Mulheres da Terra: o Cerrado somos nós
Ouça o episódio de estreia da série especial “Território vivo: o combate às mudanças climáticas no Cerrado”.
Ouça agora a estreia da série especial “Território vivo: o combate às mudanças climáticas no Cerrado”. Esta é uma parceria do Guilhotina com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), e apoio técnico da Rádio Tertúlia.
Neste especial vamos abordar o combate às mudanças climáticas sob a perspectiva dos direitos territoriais dos povos e comunidades do Cerrado. Serão quatro episódios quinzenais que vão mostrar como os modos de vida de diferentes comunidades contribuem para a regulação do clima e a conservação do bioma.
Neste primeiro episódio, falamos sobre as comunidades de apanhadoras de flores e de quebradeiras de coco babaçu, que representam dois modos de vida com forte protagonismo de mulheres. Elas resistem à violência do agronegócio e da mineração contra seus povos e territórios, principalmente, na região do Matopiba.
A identidade visual de “Território Vivo: o combate às mudanças climáticas no Cerrado” foi criada pelo Coletivo Trama. Para a construção da arte deste episódio, foram utilizadas fotografias cedidas por Elisa Cotta, João Ribeiro Ripper e Leandro dos Santos. Também contamos com apoio da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado. Agradecemos a contribuição de todos e todas.
Ficha técnica
Apresentação e roteiro: Bianca Pyl e Luís Brasilino
Apoio de produção: Tarcilo Santana e Olga Matos
Edição: Beatriz Pasqualino
Sonorização: André Paroche
Suporte executivo: Raíssa Lazarini