NOTA PÚBLICA

Pelo cessar-fogo e pela desocupação militar imediata da Faixa de Gaza

“Ao lutarmos pelo fim do genocídio em Gaza, visamos nos unir às iniciativas que não naturalizam o inaceitável”, afirma nota pública assinada por mais de duzentos professores da USP

Somos um grupo de docentes da Universidade de São Paulo que busca através desta nota pública manifestar repúdio, indignação e revolta diante do sofrimento interminável do povo palestino, vítima de genocídio e de uma crise humanitária devastadora. Intencionamos nos unir às vozes que clamam pela cessação imediata dos ataques e pela ajuda aos doentes, aos feridos, aos famintos e àqueles que têm sofrido com a desnutrição em meio aos bombardeios de Gaza.

Repudiamos com veemência o ataque do grupo terrorista Hamas que, no dia 7 de outubro de 2023 matou 1.200 participantes de um Festival de Música e moradores dos Kibutzim em Israel, entre israelenses e outras nacionalidades, e sequestrou 240 reféns – muitos já mortos e outros ainda em cativeiro. Esse foi o estopim para a imediata retaliação militar do governo Netanyahu. A isso se somam as invasões de terras, que desalojam famílias palestinas, matam e ferem civis com a expansão das colônias judaicas na Cisjordânia.

No que toca à guerra de Gaza, com certeza essa história não começa nessa data, mas o certo é que os objetivos da investida que, segundo o governo israelense, visava destruir as infraestruturas militares do Hamas e eliminar as lideranças da organização terrorista, foram extrapolados. As ações inaceitáveis do Exército israelense contra a população civil já mataram, até o momento, mais de 60 mil habitantes da Faixa de Gaza, sobretudo crianças, mulheres e idosos, condenando os sobreviventes à fome e à desnutrição, obstruindo-se a entrada de mantimentos, água potável e medicamentos, num claro desrespeito às convenções internacionais que tipificam os crimes de guerra e os crimes contra a humanidade. Trata-se de um novo apartheid reconhecido pelos principais órgãos de direitos humanos como a Anistia Internacional, o Human Rights Watch e o israelense B’Tselem.

Apesar dos dados alarmantes de desnutrição, que podem ser verificados em órgãos de ilibada confiança como a World Health Organization, o governo israelense insiste em negar a realidade provocada pela guerra, ainda que as imagens de corpos esquálidos, em busca de alimentos em meio ao caos da distribuição de comida, denunciem o horror. Os fuzilamentos de civis palestinos cometidos pelo Exército de Israel configuram a manifesta e autodeclarada intenção do governo Netanyahu de “limpar a área da Faixa de Gaza”.

Crédito: © UNRWA

Ao lutarmos pelo fim do genocídio em Gaza, visamos nos unir às iniciativas que não naturalizam o inaceitável. Essa tragédia atinge, igualmente, os reféns presos há 1 ano e 10 meses, cujas famílias suplicam pelo cessar-fogo negociado para que os entes queridos possam retornar a seus lares. As ações militarem se abatem de forma impiedosa sobre a Faixa de Gaza, cuja infraestrutura mais básica foi destruída. Não há mais moradias, hospitais equipados, escolas, universidades, não há mais comércio, trabalho, economia, cultura e por todo lado que se olha só resta a devastação.

É de nosso ofício como docentes universitários acreditar na pesquisa e na reflexão fundamentada como as nossas armas mais preciosas. Nossa esperança é que o conhecimento seja direcionado para a atuação consciente, cidadã e afetada por povos que nunca tiveram paz ou lar. Precisamos resistir à truculência e ao obscurantismo. Nosso compromisso ético com a formação de cidadãos e cidadãs que lutem por uma sociedade mais empática nos leva a declarar esse posicionamento público contra a política de extermínio e de ocupação militar que guia o gabinete de Netanyahu e dos que o apoiam.

Como professores e professoras de uma das maiores universidades das Américas e do Brasil, nos sentimos instados (as) a criticar o governo de extrema-direita em Israel, cuja postura intransigente e indiferente aos apelos internacionais e às manifestações pela ajuda humanitária tem fornecido munição à intensificação do antissemitismo mundo afora. Louvamos, em contrapartida, a parcela corajosa da população israelense e palestina que tem ido às ruas para manifestar sua oposição à política de morte do atual governo. As manifestações públicas de reitores das universidades, artistas, intelectuais, reservistas e militares israelenses da ativa nas últimas semanas demonstram que parte da sociedade civil tem consciência das consequências nefastas e irreparáveis da campanha deflagrada pelo governo de Netanyahu e que radicaliza políticas de exclusão de longo curso.

