Episódio 01 | Mulheres indígenas na linha de frente
Primeiro episódio da série especial Terra arrasada traz depoimentos de Vanda Ortega Witoto, Edneia Telles Arapaso sobre da importância das mulheres indígenas na política comunitária e nacional hoje no Brasil. Ouça em seu player favorito ou nessa postagem.
Vanda Ortega Witoto vive em Manaus. Edneia Telles Arapaso, em São Gabriel da Cachoeira. Em pontos distantes no mapa, vivem uma luta comum contra o vírus. E contra o racismo institucional do Estado, particularmente visível no sistema de saúde. Como conta a repórter Izabel Santos, elas são exemplo da importância das mulheres indígenas na política comunitária e nacional hoje no Brasil.
Ouça em seu tocador favorito ou dê o play:
Neste ensaio feito especialmente para Terra Arrasada, Avener Prado fotografou as personagens do podcast a distância. São fotos de telas, nas quais as personagens aparecem um pouco borradas, meio pixelizadas. Além de respeitar os protocolos de distanciamento social, a ideia é trazer um retrato das imagens que se formam pela conexão com os rincões mais diversos do país.
Crédito do material citado no episódio
TV Band Amazonas
Voz da comunicadora indígena Claudinha Ferraz, do povo Wanano, de “A rede Wayuri de Comunicação Indígena”, que circulou pelas ruas de São Gabriel da Cachoeira em carro de som alertando a população.
Equipe
Esse episódio foi produzido por Izabel Santos. Terra Arrasada é um projeto do Le Monde Diplomatique Brasil, com apoio do Rainforest Journalism Fund em parceria com o Pulitzer Center. Uma produção de Fabio Zuker, com a Trovão Mídia. A direção sonora é do Ricardo Monteiro. A edição de som é do Tomás Xavier. A trilha é do estúdio ó. A arte do podcast é do artista indígena Gustavo Caboco. E as fotografias do site são do Avener Prado.