O que a China quer de verdade?
Nos Estados Unidos, republicanos e democratas discordam de quase tudo, menos quando se trata da China: em relação a esse assunto, todas as divisões se apagam. Na França, o setor privado teme uma forma de ruptura com a potência asiática provocada pelo alinhamento do Ministério das Relações Exteriores com a postura dos Estados Unidos. Contudo, que ameaça a China representa de fato para o Ocidente?
Uma convicção estrutura os discursos dominantes sobre a China: o país está tentando derrubar a “ordem internacional” e construir outra, à sua imagem. Com esse objetivo, a China estaria pacientemente colocando em prática sua “grande estratégia”, seu “roteiro para o poder mundial”,1 nas palavras do cientista político David B. H. Denoon. Para Michael Pillsbury, membro da bastante conservadora Heritage Foundation e arquiteto da política do ex-presidente Donald Trump em relação à China, a “estratégia secreta” do poder chinês foi estabelecida já em 1949, data da proclamação da República Popular, e vigoraria por um século... Essa perspectiva é mais preocupante na medida em que estaria sendo comandada – por vezes até concebida – por um autocrata solitário: “Xi Jinping, o rei vermelho” (Les Échos, 1º jul. 2021), cujas “ambições de liderança mundial são cada vez mais claras” (Nikkei Asia, 16 out. 2023). Um homem determinado a “remodelar o mundo” (CNN, 10…
Liderados por seres tão imperfeitos quanto os humanos, todos país objetiva poder e riqueza material para comprar mais poder.