Saúde mental e educação: intersecção de direitos

Este ano, a forte demanda cidadã pela introdução de elementos de saúde mental no campo específico da educação ganhou especial notoriedade no Chile. As razões de fundo são muitas: a profunda deterioração da educação pública, a segmentação do ensino universitário, a segregação geral do sistema educacional e o retorno ao presencial após dois anos de …

por em

O fenômeno Milei: o que é isso?

“A atual explosão de raiva tem origem, mais do que em motivos ideológicos, em afetos subjetivos que são expressão de feridas pessoais, do fundo das tripas e com o smartphone na mão” Éric Sadin Em 1956, Ezequiel Martínez Estrada publicava ¿Qué es esto? [O que é isso?], texto mobilizado por uma perplexidade estomacal cujo título …

por em

Um novo pacto entre os Rapa Nui e o Estado chileno

Em 26 de abril de 2022, foi aprovado na sessão plenária número 89 da Convenção Constitucional, por 113 votos a favor, o seguinte artigo: “No território especial de Rapa Nui, o Estado garante o direito à autodeterminação e à autonomia do povo da nação polinésia Rapa Nui, garantindo os meios para financiar e promover seu …

por em

O “populismo da liberdade” como experiência

O salto de Milei para uma escala nacional de massas na Argentina nos obriga a ir além das lideranças e a alcançar bases mais amplas. E nos obriga a ir além inclusive da identificação com o dogma libertário, que está sendo maciça em espaços como as redes sociais ou em eventos como o que aconteceu …

por em

Surto inflacionário agrava a crise alimentar

O mundo vive uma fase de inflação elevada que começou em 2021 e que atualmente está em pleno andamento. No entanto, essa etapa começou logo após um período extremamente prolongado de inflação reduzida. Essa fase foi utilizada no Chile para sustentar a afirmação de que a reduzida elevação de preços seria consequência fundamentalmente da autonomia …

por em

Isso não pode acontecer aqui…

Em 1936, em pleno ascenso dos fascismos europeus, o escritor norte-americano Sinclair Lewis publicou Isso não pode acontecer aqui, um romance que conta em estilo satírico a derrota de Franklin Delano Roosevelt nas eleições presidenciais daquele ano para um senador populista fictício, Berzelius Buzz Windrip. Evidentemente inspirado no ex-governador da Luisiana Huey Long, que com …

por em

Direita lança uma nova frente contra a Constituição democrática

O Estado tem a obrigação de dar garantias aos cidadãos de que uma eleição popular – qualquer que seja esta – se realize em condições democráticas, ou seja, com acesso à informação, sem intervenção do governo e com menos uso de dinheiro público. Essas foram as condições reforçadas pela Controladoria Geral da República em 28 …

por em

Petro e o desafio de um centro escorregadio

Quando Gustavo Petro chegou à seção eleitoral, no domingo dia 29 de maio, deu-se conta de que havia esquecido seu título de eleitor. Esse fato anedótico, resolvido facilmente, horas depois se tornaria um símbolo do resultado do primeiro turno. Assim como Petro esqueceu seu documento para votar, muitos analistas haviam deixado em segundo plano a …

por em