PROPRIETÁRIOS DA MÍDIA NO BRASIL

Especial - Proprietários da mídia | Brasil
Uma mídia com alta concentração de propriedade e audiência, sob crescente controle religioso, com influentes afiliações políticas e guiada por interesses econômicos de grandes grupos. Falta de transparência na propriedade e na distribuição da publicidade oficial, concentrada nos meios simpáticos às reformas do governo. Tudo isso possibilitado por um marco regulatório antigo, permissivo e ineficaz. Esses são alguns dos apontamentos deste especial, que traz resultados do Monitoramento da Propriedade da Mídia, realizado pelo Intervozes, em parceria com a Repórteres Sem Fronteiras...

13 de agosto 2018
1

Regulação da mídia: a invisibilidade de uma agenda essencial à democracia

Enquanto o Brasil se mobiliza nas mais polarizadas eleições desde a redemocratização, uma agenda passa ao largo da preocupação de eleitores, aut...

por Jonas Valente
2

Na internet, a combinação de novas e velhas formas de concentração

Diante de um sistema de mídia altamente concentrado em diversos países do mundo, a internet foi saudada nos anos 1990 como a grande esperança para ...

por Olívia Bandeira e Jonas Valente
3

O que as afinidades políticas revelam sobre o negócio da comunicação no Bras...

As eleições de 2018 se aproximam e o Brasil mergulha cada vez mais em uma grave crise político-econômica. O mesmo Congresso que serviu de arena para o afastamento da primeira presidenta eleita da história do país, Dilma Rousseff, sob a acusação não comprovada de prática das chamadas “pedaladas fiscais”, serve agora de anteparo de salvação política ao atual ocupante do cargo, Michel Temer, envolvido diretamente em diversos episód...

por Luciano Gallas
4

Mídia, religião e política: igrejas cristãs intensificam presença na esfera...

Ao assumir a presidência da Câmara dos Deputados, em 2015, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-membro da igreja Sara Nossa Terra e atual ...

por Olívia Bandeira
5

Igrejas cristãs no topo da audiência

A utilização das mídias por igrejas no Brasil não é um fenômeno novo, mas tem crescido e atingido novos patamares. Hoje, a mídia religiosa não...

por Olívia Bandeira
6

Quem controla a notícia no Brasil?

Os veículos de grande circulação costumam declarar em suas linhas editorais que buscam informar de modo isento, apartidário e plural. Alguns de se...

por Olivia Bandeira e André Pasti
7

Investigando os donos da mídia no Brasil pós-golpe

Uma mídia com elevada concentração de propriedade e de audiência, sob crescente controle religioso, com influentes afiliações políticas e guiad...

por André Pasti e Luciano Gallas

Especiais relacionados

A ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS CANDIDATOS

Mais que uma análise objetiva das propostas, queremos dar destaque aos componentes estratégicos e emocionais que as candidaturas promovem em sua prática discursiva. A ...

PROPRIETÁRIOS DA MÍDIA NO BRASIL

Uma mídia com alta concentração de propriedade e audiência, sob crescente controle religioso, com influentes afiliações políticas e guiada por interesses econômic...

CRACOLÂNDIA SP

Para debater as ações desencadeadas pelo governo estadual e pela Prefeitura de São Paulo a partir do dia 20 de maio na região conhecida como cracolândia, no centro d...