Novas tirinhas de André Dahmer transformam algoritmo em personagem intrometido
Trabalhos recentes do artista também abordam fake news, clickbait e outros temas ligados às redes
Após fazer bastante sucesso com séries de tirinhas como Quadrinhos dos anos 10, Malvados e Vida e obra de Terêncio Horto, o quadrinista André Dahmer tem abordado, em seus trabalhos mais recentes, a relação das pessoas com a internet, sempre com a acidez que marca o seu trabalho.
As tirinhas abrangem diversos tópicos da atualidade, alguns em evidência e outros ainda pouco discutidos. Há espaço, por exemplo, para fake news, clickbait, espionagem cibernética, engajamento e autopromoção.
Na série, até mesmo o algoritmo se tornou um personagem: um ser intrometido que se passa por prestativo e usa uma roupa de proteção nas cores amarelo e laranja. Aparece, em muitas das vezes, com uma sugestão capaz de sintetizar aquilo que as pessoas pensam que precisam, como dar sua opinião na polêmica midiática da vez ou conhecer a fruta que supostamente faz o cabelo crescer.
André Dahmer também ironiza as abordagens agressivas de anúncios que saltam à tela e as fragilidades de redes sociais que se apresentam como totalmente seguras. Também aborda, com grande capacidade de síntese, a maneira que os algoritmos têm guiado ações e emoções dos usuários e transformado a forma com que eles se relacionam com a internet.
O personagem Algoritmo se torna ainda mais relevante e engraçado por dizer aberrações tão grandes que só podem ter saído do mundo real. Aqui o exagero evidencia os absurdos observados facilmente após alguns minutos de navegação pela rede.
Escolhas automáticas
Como tem feito ao longo de toda a carreira, André Dahmer apresenta uma visão ampla sobre assuntos atuais, com inteligência e sensibilidade. Reflete sobre as decisões tomadas no automático, como o que comprar ou o que assistir, sem deixar de lado a questão de que o algoritmo é criado pelos próprios usuários, a partir de pesquisas, conversas, likes, listas virtuais de compras, etc.
Esse olhar mais abrangente também é levado em conta quando as tirinhas abordam a maneira com que veículos de comunicação exploram manchetes chamativas – e até enganosas – a troco do clique ou do like, numa espécie de vale-tudo que propaga a desinformação e o sensacionalismo.
As novas tirinhas de André Dahmer, além de divertidas, são um retrato preciso, irônico e ácido de uma realidade conectada, imediatista e bombardeada de informações (as verdadeiras e as falsas). O trabalho pode ser conferido no perfil do artista no Instagram (@andredahmer).
Bruno Inácio é jornalista, mestre em Comunicação e autor de Desprazeres existenciais em colapso (Patuá) e Desemprego e outras heresias (Sabiá Livros). Escreve sobre literatura no Jornal Rascunho e na São Paulo Review.