O impacto da psicometria nas eleições chilenas
A cada campanha eleitoral, fica cada vez mais evidente a importância das redes sociais como canais de informação, de conexão e até de mobilização para milhões de pessoas
Se até pouco tempo atrás a televisão era o principal dispositivo de comunicação política, aquele que permitia ligar-se a grandes audiências e capturar sua atenção, hoje as redes sociais somam-se a ela. E aqui está a palavra-chave: “atenção”. De fato, assistimos todos os dias a uma verdadeira batalha para captar a atenção de milhões, para que seu olhar se dirija o máximo de horas possível para uma tela – geralmente localizada na palma de nossas mãos –, onde um incessante bombardeio de mensagens, publicidade e histórias diversas em uma variedade de formatos funcionam como ganchos para manter-nos interessados. E nada melhor que as redes sociais para isso. Efetivamente, plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, YouTube e WeChat são usadas de forma regular por mais de 4,7 bilhões de pessoas. Mais da metade da humanidade gasta tantas horas por dia concentrando-se nelas que já não é mais possível sustentar categoricamente uma…