Mostra e exposição no Agosto Indígena
Entre os dias 6 e 19 de agosto, São Paulo recebe a 1ª Mostra Agosto Indígena. Serão 23 sessões com seis longas metragens e cinco programas de curtasequipe Le Monde Diplomatique Brasil
Começa amanhã, dia 6, e vai até o dia 19 de agosto a 1ª Mostra Agosto Indígena. Contando com 23 sessões de seis longas metragens e cinco programas de curtas, as exibições serão realizadas no Cine Olido, avenida São João, centro de São Paulo.
Na sequencia dos filmes, ocorrerão debates com apoiadores e lideranças do movimento sobre a produção audiovisual e a luta pelos direitos dos povos indígenas. Dentre os curtas estão filmes dirigidos por cineastas indígenas.
Além da programação de cinema, a Galeria Olido recebe também a exposição “Nhande kuery São Paulo Pygua – Os Guarani da cidade de São Paulo”. A exposição, que passou pelo Centro Cultural São Paulo no início de 2015, apresenta através de fotos um pouco da vida e costumes dos Guarani nas aldeias da capital paulista.
A iniciativa é umas das ações do Programa Aldeias, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). No primeiro ano do programa, em parceria com o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), foram realizadas diversas ações de valorização cultural e fortalecimento político nas aldeias Guarani da Terra Indígena Jaraguá, zona norte de São Paulo, e da Terra Indígena Tenondé Porã, em Parelheiros, extremo sul da metrópole.
Agosto Indígena
Em 1993, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou 9 de agosto como sendo o “Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo”. A data é comemorada internacionalmente desde 1995, mesmo ano em que foi lançada a Década Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, com a meta de fortalecer as ações voltadas para a solução dos problemas enfrentados pelos povos indígenas no campo dos direitos humanos, da educação, da saúde, do meio ambiente e do desenvolvimento econômico e social.
A programação completa pode ser conferida
https://drive.google.com/file/d/0B0HtJI_dBBc8OHg0aFlVUWcwdkU/view?usp=sharing
Para conhecer a página do evento
https://www.facebook.com/events/849138065182790/
Debate de abertura: 5/08 – 19h Convidados do Programa Aldeias, SMC e CTI.
Luta pela Terra: 7/08 – 21h Com professora e liderança indígena, Jera Guarani e o documentarista e editor do jornal Le Monde Diplomatique Brasil, Cristiano Navarro.
Olhares Compartilhados: 8/08 – 17h Com o antropólogo e professor da Unesp Edgar Teodoro da Cunha e a antropóloga, pesquisadora do Cesta-USP e jornalista do Instituto Socioambiental, Tatiane Klein.
Cineastas Indígenas: 14/08 – 21h Com cineastas Ariel Ortega e Patrícia Ferreira, diretores do filme Bicicletas de Nhanderu.
O Retorno da Terra Tupinambá: 18/08 – 15h Com Cacique Babau Tupinambá e a antropóloga e doumentarista, Daniela Alarcon.