Lawfare e a desintegração latino-americana

Um dos reflexos mais visíveis do colonialismo latino-americano é a incapacidade de se priorizar o regionalismo como estratégia de ampliação do poder na agenda internacional. A independência das colônias espanholas se sustentou na fragmentação territorial, resultado de uma composição de poder de elites locais nacionalistas e da estratégia imperialista do “dividir para reinar” que acompanha …

por em

Biocentrismo ancestral: uma ecologia mais profunda

Uma série de processos que tiveram uma de suas manifestações mais marcantes no Novo Constitucionalismo Latino-Americano e no que poderíamos chamar de sua culminância no Equador, em 2008, e na Bolívia, em 2010, expressou em conceitos como Bem Viver ou Direitos da Pachamama a potencialidade das propostas que surgiram, fundamentalmente, a partir dos movimentos indígenas. …

por em

O custo da cobertura midiática para a integração latino-americana

Em 24 de fevereiro de 2022 acordamos com a sensação de estar no século passado. Em tempos em que outros tipos de guerras – como a híbrida – são mais comuns, nos deparamos com imagens de investidas militares convencionais: tanques nas ruas, caças, bombas, mísseis, mortes e falta de diálogo. Ocorre que isso acontece em …

por em