Mães de Acari: a luta jurídica no âmbito internacional

A entrevista que segue foi realizada com Carlos Nicodemos, advogado militante que há anos atua com organizações da sociedade civil, entre elas, o Projeto Legal das Vítimas da Chacina de Acari e o Movimento Nacional de Direitos Humanos. Desde 2006, o advogado acompanha os desdobramentos jurídicos do caso Acari. Ao longo da entrevista, Carlos narra …

por em

Violência de Estado: do meu lugar de escuta e de fala

Em novembro de 1970, pouco mais de um mês após eu ter completado dezesseis anos, lá por volta de duas, três da tarde, eu jogava bola com um grupo de rapazes, mais ou menos da minha idade, alguns mais velhos, no campo do tricolor, no bairro Centenário, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, quando …

por em

Chacinas e criação de movimentos sociais de mães no RJ

O levantamento aqui realizado não tem a intenção de dar conta das centenas de chacinas que ocorreram no Rio de Janeiro ao longo das últimas décadas. Segundo o Grupo de Estudos Novos Ilegalismos (Geni), são consideradas chacinas policiais as operações que têm como resultado três ou mais mortes e que têm a participação direta dos …

por em

Mães de Acari: um legado histórico

No dia 26 de julho de 1990, uma tragédia modificou para sempre a vida de 10 mães, na comunidade de Acari, zona norte do Rio de Janeiro, trazendo sofrimento e muita dor. Jovens e adolescentes saíram para se divertir em um sítio, em Suruí, município de Magé, Baixada Fluminense, e dali foram retirados, levados por …

por em

Contra o Estado assassino e a degradação da vida

A entrevista abaixo foi realizada com Aline Leite, filha de Vera Lúcia Flores, uma das Mães de Acari, e irmã de Cristiane Leite de Souza, desaparecida desde 26 de julho de 1990. Ao longo de nossa conversa, Aline, que à época da chacina tinha 7 anos de idade, discorre sobre os desdobramentos do caso, a …

por em

32 anos: uma homenagem às mães de Acari

Em 26 de julho de 1990, há exatos 32 anos, ocorreu a “Chacina de Acari”, quando onze jovens da comunidade de mesmo nome, situada na zona norte do município do Rio de Janeiro, desapareceram em Magé, na Baixada Fluminense, em um sítio pertencente à avó de um dos desaparecidos. Sequestrados por um grupo de extermínio …

por em