POESIA

A terra é amor, é a nossa vida

Poema de aluna ticuna do Departamento de Filosofia Latino-Americana da Unila escrito durante visita de estudantes da universidade a acampamento do MST

Na manhã de 11 de novembro, com meus alunos do Departamento de Filosofia Latino-Americana da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila) viajamos até o acampamento Sebastián Camargo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em São Miguel do Iguaçu (PR) para um dia de encontro, diálogo e discussão sobre as políticas de libertação, ou anapolítica. Exploramos as origens do acampamento Sebastián Camargo, do próprio MST, sua relação com o Estado, a reforma agrária, a estrutura do movimento e suas principais atividades produtivas, educativas e culturais. Foi um encontro maravilhoso que começou com um café da manhã e terminou com um almoço, tudo preparado por eles com produtos feitos pelo MST. Essa atividade foi um ato de solidariedade e apoio mútuo entre a Unila e o movimento. Foi nesse contexto que nasceu este poema de Jeniffer, aluna do departamento de Filosofia Latino-Americana. Jeniffer é de origem ticuna, da região da tríplice fronteira entre Bolívia, Peru e Brasil.(Texto de Carlos Francisco Bauer, professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

Poema de aluna ticuna do Departamento de Filosofia Latino-Americana da Unila escrito durante visita a acampamento do MST
Crédito: M_wie_Moehre/Pixabay

A terra é amor, é a nossa vida

 

de Jenifer Adão Jordão

 

A terra é a nossa vida, o nosso lugar.

É onde a gente monta a lona preta pra começar.

Ter o nosso canto, nosso pedacinho.

Mas o sonho é maior, e não tem mais fim!

Essa terra aqui não é só mato ou lama,

É a nossa casa, a nossa cama.

É onde a semente vira comida de verdade,

sem veneno, pra toda a comunidade.

Quando a gente ocupa, não é para bagunçar,

É pra plantar, colher e dividir o pão.

O latifúndio é grande, mas a gente é mais.

Queremos a terra livre e viver em paz.

Com a família, na lama, no sol, debaixo do céu,

É onde a gente constrói o nosso próprio céu.

 

Com amor, com luta e muita união,

A gente conquista a terra com o coração.

Quando tudo era difícil, muita gente chorou:

Mulheres, homens com medo, criança assustadas.

Mas a gente ficou de pé, firme e forte na batalha.

Lutamos muito, foi uma guerra que valia.

Mas, graças a Deus, a gente conseguiu vencer,

E agora somos donos, pra plantar e crescer.

Vivemos felizes com as nossas famílias,

Nessa terra que é nossa, cheia de maravilhas.

MST nos ajudou a ter força e conquistar.

Leia mais sobre o tema: