A terra é amor, é a nossa vida
Poema de aluna ticuna do Departamento de Filosofia Latino-Americana da Unila escrito durante visita de estudantes da universidade a acampamento do MST
Na manhã de 11 de novembro, com meus alunos do Departamento de Filosofia Latino-Americana da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila) viajamos até o acampamento Sebastián Camargo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em São Miguel do Iguaçu (PR) para um dia de encontro, diálogo e discussão sobre as políticas de libertação, ou anapolítica. Exploramos as origens do acampamento Sebastián Camargo, do próprio MST, sua relação com o Estado, a reforma agrária, a estrutura do movimento e suas principais atividades produtivas, educativas e culturais. Foi um encontro maravilhoso que começou com um café da manhã e terminou com um almoço, tudo preparado por eles com produtos feitos pelo MST. Essa atividade foi um ato de solidariedade e apoio mútuo entre a Unila e o movimento. Foi nesse contexto que nasceu este poema de Jeniffer, aluna do departamento de Filosofia Latino-Americana. Jeniffer é de origem ticuna, da região da tríplice fronteira entre Bolívia, Peru e Brasil.(Texto de Carlos Francisco Bauer, professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana)

A terra é amor, é a nossa vida
de Jenifer Adão Jordão
A terra é a nossa vida, o nosso lugar.
É onde a gente monta a lona preta pra começar.
Ter o nosso canto, nosso pedacinho.
Mas o sonho é maior, e não tem mais fim!
Essa terra aqui não é só mato ou lama,
É a nossa casa, a nossa cama.
É onde a semente vira comida de verdade,
sem veneno, pra toda a comunidade.
Quando a gente ocupa, não é para bagunçar,
É pra plantar, colher e dividir o pão.
O latifúndio é grande, mas a gente é mais.
Queremos a terra livre e viver em paz.
Com a família, na lama, no sol, debaixo do céu,
É onde a gente constrói o nosso próprio céu.
Com amor, com luta e muita união,
A gente conquista a terra com o coração.
Quando tudo era difícil, muita gente chorou:
Mulheres, homens com medo, criança assustadas.
Mas a gente ficou de pé, firme e forte na batalha.
Lutamos muito, foi uma guerra que valia.
Mas, graças a Deus, a gente conseguiu vencer,
E agora somos donos, pra plantar e crescer.
Vivemos felizes com as nossas famílias,
Nessa terra que é nossa, cheia de maravilhas.
MST nos ajudou a ter força e conquistar.

