UMA ALIANÇA ESPÚRIA ENTRE NEOLIBERALISMO E EXTREMISMO ULTRACONSERVADOR

A decadência do Brasil na saúde global

Considerado o país com o pior desempenho diante da pandemia em todo o mundo e criticado pelo absoluto esvaziamento técnico da esfera federal e pela grosseira exploração eleitoral de temas de saúde, o Brasil teve duramente comprometidas sua credibilidade e sua capacidade de influência internacional

Durante mais de duas décadas, o Brasil foi um líder no campo da saúde global, graças à fertilização recíproca entre os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da política externa brasileira. O atual governo de extrema direita representa a ruptura dessa tradição democrática, com a perda ou a inversão de protagonismos, a depender do tema em questão. Quanto à ruptura, como maior sistema público de saúde do mundo em desenvolvimento, o SUS é referência internacional de inovação e boa governança em diversos temas, como a resposta ao HIV/aids, a estratégia de saúde da família, os agentes comunitários de saúde e o Programa Nacional de Imunizações. O impacto internacional da experiência do SUS é ainda maior na medida em que resistiu ao subfinanciamento crônico, à privatização mais ou menos velada de parte dos serviços, à má fama junto à população (baseada ora em disfunções reais, ora em propaganda ardilosamente…

Leia mais sobre o tema: