O resultado das prévias argentinas e um alerta para o Brasil

As eleições prévias legislativas, realizadas no dia 12 de setembro, fizeram soar um alerta amarelo no governo de Alberto Fernández, na Argentina. Foi uma derrota flagrante em todo o país, mesmo em províncias que são redutos tradicionais do peronismo, como La Pampa e Chaco. O cenário só não é tão devastador – pelo menos por …

por em

Elisa Loncón: “É possível refundar o Chile”

No dia 4 de julho, Santiago do Chile foi palco de um dos atos democráticos mais transcendentais produzidos durante os dois séculos da história republicana do país: a instauração da primeira assembleia de representantes eleitos pela votação popular com mandato para redigir uma nova Constituição. Este fato histórico é resultado da revolta social de outubro …

por em

Chile: da revolta popular à Convenção Constituinte

Até outubro de 2019, o Chile era apresentado como um caso exemplar de neoliberalismo. As elites dominantes exibiam com orgulho a ordem que reinava no país e o efetivo disciplinamento da população. No entanto, um aumento de US$ 0,04 na passagem do metrô de Santiago, fez lançar pelos ares esta imagem desencadeando um vertiginoso processo …

por em

O grito colombiano: entrevista com o ex-presidente Ernesto Samper

A América Latina grita. Depois de uma onda de governos neoliberais e de extrema-direita, nossa região parece querer aos poucos virar a página do reacionarismo, do negacionismo, do rentismo desenfreado e do lawfare que destroem democracias, violam o estado democrático de direito e causam um estrago social sem precedentes. Mas retomar o caminho da democracia …

por em

Resistência à expansão da soja: aliança entre movimento social e cientistas

A contaminação por agrotóxicos usados em propriedades produtoras de soja – que cercam os pequenos lotes na região do Planalto Santareno – é o motivo pelo qual Antônio Alves, conhecido como Seu Macaxeira, terá que deixar sua terra, pela segunda vez em dez anos. Seu Macaxeira é um agricultor familiar e integrante do movimento social …

por em

A pandemia da uberização e a revolta dos precários

A tragédia da pandemia no Brasil chegou aos limites do absurdo, com centenas de milhares de mortos, com o sistema de saúde em ritmo de colapso em várias partes do país, apesar de todos os esforços do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus profissionais de saúde. E este cenário, sabemos, tem suas causas principais …

por em

Pós-neoliberalismo: Reflexões sobre os governos progressistas e as resistências possíveis

A “guinada à esquerda” e a “onda rosa” já são termos consolidados na análise política para se referir à onda eleitoral de partidos de esquerda, que chegaram aos cargos presidenciais em toda a América Latina. Considera-se que esta onda começou com Hugo Chávez na Venezuela, em 1999, seguida rapidamente pelas vitórias eleitorais de Luiz Inácio …

por em

O retorno do Movimento ao Socialismo na Bolívia

Desde o ano de 2016, a Bolívia atravessou um conturbado processo político e social que culminou, em 2019, com a renúncia do presidente Evo Morales e do vice-presidente García Linera. Ameaçados pelas forças políticas conservadoras, pelos altos mandatários militares e por facções da polícia nacional. Este fato marcou o final de 13 anos contínuos do …

por em

Acesso à terra no Paraguai

Na era pré-hispânica, a agricultura praticada pelos povos nativos do Paraguai era a de subsistência e sua economia estava baseada na reciprocidade (Coronel, 2011). A chegada dos europeus trouxe consigo a apropriação individual da terra (Fogel, 1990). Assim, durante a era colonial, a exportação da erva-mate e do tabaco beneficiava exclusivamente as elites nacional e …

por em

Resistências mexicanas: entre massacres, travessias e lutas

Na obra prima “Pedro Páramo”, escrita em 1955 por Juan Rulfo, filho de um terrateniente assassinado pouco após a Revolução Mexicana (1910-1920), o protagonista chega à cidade fictícia de Comala e todos estão mortos. A emblemática entrada em uma cidade fantasma é uma alegoria costumeira para descrever alguns cenários do México contemporâneo. São 126 milhões …

por em

O Brasil como reflexo inevitável da América Latina

Sol de Alto Perú, rostro Bolivia, estaño y soledad Un verde Brasil, besa mi Chile, cobre y mineral Subo desde el Sur hacia la entraña América y total Pura raíz de un grito destinado a crecer y a estallar Mercedes Sosa, Canción con todos   Alguns dizem que é pela língua, outros pelo tamanho continental. …

por em