PROPRIETÁRIOS DA MÍDIA NO BRASIL

Especial - Proprietários da mídia | Brasil
Uma mídia com alta concentração de propriedade e audiência, sob crescente controle religioso, com influentes afiliações políticas e guiada por interesses econômicos de grandes grupos. Falta de transparência na propriedade e na distribuição da publicidade oficial, concentrada nos meios simpáticos às reformas do governo. Tudo isso possibilitado por um marco regulatório antigo, permissivo e ineficaz. Esses são alguns dos apontamentos deste especial, que traz resultados do Monitoramento da Propriedade da Mídia, realizado pelo Intervozes, em parceria com a Repórteres Sem Fronteiras...

13 de agosto 2018
1

A mídia antipetista: quem está por trás do portal “O Antagonista”?

Nestas eleições de 2018, o portal O Antagonista ganhou destaque ao se prestar ao serviço de “assessoria de imprensa” informal da candidatura de...

por André Pasti e Luciano Gallas
2

Regulação da mídia: a invisibilidade de uma agenda essencial à democracia

Enquanto o Brasil se mobiliza nas mais polarizadas eleições desde a redemocratização, uma agenda passa ao largo da preocupação de eleitores, aut...

por Jonas Valente
3

Na internet, a combinação de novas e velhas formas de concentração

Diante de um sistema de mídia altamente concentrado em diversos países do mundo, a internet foi saudada nos anos 1990 como a grande esperança para a circulação plural de vozes no espaço público e a garantia da liberdade de expressão. A aparente horizontalidade da comunicação estabelecida através da rede mundial de computadores e a ilusão da gratuidade dos serviços utilizados para isso trazia uma sensação de que a internet seria enf...

por Olívia Bandeira e Jonas Valente
4

O que as afinidades políticas revelam sobre o negócio da comunicação no Bras...

As eleições de 2018 se aproximam e o Brasil mergulha cada vez mais em uma grave crise político-econômica. O mesmo Congresso que serviu de arena pa...

por Luciano Gallas
5

Mídia, religião e política: igrejas cristãs intensificam presença na esfera...

Ao assumir a presidência da Câmara dos Deputados, em 2015, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-membro da igreja Sara Nossa Terra e atual ...

por Olívia Bandeira
6

Igrejas cristãs no topo da audiência

A utilização das mídias por igrejas no Brasil não é um fenômeno novo, mas tem crescido e atingido novos patamares. Hoje, a mídia religiosa não...

por Olívia Bandeira
7

Quem controla a notícia no Brasil?

Os veículos de grande circulação costumam declarar em suas linhas editorais que buscam informar de modo isento, apartidário e plural. Alguns de se...

por Olivia Bandeira e André Pasti
8

Investigando os donos da mídia no Brasil pós-golpe

Uma mídia com elevada concentração de propriedade e de audiência, sob crescente controle religioso, com influentes afiliações políticas e guiad...

por André Pasti e Luciano Gallas

Especiais relacionados

TENDÊNCIAS AUTORITÁRIAS NO TEMPO PRESENTE

Jair Bolsonaro (PSL) assumirá a Presidência da República a partir de 1o de janeiro de 2019. Feliz ano velho: fantasmas antigos de um passado autoritário rondam Bolson...

GUILHOTINA – O PODCAST DO LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL

Uma visão crítica dos fenômenos relegados ao ponto cego pela mídia tradicional. A equipe do Le Monde Diplomatique Brasil recebe a cada semana analistas com pesquisas ...

OBSERVATÓRIO DA ECONOMIA CONTEMPORÂNEA

O Observatório da Economia Contemporânea tem como foco a discussão da economia nas suas várias dimensões; estrutural e conjuntural, empírica e teórica, internacion...

A ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS CANDIDATOS

Mais que uma análise objetiva das propostas, queremos dar destaque aos componentes estratégicos e emocionais que as candidaturas promovem em sua prática discursiva. A ...