A emergência de um projeto alternativo de sociedade e tecnologia
Avançamos pouco ou quase nada em relação ao problema da comunicação, não por desconhecimento, mas, como no passado, por opção política
A desinformação tem sido associada à ascensão de líderes da extrema direita, sendo, em geral, vista como uma tática de convencimento e mobilização da população. A vitória de Javier Milei na Argentina, a ascensão do Chega em Portugal e a força da campanha de Donald Trump nos Estados Unidos são indícios da permanência do problema. Não obstante, se é verdade que a aparência revela parte do problema, ela não é suficiente para que a essência dos fenômenos seja acessada. Procurar ir além da dimensão imediata é fundamental para dar ao tema a dimensão estruturante que ele tem. Desde a Economia Política da Comunicação, refletimos sobre a comunicação como forma social que, no capitalismo monopolista, desempenha as funções de propaganda, típica do Estado, eminentemente ideológica, e publicidade, ligada à promoção das mercadorias com vistas à acumulação do capital. Para cumprir seu papel mediador, também exerce a função de programa, que remete…