Dia mundial do habitat: a luta pelo Despejo Zero

A falta de rumo em relação à política habitacional e o aumento da pobreza no país têm submetido milhares de famílias a condições de moradia ainda mais precárias e inseguras. Desde 2020, um grande esforço de mobilização social envolvendo parlamentares, defensorias públicas, ministérios públicos e organizações da sociedade civil tem pautado a suspensão dos despejos …

por em

Mudanças climáticas: lutar contra quem?

São Paulo se tornou a primeira cidade da América Latina a incluir em seu calendário oficial o Dia Municipal de Luta Contra as Mudanças Climáticas, celebrado anualmente no dia 20 de setembro. A Lei 17.620/2021 é de autoria da Bancada Feminista (PSOL) e Carlos Bezerra Jr (PSDB), e considera para o calendário oficial a data …

por em

Derecho a la ciudad, una praxis para enfrentar los desafíos actuales

Las ciudades han sido el epicentro de la catástrofe de la pandemia del coronavirus a nivel mundial y América Latina, con una alta tasa de urbanización y atravesada por una trama de múltiples desigualdades, no ha sido la excepción. La pandemia ha intensificado y reconfigurado las múltiples crisis sanitarias, sociales, políticas, económicas, climáticas y ambientales, …

por em

Direito à cidade, uma práxis para enfrentar os desafios atuais

As cidades têm sido o epicentro da catástrofe promovida pelo coronavírus ao redor do mundo, e a América Latina, com uma alta taxa de urbanização e atravessada por uma trama de diversas desigualdades, não é uma exceção. A pandemia intensificou e reconfigurou as múltiplas crises sanitárias, sociais, políticas, econômicas, climáticas e ambientais, que são fortemente …

por em

Cidades para e das crianças

Numa tarde de saudade, fiz uma ligação por vídeo com meu afilhado, de 6 anos. Ele estava entretido com seu brinquedo favorito (e meu presente favorito, para desgosto da comadre): uma montanha de Lego, com a qual construía, nas suas palavras, um mercadinho. Eu não era páreo para aquela atração (principalmente através de uma telinha …

por em

O futuro do Estatuto da Cidade

No aniversário de 20 anos do Estatuto da Cidade, é fundamental refletir sobre o seu legado de inclusão social nas cidades brasileiras, compreender a posição estratégica entre os marcos nacionais urbanos do mundo e entender como uma transformação mais radical de nossas cidades pode estar lastreada nos mecanismos que essa legislação nos oferece. O Estatuto …

por em

Debate sobre moradia de iniciativa comunitária no sul global

O desemprego e a diminuição da renda em função da pandemia têm aumentado a insegurança habitacional, e o medo de despejos forçados e execuções hipotecárias faz parte da vida cotidiana em diversas cidades ao redor do mundo. Com base em uma série de diálogos com redes e instituições da sociedade civil do Sul global, o evento discutirá …

por em

Pandemics, housing crisis and the value of community-led housing initiatives in the global south

Community-led housing is creative, collective and participatory dwelling practices that have the potential to address social exclusion and produce adequate and affordable housing options. Over the past decades, social vulnerabilities have often been materialised in the form of precarious and insecure housing, a global condition that has been exacerbated by the Covid-19 pandemic. It is …

por em

A importância das experiências de moradias de iniciativa comunitária

Moradias de iniciativa comunitária são práticas habitacionais criativas, coletivas e participativas com o potencial de responder à exclusão socioespacial e produzir alternativas dignas e acessíveis de moradia. Ao longo das últimas décadas, vulnerabilidades sociais frequentemente se materializaram na forma de habitações precárias e inseguras, uma condição global que tem sido agravada pela pandemia de Covid-19. …

por em

Direito urbanístico e política urbana em tempos de pandemia

A crise sanitária em curso é essencialmente a crise da cidade, isso é, uma crise das dinâmicas de produção do espaço nas cidades e do modelo hegemônico de ordenamento territorial. Originalmente determinada pelas mudanças das relações dos seres humanos com o meio ambiente – dados o padrão de urbanização dominante internacionalmente e as relações íntimas …

por em

Injustiças de gênero nos territórios da América Latina e Argentina

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, 90% dos casos de Covid-19 foram registrados em cidades. Se vislumbra assim a necessidade de uma mudança de paradigma, se fortalece uma consciência coletiva que questiona a depredação da natureza, dos bens comuns e das pessoas, em particular das mulheres e seus corpos, oprimidos, violados, subordinados. É possível …

por em

Mulheres negras e as cidades do amanhã

Em 2018, após Marielle Franco ter sua trajetória política violentamente interrompida, deputados no Rio de Janeiro retiram e quebram a placa feita em sua memória. Existem vários caminhos possíveis para a compreensão deste fato que se conectam com a discussão sobre quais narrativas históricas e corpos sofrem constantes tentativas de apagamento nas cidades. Sobretudo, trago …

por em

As cidades do amanhã são cidades justas

Qualquer celebração nestes tempos de pandemia nos parece estranha. O próprio carnaval, uma das maiores festas populares do mundo, não cabia em 2021. As efemérides – datas que celebram temas ou marcam acontecimentos relevantes – parecem frívolas, desconectadas da realidade. Mesmo assim, nunca foi tão importante lembrar que, no dia 20 de fevereiro, foi celebrado …

por em