PATRIOTISMO DA DIREITA POSTO À PROVA

O lítio por e para o Chile

Governo de Gabriel Boric anuncia nova Estratégia Nacional do Lítio prometendo distribuir as riquezas e desenvolver a cadeia produtiva do mineral, insumo essencial para a produção de baterias de carros elétricos 

O anúncio presidencial de uma Estratégia Nacional do Lítio abre uma oportunidade, como raramente acontece na história de um país, para projetar uma linha de desenvolvimento que promete maior riqueza para o Chile e a possibilidade de distribuí-la de forma mais equitativa. O modelo proposto pelo presidente Gabriel Boric coloca o Estado em um papel de destaque que, para alguns, garante que a exploração do minério e suas receitas sejam direcionadas em uma grande porcentagem para os cofres públicos, enquanto, para outros – com uma leitura enviesada –, obstrui a iniciativa e a participação do capital privado. Um debate que está apenas começando, talvez necessário, mas que precisará ser resolvido a curto prazo para dar andamento à criação da institucionalidade necessária para ter competitividade nos mercados que já demandam o minério.  Presidente chileno Gabriel Boric durante anúncio da Estratégia Nacional do Lítio (Foto: Ministerio de Hacienda/Gobierno…

Leia mais sobre o tema: