Por que defender a restrição nas escolas agora?
Celular na escola é a face mais pública de um desafio bem maior, que é repensar a presença de crianças e adolescentes no ambiente digital, avaliando cuidadosamente os impactos em seu desenvolvimento e em sua saúde
Se refletirmos um pouco sobre a maneira como os celulares são utilizados hoje, é evidente que, como sociedade, não estamos apoiando da melhor forma o desenvolvimento das habilidades digitais de nossas crianças e adolescentes. Por isso, acreditamos na necessidade urgente de uma pausa estratégica. A escola é um local privilegiado de estímulo à criatividade e à convivência social. O uso de celulares pessoais nesse espaço representa um desafio que não compete apenas aos pais e educadores, mas também aos legisladores, às empresas de tecnologia e a toda a sociedade. A agenda que promove a educação digital crítica, notadamente, deve ser mantida e fortalecida. O tema central desse debate é o uso passivo e excessivo dos aparelhos, concentrado em redes sociais cujo design manipulativo, como rolagem infinita e métricas de comparação social, dificulta o autocontrole, provoca distração e perda de foco, sem falar no aumento de ansiedade e em outros problemas…