Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, primeiro de junho, a portaria declaratória que reconhece os limites da terra indígena Jaraguá, localizada na zona Norte da cidade de São Paulo. O reconhecimento por parte do Ministério da Justiça ocorre depois de dois anos de intensa campanha promovida pela Comissão Guarani Yvyrupa – CGY.
Além da terra indígena do Jaraguá, a CGY segue mobilizada pela demarcação e homologação dos 15 mil hectares do território Tenondé Porã, localizado no extremo Sul da cidade de São Paulo.
Vivendo em uma das menores terras indígenas do Brasil, (com mais de 700 pessoas em 1,7 hectares) a comunidade do Jaraguá passou a retomar suas terras tradicionais para pressionar pela demarcação do território. Nos últimos dias, uma decisão judicial de reintegração de posse em nome do ex-prefeito de São Bernardo do Campo Antônio Tito Costa, (um dos invasores da área), colocava em risco o território retomado. Na terra onde existem aldeias, Costa pretendia construir um condomínio residencial
Com a assinatura do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a comunidade Guarani do Jaraguá passa a contar com 532 hectares de seu território tradicional.
Um ato pela conclusão do reconhecimento das terras Guarani na cidade de São Paulo está marcado para próximo o dia 18 de junho com concentração às 13 horas no vão do MASP
Diplô Brasil
Le Monde Diplomatique Brasil