PROPRIETÁRIOS DA MÍDIA NO BRASIL

Especial - Proprietários da mídia | Brasil
Uma mídia com alta concentração de propriedade e audiência, sob crescente controle religioso, com influentes afiliações políticas e guiada por interesses econômicos de grandes grupos. Falta de transparência na propriedade e na distribuição da publicidade oficial, concentrada nos meios simpáticos às reformas do governo. Tudo isso possibilitado por um marco regulatório antigo, permissivo e ineficaz. Esses são alguns dos apontamentos deste especial, que traz resultados do Monitoramento da Propriedade da Mídia, realizado pelo Intervozes, em parceria com a Repórteres Sem Fronteiras...

13 de agosto 2018
1

Agronegócio e mídia brasileira: onde duas monoculturas se conectam

Em letras garrafais, o prefixo “Agro” ocupa espaço em um conjunto de peças publicitárias exibidas há cerca de dois anos na emissora de maior a...

por Camila Nobrega e Olívia Bandeira
2

A mídia antipetista: quem está por trás do portal “O Antagonista”?

Nestas eleições de 2018, o portal O Antagonista ganhou destaque ao se prestar ao serviço de “assessoria de imprensa” informal da candidatura de...

por André Pasti e Luciano Gallas
3

Regulação da mídia: a invisibilidade de uma agenda essencial à democracia

Enquanto o Brasil se mobiliza nas mais polarizadas eleições desde a redemocratização, uma agenda passa ao largo da preocupação de eleitores, autoridades e especialistas: a regulação dos meios de comunicação. Das candidaturas, apenas duas (Fernando Haddad, do PT, e Guilherme Boulos, do PSOL) trazem propostas sobre a regulação do setor com vistas à promoção da diversidade e pluralidade. Por outro lado, Jair Bolsonaro (PSL) pontua em ...

por Jonas Valente
4

Na internet, a combinação de novas e velhas formas de concentração

Diante de um sistema de mídia altamente concentrado em diversos países do mundo, a internet foi saudada nos anos 1990 como a grande esperança para ...

por Olívia Bandeira e Jonas Valente
5

O que as afinidades políticas revelam sobre o negócio da comunicação no Bras...

As eleições de 2018 se aproximam e o Brasil mergulha cada vez mais em uma grave crise político-econômica. O mesmo Congresso que serviu de arena pa...

por Luciano Gallas
6

Mídia, religião e política: igrejas cristãs intensificam presença na esfera...

Ao assumir a presidência da Câmara dos Deputados, em 2015, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-membro da igreja Sara Nossa Terra e atual ...

por Olívia Bandeira
7

Igrejas cristãs no topo da audiência

A utilização das mídias por igrejas no Brasil não é um fenômeno novo, mas tem crescido e atingido novos patamares. Hoje, a mídia religiosa não...

por Olívia Bandeira
8

Quem controla a notícia no Brasil?

Os veículos de grande circulação costumam declarar em suas linhas editorais que buscam informar de modo isento, apartidário e plural. Alguns de se...

por Olivia Bandeira e André Pasti
9

Investigando os donos da mídia no Brasil pós-golpe

Uma mídia com elevada concentração de propriedade e de audiência, sob crescente controle religioso, com influentes afiliações políticas e guiad...

por André Pasti e Luciano Gallas

Especiais relacionados

GUILHOTINA – O PODCAST DO LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL

Uma visão crítica dos fenômenos relegados ao ponto cego pela mídia tradicional. A equipe do Le Monde Diplomatique Brasil recebe a cada semana analistas com pesquisas ...

TENDÊNCIAS AUTORITÁRIAS NO TEMPO PRESENTE

Jair Bolsonaro (PSL) assumirá a Presidência da República a partir de 1o de janeiro de 2019. Feliz ano velho: fantasmas antigos de um passado autoritário rondam Bolson...

OBSERVATÓRIO DA ECONOMIA CONTEMPORÂNEA

O Observatório da Economia Contemporânea tem como foco a discussão da economia nas suas várias dimensões; estrutural e conjuntural, empírica e teórica, internacion...

A ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS CANDIDATOS

Mais que uma análise objetiva das propostas, queremos dar destaque aos componentes estratégicos e emocionais que as candidaturas promovem em sua prática discursiva. A ...