A cidade que o Brasil construiu – e o que ainda está por construir
A cidade que o Brasil construiu – e o que ainda está por construir
Nesta série especial, produzida pelo INCT Produção da Casa e da Cidade, discutimos como o Brasil construiu suas cidades e por que a crise urbana persiste e se transforma. Buscamos mostrar que esse cenário não é fruto do acaso, mas resultado de um modelo econômico e de formas de atuação do Estado. Ao revisitar criticamente interpretações clássicas sobre a urbanização brasileira, a série propõe conectar passado e presente para entender os desafios atuais, abordando desde a autoconstrução nas periferias até o avanço do mercado imobiliário e das novas fronteiras urbanas no interior e na Amazônia. Para saber mais, confira o livro A produção da casa e da cidade no Brasil contemporâneo: novos estudos sobre autoconstrução, estado e imobiliário.
O que seria das nossas favelas se o Estado brasileiro as urbanizasse muito mais e melhor?
A necessidade habitacional no país por urbanização do estoque autoconstruído é mais expressiva do que a de provisão de novas unidades

