Skip to content
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lúcia Quitéria
21 de dezembro de 2023 08:19

Um dos principais benefícios da EJA é o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a leitura e a escrita, a capacidade de comunicação, o pensamento lógico e o pensamento crítico. Essas competências são fundamentais não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para uma melhor inserção no mercado de trabalho e para propiciar uma participação ativa na sociedade.
Histórias de vida de sucesso na EJA são numerosas e inspiradoras. Muitos adultos que retornaram aos estudos por meio desse programa alcançaram resultados notáveis. Há exemplos de pessoas que, após concluírem a EJA, ingressaram na universidade, obtiveram diplomas e se tornaram profissionais bem-sucedidos em suas áreas de atuação. Essas histórias evidenciam que a dedicação, a perseverança e o foco em um objetivo específico podem superar as barreiras e abrir portas para um futuro promissor.

Com isso eu afirmo que a Educação de Jovens e Adultos, é de extrema importância para toda sociedade, eu fiz parte desse publico da EJA, dia 12/12/2023, defendi meu TCC, intitulado: RETORNO À ESCOLA NA VIDA ADULTA:
OS DESAFIOS DO ESTUDANTE DA EJA, pela Faculdade Cesgranrio, no curso de licenciatura em pedagogia
Garantindo um (10), fico extremamente triste pela desvalorização dessa modalidade, que ajuda aos jovens e adultos que buscam por melhores oportunidades de emprego para não apenas trabalhar para sobreviver e sim, conseguir empregos que os valorizem e a partir dos estudos alcançar melhores oportunidades e serem mais bem remunerados.

Leonardo Lapa Pedreira
21 de dezembro de 2023 09:03

Me parece que uma parte do problema é a falta de propostas organizadas no Debate de EJA. Precisamos de propostas de construção, não propostas de destruição. Vamos começar a discutir o Reconhecimento de Saberes, os currículos estaduais e municipais de EJA, a integração com o técnico e o mundo do trabalho. O Brasil não vai ir para frente se as ideas discutidas nos textos e fóruns só olham para trás. Revogar o que é lei, revogar o que é resolução, negar o papel da tecnologia, negar o sistema S, nada disso vai dar acesso à uma EJA de qualidade aos milhões de Brasileiros que precisam. A Frente Parlamentar Mista pela Educação já está instituída no congresso e tem uma frente de trabalho de EJA. Estou certo que propostas de construção serão mais que bem vindas! O SESI oferece mais de 100 mil vagas gratuitas de EJA todos os anos, muitas ficam vazias, será que não podemos ajudar a divulga-las? 70% dos estudante que se matriculam desistem de estudar nas redes públicas, o que podemos fazer para apoia-los?

COPYLEFT © LE MONDE DIPLOMATIQUE

Desenvolvido por: Prima Estúdio

AcessarAssine