Frente à conjuntura atual, na iminência de uma nova operação militar em Gaza, que implicará em novos deslocamentos forçados da população palestina, somos impelidas e

impelidos a redigir essa nota pública pelo cessar-fogo imediato e pela reconstrução da Faixa de Gaza. Que o estabelecimento de um Estado Palestino soberano não esteja distante do horizonte de nossa geração; e que possamos engajar a nossa comunidade universitária nessa luta de maneira efetiva, ampliando a voz dos (as) que assinam esta nota e a pressão mundial pelo fim da guerra e da fome em Gaza, pela libertação dos reféns e estabelecimento da Justiça e da Paz na região.

 

Assinam:

1. Adma Fadul Muhana (FFLCH-USP – DLCV)

2. Adrián Pablo Fanjul (FFLCH-USP)

3. Adriana Alves (IGc-USP – Instituto de Geociências)

4. Adriane da Silva Duarte (FFLCH-USP – DLCV)

5. Agnaldo Farias (FAU-USP)

6. Alexandre Faisal Cury (FMUSP – Saúde Coletiva)

7. Alexandre M. Saes (FEA – USP)

8. Alicia Matijasevich (FMUSP)

9. Aline Coelho Sanches (IAU-USP)

10. Álvaro M. Abdalla (EESC-USP – Engenharia Aeronáutica)

11. Ana Castro (FAU-USP / CEUMA-USP)

12. Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer (FFLCH-USP – Antropologia)

