Episódio 5 | Os atingidos por Belo Monte
Neste quinto e último episódio, populações ribeirinhas expulsas há cerca de seis anos de suas casas enfrentam a pandemia enquanto ainda tentam reorganizar suas vidas. Ouça em seu tocador de podcast favorito ou nesta postagem.
Neste quinto e último episódio, populações ribeirinhas expulsas há cerca de seis anos de suas casas enfrentam a pandemia enquanto ainda tentam reorganizar suas vidas. Os locais onde viviam e trabalhavam foram inundados pela usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. O repórter e antropólogo Fábio Zuker traz entrevistas e relatos sobre como, longe do rio, da pesca e de suas atividades tradicionais, os ribeirinhos estão sujeitos à fria lei do mercado: permanecem invisíveis aos olhos do Estado.
Neste ensaio feito especialmente para Terra Arrasada, Avener Prado fotografou as personagens do podcast a distância. São fotos de telas, nas quais as personagens aparecem um pouco borradas, meio pixelizadas. Além de respeitar os protocolos de distanciamento social, a ideia é trazer um retrato das imagens que se formam pela conexão com os rincões mais diversos do país.
Crédito do material citado no episódio
Propaganda presidencial de Dilma Rousseff
Jornal da Record
Rádio e Televisão Record
Propaganda do governo Médici disponibilizada pelo canal historiasvivas
Lula no Café da Manhã com o presidente
Equipe
Esse episódio foi produzido por Fábio Zuker. Terra Arrasada é um projeto do Le Monde Diplomatique Brasil, com apoio do Rainforest Journalism Fund em parceria com o Pulitzer Center. Uma produção de Fabio Zuker, com a Trovão Mídia. A direção sonora é do Ricardo Monteiro. A edição de som é do Tomás Xavier. A trilha é do estúdio ó. A arte do podcast é do artista indígena Gustavo Caboco. As fotografias do site são do Avener Prado.