Os filmes de Miyazaki e a percepção ambiental

Por que deveríamos assistir, hoje, aos filmes do Studio Ghibli? Convencionou-se dizer que eles nos ajudam a lidar com nossos próprios aspectos sombrios. Mas, quando os examinamos, vemos que na verdade eles nos ajudam a lidar com os aspectos mais sombrios de toda a civilização, em especial os que têm colocado a natureza e a …

por em

Você conhece o “artivismo”? Arte, comunicação e advocacy

Entre 2017 e 2018 um curta metragem e um vídeo clipe foram fundamentais para que fosse arquivado o projeto de lei 527/2016, que previa retaliar em 70% a Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana. Essa foi a primeira vez que o Observatório de Justiça e Conservação fez uma mobilização a partir do audiovisual. Outras …

por em

Entretecendo comunidade: audiovisual, movimentos sociais e meio ambiente

Em setembro de 2020, em plena pandemia de Covid-19, o Armazém do Campo e a Loja da Reforma Agrária, ambos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), foram notícia em importantes meios de comunicação do país (meios estes que costumam veicular reportagens muito pejorativas sobre o movimento). Isso por conta do aumento exorbitante no …

por em

Documentário de um exército invisível

“Tem muita gente falando assim: isso é escravidão. Eu gosto de usar as palavras certas. Se eu amanhã desligar o aplicativo, ninguém vai sair com capataz e cachorro me procurar, no meio do mato, para me trazer de volta para a fazenda. Então, o bagulho não é escravidão. O barato é o encurralamento, mano: a …

por em

A paisagem como brado ambiental do cinema

Enquanto as chamas devastam a Amazônia e o Pantanal, o presidente Jair Bolsonaro, com os olhos tensos mas robotizados, afirma na abertura da 75ª Assembleia Geral da ONU que o Brasil é líder na preservação de florestas tropicais e que mantém sua política de tolerância zero para crimes ambientais. Argumentos que logo viram cinzas, distantes …

por em

O documentário e além

“Que soluções o filme aponta?” A pergunta, inesperada, mas oportuna, abriu caminho para uma análise mais profunda sobre as respostas que o cinema dedicado aos temas socioambientais deve ou não dar. O questionamento foi feito por alguém do público que acompanhava o webinário que reunia diversos profissionais do audiovisual brasileiro para debater o “papel no …

por em