13. Ana Magalhães (MAC-USP)

14. Ana Paula Pacheco (FFLCH-USP – DTLLC)

15. André de Carvalho (ICMC-USP)

16. André Luis Rodrigues (FFLCH-USP – DLCV)

17. André Singer (FFLCH-USP – Ciência Política)

18. André Vereta-Nahoum (FFLCH-USP)

19. Anete Abramowicz (FE-USP)

20. Angela Alonso (FFLCH-USP – Sociologia)

21. Antônio Carrasqueira (ECA-Música-USP)

22. Antonio Sérgio Alfredo Guimarães (FFLCH-USP – Sociologia)

23. Aparecida de Fátima Bueno (FFLCH-DLCV)

24. Ariovaldo José Vidal (FFLCH-USP – DTLLC)

25. Aurora Fornoni Bernardini (FFLCH-USP – DLO)

26. Beatriz Raposo de Medeiros (FFLCH-USP)

27. Belinda Mandelbaum (FFLCH-USP – Psicologia Social e do Trabalho)

28. Benedito H. Machado (FMRP-USP-Fisiologia)

29. Bernardo Ricupero (FFLCH-Ciência Política)

30. Betina Bischof (FFLCH-DTLLC)

31. Breno Sebastiani (FFLCH-USP – DLCV)

32. Carlota Boto (FE-USP – Faculdade de Educação)

33. César Augusto Minto (FE-USP, aposentado)

34. Christian Ingo Lenz Dunker (Instituto de Psicologia – USP)

35. Ciro Teixeira Correia (IGC-USP)

36. Cláudia Maria de Vasconcelos (FFLCH-USP)

37. Claudimara Ferini Pacicco Lotfi (ICB-USP – Anatomia)

38. Cleusa Rios P. Passos (FFLCH-DTLLC)

39. Cristiane Maria Corneli Gottschalk (FE-USP)

40. David Sperling (IAU-USP / IEA-USP)

41. Dominique Tilkin Gallois (FFLCH-USP – Antropologia)

42. Edmilson Moutinho dos Santos (IEE-USP)

43. Eliane Robert Moraes (FFLCH-USP – DLCV)

44. Elisabetta Santoro (FFLCH-USP)

45. Elvio Rodrigues Martins (FFLCH-USP – Geografia)

46. Erminia Maricato (FAU-USP)

47. Esther Hamburger (ECA-USP)

48. Euclides Ayres de Castilho (FMUSP – Medicina Preventiva)

49. Eugênio Bucci (ECA-USP)

50. Eugenio Fernandes Queiroga (FAU-USP)

51. Fabiana Jardim (FE-USP – Faculdade de Educação)

52. Fabio Betioli Contel (FFLCH-USP – Geografia)

53. Fábio de Souza Andrade (FFLCH-USP – DTLLC)

54. Fabio Kon (IME-USP)

55. Fábio Mariz Gonçalves (FAU-USP – AUP)

56. Fabio Zuker (IEB-USP)

57. Fernanda Areas Peixoto (FFLCH-Antropologia)

58. Fernando Paixão (IEB-USP – Instituto de Estudos Brasileiros)

59. Flávio Limoncic

60. Francisco Carlos Palomanes Martinho (FFLCH-USP – História)

61. Geruds Figueiredo (FMUSP)

62. Giselle Beiguelman (FAU-USP)

63. Giuliana Ragusa (FFLCH-USP – DLCV)

64. Gladys Chalom (FFLCH-USP – Literatura Brasileira)

65. Guilherme Assis de Almeida (Faculdade de Direito -USP)

66. Guilherme Moura Fagundes (FFLCH-USP)

67. Guilherme Wisnik (FAU-USP)

68. Gustavo Velloso (FFLCH-USP – História)

69. Heitor Frúgoli Jr. (FFLCH-USP – Antropologia)

70. Hélio de Seixas Guimarães (FFLCH-USP – DLCV)

71. Heloísa Buarque de Almeida (FFLCH – USP)

72. Heloisa Espada (MAC-USP)

73. Henri Arraes Gervaiseau (ECA-USP – CTR)

74. Hillegonda Maria Dutilh Novaes (FMUSP – Medicina Preventiva)

75. Inar Castro Erger (FCF-USP)

76. Iris Kantor (FFLCH-História-USP)

77. Ivan Francisco Marques (FFLCH-USP – DLCV)

78. Ivone Dare Rabello (FFLCH-USP – DTLLC)

79. Javier Mazariegos Pablos (IAU-USP)

80. João Felipe Gonçalves (FFLCH-USP – Antropologia)

81. João Fernando Pires Meyer (FAU-USP)

82. João Roberto Faria (FFLCH-USP – DLCV)

83. João Sette Whitaker Ferreira (FAU-USP)

84. Jorge Mattos Brito de Almeida (FFLCH-USP – Letras)

85. Jorge Schwartz (FFLCH-USP)

86. José Eduardo Lohner (FFLCH-USP – Letras)

87. José Lira (FAU-USP)

88. José Miguel Wisnik (FFLCH-USP – DLCV)

89. José Ricardo de C. Mesquita Ayres (FMUSP – Medicina Preventiva)

90. Júlio Assis Simões (FFLCH-USP – Antropologia)

91. Karin Maria Soares Chvatal (IAU-USP)

92. Karina Leitão (FAU-USP)

93. Kavita Miadaira Hamza (FEA-USP)

94. Laura Alves Martirani (ESALQ-USP)

95. Laura Moutinho (FFLCH-USP – Antropologia)

96. Leda Maria Paulani (FEA-USP)

97. Leila Leite Hernandez (FFLCH-USP – História)

98. Leopoldo de Invicta (EESC-USP)

99. Lilia Blima Schraiber (FMUSP – Medicina Preventiva)

100. Lilia Moritz Schwarcz (FFLCH-USP – Antropologia)

101. Luciana Oliveira Royer (FAU-USP)

102. Lucília Daruiz Borsari (IME-USP)

103. Luiz Tatit (FFLCH-USP – Linguística)

104. Maíra Martins da Silva (EESC-USP)

105. Manoel Rodrigues Alves (IAU-USP)

106. Manuela Carneiro da Cunha (FFLCH)

107. Manuela Ligetti Carneiro da Cunha (FFLCH-Antropologia)

108. Marcelo Pen Parreira (FFLCH-USP)

109. Marcelo Zaiat (EESC-USP)

110. Márcia Lima (FFLCH-USP – Sociologia)

