Caminhos para o bem-viver
Nos últimos trinta anos houve uma expansão sem precedentes do ensino superior brasileiro. Esse crescimento veio acompanhado de novos desafios, que evidenciam problemas estruturais no sistema educacional que ultrapassam os muros das universidades
No meio do turbilhão que estamos vivendo, podemos identificar pelo menos duas grandes transições palpáveis em curso na humanidade: a transição digital, marcada pela integração dos sistemas de inteligência artificial às atividades cotidianas e pelas novas formas de disseminação e consumo da informação; e a transição ambiental, cujos efeitos já podem ser observados em fenômenos climáticos extremos, como ondas de calor que deixam centenas de mortos e grandes enchentes capazes de destruir cidades inteiras e gerar milhares de refugiados, como aconteceu recentemente no Rio Grande do Sul. Nesse cenário preocupante de busca desesperada por alternativas para garantir o bem-viver1 na Terra para nossa geração e para as que ainda estão por vir, a ciência desponta como protagonista. Nesse contexto, as universidades têm papel relevante tanto para a formação de cidadãs e cidadãos comprometidos como para o desenvolvimento da atividade científica. Isso é ainda mais evidente no Brasil, onde 90% da…