Extrema-direita: a verdadeira ameaça terrorista
Nas últimas décadas, o terrorismo islâmico ou jihadista começou a ceder espaço para um risco maior: o terrorismo de extrema-direita
Em 14 de junho, o presidente chileno Gabriel Boric anunciou que apresentará neste segundo semestre de 2023 um projeto de lei com o objetivo de modificar a legislação antiterrorista atual. De acordo com a ministra do interior Carolina Tohá: “Não somos contra ter uma legislação antiterrorista, devemos ter uma boa, moderna e eficaz”. Segundo o presidente: “O problema da lei que o Chile tem hoje é que ela é ineficaz; e não apenas ineficaz, mas, quando utilizada, o Chile tem sido condenado por organizações internacionais pelo mau uso que lhe é dado”. Efetivamente, o Estado chileno foi condenado em 2014 pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que anulou oito condenações por terrorismo desde 2003 – sete mapuches e uma ativista – no contexto de um conflito de terras. No mesmo ano, o Comitê de Direitos Humanos da ONU também pediu a reforma da legislação. A raiz do problema está…
A humanidade se sai melhor em assuntos sobre futebola, religiosidade e tudo relacionado com alegria de tolo. Quando se trata de coisa séria, coisa da qual depende não a qualidade de vida, mas a própria vida, é um fracasso absoluto. Sendo a política o que há de mais importante por depender dela educação, saúde, segurança e bem-estar, aí o fracasso é tão absoluto que ainda não há outra forma de administração pública que não esteja sob responsabilidade de governantes tão socialmente irresponsáveis quanto os governados.