Cinco anos do Guilhotina, o podcast do Le Monde Diplomatique Brasil
O Guilhotina, podcast do Le Monde Diplomatique Brasil, está completando cinco anos de entrevistas que ajudam a entender o Brasil e o mundo
Há cinco anos, em novembro de 2018, o Le Monde Diplomatique Brasil lançava o primeiro episódio do seu podcast. Jornalistas da equipe do Diplô conversaram com a socióloga Esther Solano sobre a ascensão da extrema direita no Brasil e a vitória de Jair Bolsonaro nas eleições. Desde então, foram mais de 220 episódios, passando por quatro anos de Bolsonaro, uma pandemia e uma eleição decisiva para o futuro da democracia brasileira. Além dos episódios semanais, também tivemos oito séries de reportagens especiais, em parceria com organizações como a Terra de Direitos, a CESE, a Fundação Rosa Luxemburgo e a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado.
CONFIRA AS SÉRIES ESPECIAIS
Periferias de São Paulo: cotidianos, conflitos e potências
Ocupação da Amazônia pelo mercado
Guardiões e guardiãs da floresta: direito territorial e clima na Amazônia
Território vivo: o combate às mudanças climáticas no Cerrado
Cidade livre – Temporada 1 e 2
Os saberes dos Povos do Cerrado e a biodiversidade
“A gente teve a ideia de fazer um podcast de entrevista com base em livros, estudos, pesquisas, teses de doutorados ou mesmo filmes”, explica o Luís Brasilino, editor do Le Monde Diplomatique Brasil e um dos apresentadores do programa. Nos últimos cinco anos, nós recebemos e entrevistamos pensadores e pesquisadores como Weber Lopes Goés, Raquel Rolnik, Marcos Nobre, Camila Rocha, Juliana Borges, Manuela D’Ávila, Vladimir Safatle e Michael Löwy.
Ver essa foto no Instagram
Bianca Pyl, editora web do Le Monde Diplomatique Brasil e a outra apresentadora do programa, explica que o podcast “se reinventou” na pandemia. Enquanto antes o programa era gravado presencialmente, no estúdio da Central 3 em São Paulo, com a crise sanitária o programa passou a ser gravado de forma remota, o que possibilitou a gravação de entrevistas com pessoas de todos os cantos do Brasil. Atualmente a produção do Guilhotina é feita pela Rádio Tertúlia.
Nesses últimos cinco anos, juntamos 55 mil ouvintes que seguem o Guilhotina no Spotify e ouvem as entrevistas conduzidas pela Bianca e pelo Luís. Agora, nos próximos aniversários, o plano é continuar levando boas entrevistas semanalmente para vocês, com o melhor do pensamento crítico e contra-hegemônico do Brasil. Esperamos ter sua companhia, e agradecemos pela atenção na última metade de década!
Siga o Guilhotina no Spotify.
Se você usar Deezer, é só favoritar aqui.
O Guilhotina também está na Apple Podcast.
E na Amazon, o Guilhotina está disponível aqui.