Podcast Guilhotina #76 – Roberto Leher

Guilhotina

Guilhotina #76 – Roberto Leher

Guilhotina | Brasil
27 de julho de 2020
compartilhar
visualização

Episódio dessa semana é com o professor Roberto Leher. Ele falou sobre o avanço da mercantilização do ensino com a ascensão do neoliberalismo e o colapso dessa política conciliação e a ascensão conservadora a partir do golpe de 16 Ouça em seu tocador favorito ou nessa postagem.

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam o professor Roberto Leher sobre sua última obra, “Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública” (Expressão Popular/Rosa Luxemburgo, 2019). Professor titular de Políticas Públicas em Educação e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRJ e colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes, ele falou conosco sobre o apoio da universidade ao modelo de desenvolvimento em vigor do país desde a ditadura, o avanço da mercantilização do ensino com a ascensão do neoliberalismo – especialmente durante os governos petistas –, a ampliação e democratização do acesso durantes as gestões dos presidentes Lula e Dilma, o colapso dessa política conciliação e a ascensão conservadora a partir do golpe de 16. Reitor da UFRJ entre 2015 e 2019, Roberto ainda falou sobre a educação como arena preferencial de conflito do bolsonarismo, a materialização desse conceito em termos de política pública no governo atual e as perspectivas de uma resistência que enfrenta o desafio da fragmentação.

Ouça em seu player favorito ou clique na imagem:

 

Links menciondos no episódio: Artigos de Roberto Leher no Diplomatique: ProUni; governo Bolsonaro; e sobre Future-se “Esboço de análise sobre o Projeto de Lei do Future-se“; “Future-se indica a refuncionalização das universidades e institutos federais“; “Future-se leva adiante política de supressão da autonomia universitária

 

Trilha: Teresa Cristina, “As forças da natureza” (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro); e Nação Zumbi, “Novas auroras” (Dengue, Jorge du Peixe, Lúcio Maia e Pupilo).



Artigos Relacionados

O aborto legal no caso de estupro

O retorno do Brasil de 2020 à “moral e bons costumes” do Estado Novo

Online | Brasil
por Érika Puppim
Informalidade

Seminário debate imigrantes e o trabalho ambulante em São Paulo

Online | Brasil
por Gabriela Bonin
Podres Poderes

O riso de nosso ridículo tirano

Online | Brasil
por Fábio Zuker
Abastecimento

Arroz: uma crise anunciada

Online | Brasil
por Sílvio Isoppo Porto
Feminismos transnacionais

Uma reflexão sobre os desafios da construção do feminino nas telenovelas

por Rosane Svartman

Trabalho remoto, saúde e produtividade na perspectiva de gênero

Online | Brasil
por Patrícia Maeda

Contradições no acolhimento de refugiados no Brasil

Online | Brasil
por Juliana Carneiro da Silva
INDÍGENAS, A ÚLTIMA BARREIRA

Todas as coisas ruins que acontecem vêm de pessoas civilizadas

Online | Brasil
por Marcilia Brito