Episódio 5 | Os atingidos por Belo Monte

Neste quinto e último episódio, populações ribeirinhas expulsas há cerca de seis anos de suas casas enfrentam a pandemia enquanto ainda tentam reorganizar suas vidas. Os locais onde viviam e trabalhavam foram inundados pela usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. O repórter e antropólogo Fábio Zuker traz entrevistas e relatos sobre como, longe …

por em

Episódio 4 | Yanomami, invasões e epidemias

Os indígenas Yanomami vivem na fronteira entre os estados do Amazonas, de Roraima e também na Venezuela. Um território historicamente invadido por atividades garimpeiras ilegais. A jornalista e poeta indígena Renata Tupinambá traz entrevistas e relatos de indígenas e sertanistas sobre como o garimpo sempre foi, e ainda é, fonte de violências, mortes e doenças. …

por em

Episódio 3| A doença e o Vale do Javari

No extremo oeste do Amazonas, na fronteira com o Peru, fica uma Terra Indígena do tamanho de Santa Catarina. Ali, no Vale do Javari, vivem populações indígenas em isolamento voluntário. O vírus chegou à região, impactando severamente várias aldeias. O repórter Leandro Barbosa relata o receio de que patógeno possa, pela ação de madeireiros ou …

por em

Episódio 02 | Alcântara: eterno déjà vu

E se os seus parentes, vizinhos e amigos fossem ameaçados com uma expulsão territorial feita pela Governo Federal em meio a uma pandemia? Foi o que aconteceu em Alcântara, no Maranhão. O historiador Davi Pereira Júnior, que é também quilombola, conta como essa nova situação de violência traz à tona memórias de outras remoções e …

por em

Episódio 01 | Mulheres indígenas na linha de frente

Vanda Ortega Witoto vive em Manaus. Edneia Telles Arapaso, em São Gabriel da Cachoeira. Em pontos distantes no mapa, vivem uma luta comum contra o vírus. E contra o racismo institucional do Estado, particularmente visível no sistema de saúde. Como conta a repórter Izabel Santos, elas são exemplo da importância das mulheres indígenas na política …

por em

Episódio 0 | Terra Arrasada: por quê?

Neste podcast, você vai ouvir sobre como o novo coronavírus impactou a vida de populações da Amazônia. São histórias de destruição e violência. Afinal, patógenos, como vírus e bactérias, sempre foram aliados na tentativa de criar um vazio que permitiria expandir ainda mais o domínio colonial da maior floresta do planeta. Mas também são histórias …

por em