PROPRIETÁRIOS DA MÍDIA NO BRASIL
Especial – Proprietários da mídia | Brasil
Uma mídia com alta concentração de propriedade e audiência, sob crescente controle religioso, com influentes afiliações políticas e guiada por interesses econômicos de grandes grupos. Falta de transparência na propriedade e na distribuição da publicidade oficial, concentrada nos meios simpáticos às reformas do governo. Tudo isso possibilitado por um marco regulatório antigo, permissivo e ineficaz. Esses são alguns dos apontamentos deste especial, que traz resultados do Monitoramento da Propriedade da Mídia, realizado pelo Intervozes, em parceria com a Repórteres Sem Fronteiras
Agronegócio e mídia brasileira: onde duas monoculturas se conectam
Entender de que forma interesses empresariais podem influenciar a produção da notícia é fundamental para que a população possa consumir a informação produzida por esses veículos de forma crítica. Confira o nono artigo da série especial Proprietários da Mídia no Brasil
A mídia antipetista: quem está por trás do portal “O Antagonista”?
Divulgação exclusiva de vazamentos de interrogatórios de Sérgio Moro, publicação de inúmeras notas curtas com ataques ao PT e atuação como assessoria de imprensa para a extrema-direita brasileira: o portal antipetista despontou como referência da mídia bolsonarista. Quem está por trás dele? As relações identificadas abrangem empresas norte-americanas e acusações de prática de crimes financeiros. Confira o oitavo artigo da série especial Proprietários da Mídia no Brasil
Regulação da mídia: a invisibilidade de uma agenda essencial à democracia
A falta de maturidade de propostas de regulação da mídia democrática é diretamente proporcional à necessidade de mudança no setor. Confira o sétimo artigo da série especial Proprietários da Mídia no Brasil
Na internet, a combinação de novas e velhas formas de concentração
Aos nossos velhos monopólios de mídia somam-se agora os novos monopólios digitais. Confira a seguir o sexto artigo da série sobre os proprietários da mídia no Brasil
O que as afinidades políticas revelam sobre o negócio da comunicação no Brasil
Somente na atual legislatura, há 32 deputados federais e oito senadores que conciliam a atividade parlamentar com os interesses como empresários do campo da mídia. Confira a seguir o quinto artigo da série sobre os proprietários da mídia no Brasil
Mídia, religião e política: igrejas cristãs intensificam presença na esfera pública
Igrejas ou de lideranças religiosas cristãs comandam nove dos cinquenta veículos de maior audiência no Brasil. Além de disputas na sociedade, mídias são utilizadas como instrumentos para que essas entidades avancem também na política institucional. Confira a seguir o quarto artigo da série sobre os proprietários da mídia no Brasil
Igrejas cristãs no topo da audiência
Pesquisa realizada pelo Intervozes em parceria com a Repórteres Sem Fronteiras mostra a forte presença de igrejas evangélicas e católicas nos cinquenta veículos de comunicação de maior audiência, representando um risco ao pluralismo e à diversidade no país. Confira a seguir o terceiro artigo da série sobre os proprietários da mídia no Brasil
Quem controla a notícia no Brasil?
Negócios desenvolvidos pelos principais grupos de mídia brasileiros revelam potenciais interesses por trás das agendas dos meios. A pesquisa Monitoramento da Propriedade da Mídia no Brasil, publicada pelo Intervozes e pela Repórteres Sem Fronteiras, expõe que muitos dos veículos de maior audiência no país são também parte de grupos econômicos. Confira segundo artigo da série sobre os proprietários da mídia no Brasil
Investigando os donos da mídia no Brasil pós-golpe
O estudo Monitoramento da Propriedade da Mídia analisou em 2017 os cinquenta veículos de maior audiência da comunicação brasileira, investigando os grupos e pessoas por trás desses meios. Série do Le Monde Diplomatique Brasil lançada hoje apresenta ao longo dos próximos meses dados alarmantes sobre o cenário revelado pela pesquisa