Edição – 1

A democracia em disputa
Uma fotografia da situação atual da América Latina mostra realidade desalentadora. No continente, a desigualdade continua sendo a maior do mundo. A pobreza resiste às políticas que anunciam sua erradicação. O desemprego, a exclusão social, a violência são os principais problemas. As políticas neoliberais continuam sendo adotadas pela grande maioria dos governos. Neste sentido, nada …

Muçulmanos X Muçulmanos
Dois incidentes ilustram as divergências crescentes no seio dos movimentos islâmicos armados. No Waziristão do Sul, uma zona tribal do Paquistão situada na borda da fronteira afegã, talibãs locais perpetraram, em março de 2007, um massacre de combatentes estrangeiros do Movimento Islâmico do Uzbequistão, filiado à Al-Qaeda; quase simultaneamente, ferozes combates opunham o Exército Islâmico …

Medicamentos como armas de guerra
A Associação Médica Britânica (AMB) acaba de publicar um novo relatório sobre o “uso de drogas como armas”1. Esta é a terceira publicação da AMB alertando para a militarização da medicina e seu potencial para criar novos artefatos de guerra. Mas quanto devemos nos preocupar com o avanço crescente da farmacologia tática? O assunto esteve em …

O homem que reinventou Bogotá
Há 15 anos, Bogotá era considerada uma das cidades mais perigosas do mundo. Hoje, ostenta o título de “Cidade da Paz”, segundo a Unesco, e de “Melhor Cidade”, conforme a Bienal de Arquitetura de Veneza. Quem visita a capital colombiana diz que ela transmite uma impressão de Primeiro Mundo. E os números parecem corroborar tal …

A encruzilhada dos modelos
A campanha eleitoral e os primeiros dois anos do governo Lula foram marcados por um intenso debate público sobre a questão da fome e da segurança alimentar e nutricional (SAN). Tal debate foi permeado por uma mescla de questões técnicas e ideológicas. De um lado, o governo eleito, com amplo apoio popular, reafirmava sua meta de …

Estação Utopia
Talvez estejamos na iminência de viver de maneira nova as relações entre a arte e as práticas sociais. As obras de arte esposam a realidade, apelando de novo ao desabrochar de cem flores. Coisas se quebram. As artes penetram o espaço que lhes é exterior. Trata-se de uma busca total. Alguns veem nisso um estado …

Etanol: subsídios para o debate
O etanol da cana-de-açúcar é, no momento, a grande celebridade no mundo da energia. O que o coloca no centro das atenções de chefes de Estado e modernos capitães de indústria é uma confluência de oportunidades, para as quais muito contribuem suas características próprias, como a alta produtividade agrícola, o balanço de carbono extremamente positivo …

Sade e o espírito do capitalismo
A principal obra de Donatien Alphonse François de Sade (1740-1814) é Os 120 dias de Sodoma (1785). Trata-se de uma sociedade totalitária, a qual o cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, em seu filme Salò (1976), transpôs para a Itália fascista, já em ruínas, de 1944. Imaginando um rapto maciço de indivíduos jovens e velhos dos dois …

Amazônia: em busca do desenvolvimento responsável
Os ventos alísios empurram para dentro da Amazônia, de leste para oeste, a umidade que evapora da região equatorial do Atlântico. A Amazônia é um oceano verde, que abriga e reproduz, em múltiplas camadas de vegetação, a água das chuvas que vêm do Atlântico, gerando um ciclo de evaporação e precipitação que se estende por …

A redescoberta da literatura indiana
Em Shakuntala1, a principal peça do grande poeta dramático da Índia clássica, Kalidasa (século IV), o caminho do rei Dushyanta cruza com o da filha de um eremita durante uma caçada. A paixão é recíproca. Casam-se em segredo, mas o rei vai embora depois da noite de núpcias. Preso aos afazeres do reino, ele esquece …

Os intelectuais e a rede mundial do saber
Qual é a responsabilidade dos intelectuais frente às novas tecnologias da comunicação? Segundo a definição comum, os intelectuais constituem uma categoria de pensadores que intervém ativamente nos assuntos públicos e expressa a crítica consciente de suas sociedades. Mas, com o desenvolvimento das atividades de alto valor agregado, o crescimento da educação superior e a extensão …

A batalha das palavras
O empobrecimento dos conceitos que servem para designar o estado atual e o futuro do mundo se acentuou na medida que o mercado das palavras se reduziu às palavras do mercado. A noção mecânica de informação como quantidade de dados (data ), vinda da engenharia de telecomunicações, desempenhou o papel de Cavalo de Tróia. Apartando-se da …

O novo rosto da periferia
Agora é assim, simples assim, a periferia está na moda. Mas que moda é essa que não traz evolução para seus moradores? Que moda é essa que traz crime, abandono e o cheiro insuportável do córrego a céu aberto? É estranho falar em moda pra quem só sabe pegar ônibus lotado, deixar seu lar de …

Um novo olhar
Vivemos, talvez, um momento de transição do padrão civilizatório. Um tempo de perplexidades. A ameaça de desastres climáticos, pandemias e conflitos étnico-religiosos inspira cenários apocalípticos de morte e destruição. Enquanto isso, o processo científico-tecnológico, a criação de uma rede mundial de comunicação, a interação sem precedentes das mais diversas matrizes culturais abrem perspectivas inéditas para …

Contra o “tudo em inglês”
“Bandeira do atraso”, “rejeição da modernidade”, “traço de chauvinismo”, “protecionismo”, “nacionalismo”, “colonialismo” e por aí vai… Se há uma questão sobre a qual, na França, uma boa parte da extrema esquerda, da esquerda boêmia e da corrente altermundialista estão em sintonia com os cruzados da globalização liberal – as “elites” da publicidade e da mídia, …

América Rebelde – Uma entrevista com Noam Chomsky
Tão respeitado nos pequenos seminários acadêmicos quanto nas grandes reuniões do Fórum Social Mundial, Noam Chomsky é um dos mais importantes intelectuais da atualidade. Com 78 anos, esse professor do renomado MIT (o Instituto de Tecnologia de Massachusetts) tornou-se uma referência mundial, seja no domínio da linguística, sua área de especialização científica, seja nas fileiras …

O Memorando Debray sobre a Palestina
Em outubro de 2006, o então presidente da República Francesa, Jacques Chirac, encarregou o intelectual Régis Debray de “conduzir uma pesquisa de campo sobre a situação das diversas comunidades etno-religiosas do Oriente Médio”, recomendando que fosse “dirigida a todos os setores, sem exceção”. Foi dentro desse quadro, entre outras observações recolhidas na região, que o …

O ano 1 da esquerda
A catástrofe das eleições de 2007 revelou o tamanho da crise na esquerda francesa, surgida logo após a vitória presidencial do socialista François Mitterrand em 1981. Obrigada a dar as costas a seu programa, depois de apenas dois anos de governo, a esquerda nada mais teve a propor em matéria de política socioeconômica. Ela implementou, …