Evento internacional traz refleção sobre Democracia

Perspectivas

Evento internacional irá refletir sobre Democracia

por Divulgação
18 de setembro de 2019
compartilhar
visualização

Seminário Internacional Democracia em colapso?, que acontece em outubro no Sesc Pinheiros, recupera origens e perspectivas do conceito e conta com convidadas internacionais como Angela Davis, Silvia Federici, Patricia Hill Collins e Michael Löwy

De 15 a 19 de outubro acontece, em São Paulo, o seminário internacional “Democracia em colapso?”. Com a presença de cerca de 50 convidados nacionais e internacionais, o evento promoverá um amplo debate sobre as origens e as diferentes perspectivas históricas, políticas e sociais que perpassam o conceito de democracia. A programação conta com um curso, debates, conferências e com o lançamento de livros. O evento é uma parceria Sesc São Paulo e editora Boitempo, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.

As inscrições para o curso e para o ciclo de debates poderão ser realizadas pelo site do Sesc São Paulo, a partir do dia 25 de setembro; ou presencialmente na Central de Atendimento das unidades, às 14 horas. Será possível a aquisição de ingressos avulsos por dia para o ciclo de debates a partir de 9 de outubro, na bilheteria da unidade Sesc Pinheiros, de acordo com a disponibilidade de lugares.

No momento em que a polarização política dita boa parte dos debates na sociedade brasileira, o seminário convida alguns dos mais importantes autores e pesquisadores da contemporaneidade para analisar o conceito de democracia e suas intersecções com debates sobre classe, gênero, raça, religião e sexualidade de modo a fomentar a reflexão e o restabelecimento do diálogo democrático.

Durante as tardes e noites, debatedores, conferencistas e mediadores participarão de um ciclo composto por 12 debates pensados a fim de responder à questão: Democracia para que(m)?. A pergunta surge da necessidade de reverberação dos diversos significados do termo atribuídos por pessoas de gêneros, etnias e classes sociais distintas, na universidade e nas periferias, no Sul e no Norte globais. Cada conferência contará com um ou mais palestrantes e um mediador, responsável pela interlocução e participação do público.

Raça e gênero

Questões de gênero e raça ganham destaque especial graças à presença de algumas das principais autoras do feminismo negro no mundo, como Angela Davis, que acaba de publicar Uma autobiografia, e Patricia Hill Collins, que lança no Brasil Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Às suas contribuições, soma-se a da filósofa e ativista feminista Silvia Federici, que lança Mulheres e caça às bruxas, obras editadas pela Boitempo.

As mudanças no mundo do trabalho e sua relação com a democracia será tema de um debate que terá como mediadora a editora web do Le Monde Diplomatique Brasil, Bianca Pyl, e contará com a presença de Ricardo Antunes, Vladimir Safatle e Laura Carvalho.

A relação da sociedade com o período de exceção, o papel da educação e as relações entre família e conservadorismo serão alguns dos temas abordados, a fim de desnudar a organização social brasileira de nossos dias. Em uma programação de temática atual, acontecimentos recentes do país também serão debatidos, como a judicialização da política e a politização do judiciário, o papel do jornalismo na defesa da democracia e a relação entre economia, Estado e mercado.

A programação completa do seminário pode ser acessada aqui.



Artigos Relacionados

Eleições

A política não cabe na urna

Online | Brasil
por Mariana de Mattos Rubiano
IMPACTOS DA CRISE E DA GUERRA NA ECONOMIA CHILENA

Surto inflacionário agrava a crise alimentar

por Hugo Fazio

Junho de 2022: o plano Biden para a América do Sul

Online | América Latina
por Luciana Wietchikoski e Lívia Peres Milani
PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL

A reta final da Constituinte chilena

Online | Chile
por David Ribeiro
ARGENTINA

Isso não pode acontecer aqui...

Séries Especiais | Argentina
por José Natanson
RESENHAS

Miscelânea

Edição 180 | Brasil
ENTREVISTA – EMBAIXADORA THEREZA QUINTELLA

Balança geopolítica mundial deve pender para o lado asiático

Edição 180 | EUA
por Roberto Amaral e Pedro Amaral
UMA NOVA LEI EUROPEIA SOBRE OS SERVIÇOS DIGITAIS

Para automatizar a censura, clique aqui

Edição 180 | Europa
por Clément Perarnaud