França

O ano 1 da esquerda

Depois da derrota eleitoral na França, paremos tudo e repensemos. É preciso começar pelo retorno ao que seria a raiz do conflito entre a esquerda e a direita, que não se traduz por “valores”, mas pela questão fundamental do controle da economia

A catástrofe das eleições de 2007 revelou o tamanho da crise na esquerda francesa, surgida logo após a vitória presidencial do socialista François Mitterrand em 1981. Obrigada a dar as costas a seu programa, depois de apenas dois anos de governo, a esquerda nada mais teve a propor em matéria de política socioeconômica. Ela implementou, no máximo, um neoliberalismo sem entusiasmo e seu discurso tornou-se meramente moralizador, usando como cavalos de batalha "valores" antirracistas, antifascistas etc, que supostamente a distinguem da direita. No âmbito prático, uma das únicas iniciativas da esquerda foi lançar-se na "construção europeia", o que teve como principal efeito tornar impossível qualquer alternativa ao neoliberalismo. Os socialistas e os verdes, ao encorajarem tal construção em nome de seus "valores", principalmente o antinacionalismo, acionaram um dispositivo institucional que impede suas próprias audácias, ou antes aquelas de suas bases. A ideia é blindar o processo político contra a influência…

Leia mais sobre o tema: