“A qualidade do alimento orgânico é igual ao alimento convencional”

Não é. E para mostrar isso é possível analisar, pelo menos, quatro aspectos. O mais impactante é a toxicidade. Orgânicos são isentos não só de agrotóxicos, mas também de fertilizantes químicos sintéticos, sementes transgênicas, drogas veterinárias e, se forem industrializados, não têm aditivos químicos sintéticos (corantes, aromatizantes, conservantes, emulsificantes etc), e não sofrem irradiação. O …

por em

Venenos na agricultura: quem ganha com isso e como diminuir?

Ganha quem tem interesses financeiros em manter o agronegócio e a produção de patentes e insumos agropecuários. Em 2018, a campanha em defesa da lei pró-agrotóxicos, apoiada no Brasil pela bancada ruralista e pela frente parlamentar agropecuária – a mais coesa e representativa do Congresso, com 44% de deputados e 33% de senadores no momento …

por em

“O agronegócio é que produz comida”

O agronegócio produz commodities, PIB, promove exportação e cria laços mercadológicos. É, enfim, uma dinâmica de caráter econômico; não produz comida (e saúde ao mesmo tempo) e muito menos segurança e soberania alimentar. No Brasil, são os agricultores familiares e campesinos, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, neorruralistas, extrativistas, agrofloresteiros, pescadores e os integrantes dos movimentos sem terra …

por em

“Alimento orgânico é uma questão de esquerda e é inacessível para a maior parte da população”

Temos aqui um incômodo paradoxo. Entre 1964 e 1991 (época que incluiu a ditadura militar), o consumo de agrotóxicos no país aumentou 276,2%, frente a um aumento de 76% na área plantada. No período entre 1991 e 2000 (governos de Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso), observamos um aumento de quase 400% no …

por em

“Agrotóxico não faz mal. A agricultura convencional é a responsável pelo aumento da longevidade e diminuição da fome no mundo”

Nenhum pesquisador inteligente publicaria um estudo com esse apelo em 2019. Se hoje o movimento de extrema direita MBL repete o que Ludwig von Misses disse em 1964 – que os agrotóxicos são os verdadeiros responsáveis pela longevidade – é preciso entender as razões para essa citação. O economista austro-americano nasceu em 1881 e parou …

por em

A agricultura orgânica e sua capacidade de produzir comida para alimentar a população mundial

A agricultura orgânica (AO) pode tanto alimentar o mundo como preservar o meio ambiente e promover saúde com alimentos mais nutritivos e sem venenos. Ao mesmo tempo. Entretanto, algumas mudanças na dieta serão necessárias e é preciso pensar sobre elas. Estudo de John Reganold e Jonathan Wachter, pesquisadores da Washington University, modelou quinhentos cenários de …

por em

Abertura: uma dicotomia e muitas controvérsias

A sociedade brasileira está bombardeada de informações polêmicas e controversas sobre o uso de agrotóxicos e a centralidade do agronegócio no país frente ao consumo de orgânicos e a agricultura familiar. Como toda questão socioambiental no Brasil, o debate vem assumindo nuances de uma desgastada dicotomia política que confunde o consumidor de alimentos e inibe …

por em