Skip to content
2 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Geovani
22 de julho de 2023 15:50

Sobre a condenação, concordo com a questão do racismo estrutural na situação do branco rico contra um negro humilde.
Iria escrever um pequeno texto sobre outras situações como privilégio dos brancos na escola, mas lembrei-me do meu pai, pardo, que na época de escola teve a prova colada por um colega branco rico sem meu pai saber. O resultado foi o professor privilegiando o colega branco falando que meu pai havia colado dele, deu zero para meu pai e permitiu que o colega branco seguisse seus estudos. Por causa disso, meu pai foi expulso do colégio e não se formou.
Quando a gente observa, mesmo eu, branco, vindo de família humilde, estudando em escolas públicas, percebo que sendo branco, o olhar dos professores caucasianos é mais dócil e mais colaborativo. Existe o esforço e a busca de conhecimento, mas ainda temos muito a evoluir nas escolas e na vida para quebrar essa sequência e permitir observar as pessoas pelo que elas são e não por aparências externas.

Rafael
31 de julho de 2023 01:26

As pessoas tem compreendido de forma incorreta o que é o racismo estrutural. Racismo estrutural não é um tipo de racismo. É uma outra forma de entender o racismo. O racismo como estrutura.

COPYLEFT © LE MONDE DIPLOMATIQUE

Desenvolvido por: Prima Estúdio

AcessarAssine