Lançamento – Do corpo ao pó
Lançado pela editora Elefante, “Do corpo ao pó: crônicas da territorialidade kaiowá e guarani nas adjacências da morte” aborda os temas morte, terra e violência entre os Guarani Kaiowá
Premiado pela Associação Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) em 2016, o livro “Do corpo ao pó: crônicas da territorialidade kaiowá e guarani nas adjacências da morte” que será lançado pela editora Elefante nesta quinta-feira, dia 9, levanta a seguinte questão: Como os Kaiowá e Guarani se relacionam com a morte e a com a terra no contexto de extrema violência do Mato Grosso do Sul?
O autor, Bruno Martins Morais, é advogado, antropólogo e realizou suas pesquisas de campo em aldeias, retomadas e reservas indígenas kaiowá e guarani do Mato Grosso do Sul enquanto trabalhava como assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionári (Cimi) na cidade de Dourados. O trânsito entre aldeias, cartórios e audiências lhe permitiu acesso diferenciado tanto aos trâmites da justiça federal como aos indígenas que empreendem e sustentam as retomadas de terra kaiowá e guarani no estado.
A história do tekoha Apyka’i e de sua líder, Dona Damiana, é um dos destaques do livro. Rotineiramente ameaçada por mandados de reintegração de posse, a cacique promove um verdadeiro “cerco” à Fazenda Serrana, que reivindica como lugar de seus antepassados. E isso apesar das constantes mortes que assolam seus parentes: ao menos sete foram atropelados entre 1999 e 2014, devido à proximidade entre o acampamento e a rodovia e, sobretudo, à hostilidade da população local contra os Kaiowá e Guarani.
Os números do conflito são alarmantes. De acordo com o Relatório de violências do Cimi, publicado em outubro de 2017, dezoito indígenas foram assassinados no Mato Grosso do Sul em 2016. Outros trinta cometeram suicídio. No total, 118 indígenas foram assassinados no país. Em 2015, os números foram muito piores: os homicídios vitimaram 36 indígenas no estado, que então encabeçou a lista de violências do Cimi.
De acordo com a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, Do corpo ao pó alia inteligência, talento e generosidade. “Bruno Martins Morais está na trincheira, no pronto-socorro, como advogado atuante na defesa dos Guarani. Mas também faz mais: tenta desvendar como eles constroem sentido em uma história de extrema violência”, afirma. “Contra os que acham que é luxo procurar entender o mundo de quem é trucidado, Bruno Martins Morais mostra a importância de fazê-lo. Este é um grande livro.”
Do corpo ao pó: crônicas da territorialidade kaiowá e guarani nas adjacências da morte será lançado com a presença do autor, Bruno Martins Morais, que debaterá as ideias do livro. Haverá ainda show do artista Ruspô.
Página do livro no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=1446899698759129
Evento de lançamento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/518036861894154/
Lançamento-
Quinta-feira, 9 de novembro, às 19h – Ateliê do Bixiga
Rua Conselheiro Ramalho, 945, Bela Vista, São Paulo – Próximo aos metrô Brigadeiro e São Joaquim
Debate com: Bruno Martins Morais, Ana Claudia Duarte Rocha Marques e Samuel Rodrigues Barbosa