Um trem chamado Maia
Apesar de sua popularidade, o presidente mexicano, López Obrador, não será candidato à reeleição nas eleições de junho de 2024: a Constituição o proíbe. Marcado pelo retorno do México à cena política internacional, seu mandato também será lembrado pelo imenso e contestado programa de infraestrutura ferroviária no sul do país
Mais de 30 milhões de passageiros em 2022, um recorde. O aeroporto de Cancún reina no topo da lista de destinos na América Latina, com uma média de quinhentos voos por dia. Chicago, Madri, Frankfurt, Bogotá, Toronto, Istambul: o quadro das origens rola frenético, e os turistas vêm do mundo inteiro – Estados Unidos na frente – aproveitar a capital mundial do spring break [recesso de primavera], a costa caribenha do México e sua Riviera Maya. Todavia, Cancún também dá acesso à Península de Yucatán, um vasto planalto de clima tropical dotado de abundantes riquezas naturais e culturais. É perto dali que vai ficar a estação Cancún-Aeroporto, futuro coração da rede ferroviária chamada de Trem Maia. Apresentado pelo presidente Andrés Manuel López Obrador (também conhecido pela sigla AMLO), no poder desde 2018, o projeto faraônico avaliado em mais de R$ 102 bilhões vai colocar em funcionamento, em 2024, uma linha…