Com Bolsonaro, Brasil segue na contramão do direito à comunicação

Destruição da Amazônia. Garimpeiros invadindo territórios indígenas e praticando estupros, além de provocar mortes e desaparecimentos. Cerrado em chamas. Indigenista e jornalista assassinados enquanto trabalhavam. Números alarmantes de mortes causadas por intoxicação de agrotóxicos. Crescentes índices de mortalidade infantil. Milhões de famílias passando fome todos os dias, outras milhares em insegurança alimentar e tantas outras …

por em

Desafios da educação pública na pandemia

O ano de 2021 ficará marcado na história da educação pública brasileira. Lamentavelmente, o fato se deve pouco ao marco centenário de Paulo Freire, patrono da pedagogia crítica e libertária no Brasil e na América Latina. Ao contrário, enquanto o educador foi novamente alvo de desinformação e ataques, sobretudo por parte de partidos e veículos …

por em

Impactos da desinformação no Brasil em tempos de Covid-19 e eleições

Entre o dia 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a existência de uma pandemia de Covid-19, e 30 de abril do mesmo ano, as pesquisas na internet sobre a doença cresceram entre 50% e 70% nos públicos das diversas faixas etárias em todo o mundo, de acordo com …

por em

Acesso à internet ainda é entrave ao direito à comunicação

“Quase perdia a chance de fazer a matrícula por conta da internet que era péssima. Não era de boa qualidade. Sofri muito!”. O relato de dona Maria Geísa dos Santos, ao tentar efetivar a matrícula escolar da sua filha, disponibilizada exclusivamente pela internet, é emblemático das dificuldades enfrentadas por parte dos/as brasileiros/as que usaram a …

por em

(In)visibilidades na rede: discurso de ódio e censura das plataformas

O debate público que ocorre no espaço digital é atravessado pelas regras de termo de uso e critérios nem sempre explícitos das plataformas digitais. A concentração de poder e do fluxo de informação em monopólios digitais alarma ativistas e pesquisadores que veem na falta de regulação das plataformas um risco à democracia, além da conivência …

por em

Lei Geral de Proteção de Dados não impede o vazamento de dados pessoais

O mundo vive as consequências da plataformização, com os modelos de funcionamento das big techs e a ascensão da internet, cada vez mais presente na vida das pessoas. Uma das principais dimensões desse fenômeno é a coleta maciça de dados dos usuários que vivenciam esse espaço de socialização e de realização das mais diversas atividades …

por em

Violações na mídia e as conquistas do movimento pelo direito à comunicação

“Já pensou em ter um filho viado e não poder matar?”. Esta frase foi dita no dia 18 de junho de 2021, em uma emissora de TV aberta, pelo apresentador Sikêra Júnior, no programa Alerta Nacional, transmitido pelas emissoras de TV A Crítica e Rede TV!, durante o quadro “Batalha das drags”, exibido pelo policialesco. …

por em

Bolsonaro é o maior violador de direitos de comunicadores/as no país

Os índices de violência contra comunicadores/as continuam batendo recordes no Brasil. De acordo com o último relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), publicado em janeiro de 2022, foram registrados pelos sindicatos afiliados 430 episódios de violência contra jornalistas no país, durante o ano de 2021. Uma diferença pequena em relação ao ano anterior, que …

por em

Censura, propaganda oficial e ameaça de extinção rondam a EBC

Não é de hoje que os microfones da rádio Jovem Pan estão disponíveis para a unificação dos discursos neofascista e ultraliberal no Brasil. No dia 5 de fevereiro de 2018, no programa “Pânico”, o então candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, deu uma das primeiras declarações mais explícitas sobre a possibilidade de “fechamento” da …

por em