve seu ingresso no site: https://www.sympla.com.br/venus-ex-libris—espetaculo__295107. ___ no Instituto de Arquitetos do Brasil (Rua Bento Freitas, 306)

23h59

PEÇA VENUS EX LIBRIS. Segunda exibição no IAB.

### Realização:

IAB SP – Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IABsp)

CoCidade

Selo RISCO

Le Monde Diplomatique Brasil

Instituto Pólis

Aliança Francesa

Instituto Feira Livre

A Casa do Porco Bar

Ação Educativa

JazzB



Artigos Relacionados