Nem só de erros de política econômica é feita uma crise. Para além dos equívocos cometidos desde 2011 pelos governos Dilma, Temer e Bolsonaro, a queda dos investimentos e o recuo do PIB também se explicam por fatores exógenos ao governo, em especial, no caso brasileiro, a queda do crescimento chinês e a Operação Lava Jato. Para entender as razões da crise, primeiro econômica e agora política e social, e vislumbrar alternativas, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o economista José Paulo Guedes Pinto, professor de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC, membro do Grupo de Análise Marxista Aplicada (GAMA) e autor, com outros seis pesquisadores, do artigo “A guerra de todos contra todos e a Lava Jato: a crise brasileira e a vitória do capitão Jair Bolsonaro” (https://bit.ly/crise-e-lava-jato). Zé Paulo toma emprestada a metáfora de um colega para ilustrar a situação do país: um caminhão tombado no qual a elite política e econômica não trabalha para colocar em pé, mas sim para saquear a sua carga. Episódio citado Guilhotina com Ricardo Antunes.
Trilha: BaianaSystem, “Lucro (Descomprimindo)” (Russo Passapusso e Mintcho Garrammone); e Rush, “Bastille Day” (Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart).
E-mail: guilhotina@diplomatique.org.br.
Novo episódio do podcast do Le Monde Diplomatique Brasil. Ouça no Spotify, Google Podcasts, iTunes ou clique na imagem abaixo.