Na disputa entre oligopólios, a comunicação independente é a primeira vítima
Concentração da mídia, monopolização da internet pelas big techs e ausência de políticas públicas compõem um cenário crítico para os veículos alternativos
“O que o leitor talvez não saiba é que, no Brasil, esta ligação benfazeja entre publicidade e democracia, via financiamento da liberdade de expressão, funciona tão bem, há tantos anos, graças ao modelo brasileiro de negócios de publicidade.” Esse posicionamento do jornal O Globo, em editorial publicado no dia 26 de março de 2019, defende o modelo de publicidade como o ideal para o financiamento do jornalismo e ainda critica os modelos baseados em financiamento público: “Sem a receita originada na publicidade, restaria aos veículos de comunicação dois caminhos: majorar significativamente os seus preços de venda aos consumidores [...] ou financiar suas operações por meio de recursos públicos, algo que ocorre em países de governos autoritários. Em regimes assim, certamente não por coincidência, não há liberdade de expressão”. O texto desse editorial nos convida a uma série de reflexões. Em um país com elevados índices de concentração da propriedade de…