111. Marcos Bernardino de Carvalho (EACH-USP)

112. Marcos Leitão de Almeida (FFLCH-USP – História)

113. Marcos Napolitano (FFLCH-USP – História)

114. Maria Arminda do Nascimento Arruda (Sociologia -USP)

115. Maria Augusta Bernardes Fonseca (FFLCH-USP – DTLLC)

116. Maria Augusta da Costa Vieira (FFLCH-USP – DLM)

117. Maria das Graças de Souza (FFLCH-USP – Filosofia)

118. Maria dos Prazeres Santos Mendes (FFLCH-DLCV)

119. Maria Fernanda Tourinho Peres (FMUSP)

120. Maria Helena Pereira Toledo Machado (FFLCH– História)

121. Maria Ines Baptitella Nemes (FMUSP)

122. Maria Lucia Cacciola (FFLCH-USP – Filosofia)

123. Maria Luisa Lucas (MAE-USP)

124. Maria Mercedes Gamboa Medina (EESC-USP)

125. Maria Odila Leite da Silva Dias (FFLCH-USP – História)

126. Maria Paula Dallari Bucci (FD-USP – Faculdade de Direito)

127. Maria Rita Kehl (Psicanalista)

128. Maria Victoria de Mesquita Benevides (Socióloga – FEUSP)

129. Mariana Fix (FAU-USP)

130. Mariana Keller Frazão (FFLCH-USP)

131. Mariana Soutto Mayor (ECA-USP)

132. Maria Victoria de Mesquita Benevides (FE-USP – Sociologia)

133. Marilena Chaui (FFLCH- Filosofia)

134. Marília Bueno de Araújo Ariza (FFLCH-USP)

135. Marilia Seelaender (FMUSP)

136. Marina Vanzolini (FFLCH-USP – Antropologia)

137. Mario Scheffer (FMUSP)

138. Mario Tommaso (FFLCH-USP – Geografia)

139. Marly Babinski (IGc-USP)

140. Marly de Bari Matos (FFLCH-USP – DLCV)

141. Marta Amoroso (FFLCH-USP – Antropologia)

142. Marta Inez Medeiros Marques (FFLCH-Geografia)

143. Mary Anne Junqueira (FFLCH-USP – História)

144. Mary Carmargo-Neves Lafer (FFLCH-USP)

145. Michele Schultz (EACH-USP)

146. Miguel Antonio Buzzar (IAU-USP)

147. Miriam Debieux Rosa (Instituto de Psicologia – USP)

148. Miriam Dolhnikoff (FFLCH – USP)

149. Moacir Luiz Aizenstein (ICB-USP)

150. Moisés Goldbaum (FMUSP)

151. Murilo Marcondes de Moura (FFLCH-USP – DLCV)

152. Nabil Bonduki (FAU-USP)

153. Nadya Araujo Guimarães (FFLCH-USP – Sociologia)

154. Nelson Gouveia (FMUSP)

155. Olgária Matos (FFLCH)

156. Olinda Luiz (FMUSP)

157. Otília Fiori Arantes (FAU-USP)

158. Pablo Schwartz (FFLCH-USP – DLCV)

159. Paula da Cunha Correa (FFLCH-USP – DLCV)

160. Paula Regina Pereira Marcelino (FFLCH-Sociologia)

161. Paulo A. Nussenzveig (IF-USP – Física

162. Paulo Borba Casella (FD-USP)

163. Paulo Eduardo Arantes (FFLCH-Filosofia)

164. Paulo Eduardo Moruzzi Marques (ESALQ-USP)

165. Paulo Inácio de Knegt López de Prado (IB-USP)

166. Paulo Sérgio Pinheiro (FFLCH- Ciência Política)

167. Paulo Yassuhide Fujioka (IAU-USP)

168. Pedro Cesarino (FFLCH-USP – Antropologia)

169. Pedro Lopes (FFLCH-USP – Antropologia)

170. Rachel Pacheco (FFLCH-USP – Geografia Humana)

171. Raquel Rolnik (FAU-USP)

172. Reginaldo Ronconi (FAU-USP)

173. Renan Nuernberger (FFLCH-USP – DTLLC)

174. Renata Wassermann (IME-USP)

175. Renato Janine Ribeiro (FFLCH-USP – Filosofia)

176. Renato Sztutman (FFLCH-USP – Antropologia)

177. Ricardo Ribeiro Rodrigues (ESALQ-USP – Ciências Biológicas)

178. Ricardo Rodrigues Teixeira (FMUSP – Medicina Preventiva)

179. Roberto Schwarz

180. Roberto Zular (FFLCH-USP – DTLLC)

181. Rodrigo Bissacot (IME-USP)

182. Rosa Iavelberg (FE-USP – Educação)

183. Rosana Machin (FMUSP)

184. Rose Gurski (PSC-USP)

185. Rubens Rewald (ECA-USP)

186. Ruy Sardinha Lopes (IAU-USP)

187. Salete de Almeida Cara (FFLCH-USP – DLCV)

188. Sérgio Adorno (FFLCH-USP – Sociologia)

189. Sérgio Cardoso (FFLCH-Filosofia)

190. Sérgio de Carvalho (ECA-USP)

191. Sergio Oliveira Moraes (ESALQ-USP)

192. Silvana de Souza Nascimento (FFLCH-USP – Antropologia)

193. Simone Rossinetti Rufinoni (FFLCH-USP – DLCV)

194. Stelio Marras (IEB-USP – Instituto de Estudos Brasileiros)

195. Stella Maris Scatena Franco (FFLCH-USP – História)

196. Sylvia Caiuby Novaes (FFLCH-USP – Antropologia)

197. Sylvia Tamie Anan (FFLCH-USP – DTLLC)

198. Tessa Moura Lacerda (FFLCH-USP – Letras)

199. Tercio Redondo (FFLCH-DLM)

200. Thais Mauad (FMUSP)

201. Vilma Lia de Rossi Martin (FFLCH-DLCV)

202. Vanessa Martins Montes (FFLCH-USP)

203. Viviana Bosi (FFLCH-USP – DTLLC)

204. Vladimir Bartalini (FAU-USP)

205. Wagner Costa Ribeiro (FFLCH-USP – Geografia)

206. Yara M. Carvalho (EEFE-USP – Educação Física e Esporte)

207. Yudith Rosenbaum (FFLCH-USP – DLCV)