Podcast Guilhotina #76 – Roberto Leher

Guilhotina

Guilhotina #76 – Roberto Leher

Guilhotina | Brasil
27 de julho de 2020
compartilhar
visualização

Episódio dessa semana é com o professor Roberto Leher. Ele falou sobre o avanço da mercantilização do ensino com a ascensão do neoliberalismo e o colapso dessa política conciliação e a ascensão conservadora a partir do golpe de 16 Ouça em seu tocador favorito ou nessa postagem.

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam o professor Roberto Leher sobre sua última obra, “Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública” (Expressão Popular/Rosa Luxemburgo, 2019). Professor titular de Políticas Públicas em Educação e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRJ e colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes, ele falou conosco sobre o apoio da universidade ao modelo de desenvolvimento em vigor do país desde a ditadura, o avanço da mercantilização do ensino com a ascensão do neoliberalismo – especialmente durante os governos petistas –, a ampliação e democratização do acesso durantes as gestões dos presidentes Lula e Dilma, o colapso dessa política conciliação e a ascensão conservadora a partir do golpe de 16. Reitor da UFRJ entre 2015 e 2019, Roberto ainda falou sobre a educação como arena preferencial de conflito do bolsonarismo, a materialização desse conceito em termos de política pública no governo atual e as perspectivas de uma resistência que enfrenta o desafio da fragmentação.

Ouça em seu player favorito ou clique na imagem:

 

Links menciondos no episódio: Artigos de Roberto Leher no Diplomatique: ProUni; governo Bolsonaro; e sobre Future-se “Esboço de análise sobre o Projeto de Lei do Future-se“; “Future-se indica a refuncionalização das universidades e institutos federais“; “Future-se leva adiante política de supressão da autonomia universitária

 

Trilha: Teresa Cristina, “As forças da natureza” (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro); e Nação Zumbi, “Novas auroras” (Dengue, Jorge du Peixe, Lúcio Maia e Pupilo).



Artigos Relacionados

Resistências latino-americanas

Resistências mexicanas: entre massacres, travessias e lutas

Séries Especiais | México
por Simone da Silva Ribeiro Gomes
RESENHAS

Miscelanêa

Edição 164 | Brasil
UM OPOSITOR MAIS INCÔMODO DO QUE O KREMLIN IMAGINA

Alexei Navalny, profeta em sua terra?

Edição 164 | Russia
por Hélène Richard
JACK MA, O EMPRESÁRIO QUE INCOMODA O GOVERNO CHINÊS

Alibaba, uma epopeia chinesa

Edição 164 | China
por Jordan Pouille
“UM CASTELO FEUDAL EM RUÍNAS COM UMA FACHADA CAPITALISTA DE PAPELÃO”

O Ícaro e a impossível democracia latino-americana

Edição 164 | América Latina
por Renaud Lambert
DUZENTOS ANOS DE UMA GUERRA DE INDEPENDÊNCIA QUE AINDA DESPERTA PAIXÕES

“Somos todos gregos”

Edição 164 | Grécia
por Samuel Dumoulin
GUERRA SOCIAL

Os dentes dos pobres

Edição 164 | França
por Olivier Cyran
EMIRADOS ÁRABES UNIDOS: IMAGEM “MODERNA” E ABUSOS NO IÊMEN

Quando a vitrine começa a rachar

Edição 164 | Emirados Árabes
por Eva Thiébaud