Muito além da proibição do celular
O uso desregulado do celular em sala de aula tem impactos comprovadamente negativos no aprendizado. Estudos recentes destacam os riscos, incluindo dependência, fadiga visual e dificuldades de concentração. No entanto, a solução não passa pela proibição total, que tende a ser contraproducente e dificilmente alcança resultados permanentes
A relação entre tecnologia e educação é um tema central e urgente no Brasil atual. Esse debate, contudo, deve ir muito além da discussão que tem tomado as redes sociais, a imprensa e até o Congresso Nacional sobre o uso de celulares em sala de aula. Essa não é nem sequer a ponta do iceberg. A integração das ferramentas digitais à educação precisa considerar a infraestrutura precária das escolas, as desigualdades sociais e a proteção de dados, assim como refletir sobre os impactos das proibições e a melhor forma de incorporar as tecnologias no ambiente escolar. Em primeiro lugar, é importante analisar a realidade das escolas públicas brasileiras, onde a infraestrutura é, em sua maioria, insuficiente. Muitas instituições não têm eletricidade estável, conectividade adequada ou dispositivos acessíveis para todos os alunos. A falta de políticas que priorizem a conectividade significativa – que envolve banda larga de qualidade, acessibilidade financeira e…