O que queremos de um bom governo municipial

Neste ano teremos eleições municipais.  Serão eleitos 5.562 novos prefeitos e 56 mil vereadores. Ainda que uma parte deles seja reeleita, de toda maneira teremos quase 400 mil candidatos e candidatas a cargos eletivos municipais em todo o Brasil. Em 2004 o TSE registrou 346.419 candidatos a vereadores e 15.385 candidatos a prefeitos. Se assumirmos …

por em

Sarkozy e o falso brilhante

Em junho de 2007, o apresentador de televisão Marc-Olivier Fogiel entrevistou o técnico da seleção de rúgbi da França, Bernard Laporte. A conversa em rede nacional aconteceu alguns dias antes da nomeação do treinador ao cargo de secretário de Estado para os esportes. Fogiel incentivou seu convidado a falar da simpatia que nutria pelo presidente …

por em

Tumulto na produção mundial de cereais

Revoltas populares questionam o alto custo de vida em Burquina Faso e na República dos Camarões. Manifestações contra o valor do pão ganharam as ruas do Senegal e do Egito. Observadores internacionais como Jean Ziegler, há até pouco tempo relator especial das Nações Unidas pelo direito à alimentação, evocam o temor da falta de alimentos …

por em

A mídia e a vida dos ricos

Ao apresentar “A saga dos fazedores de fortuna”, em 26 de maio de 1983, o programa Antena 2 lançava a moda dos retratos de empresários “descomplexados”. Bernard Tapie, um quarentão comprador de empresas em dificuldades, era a estrela. A mudança das regras havia começado. Para as fortunas acumuladas rapidamente, o clima se amenizava. Com algumas …

por em

Esquerda de cara nova

Em uma das paredes de seu escritório, Klaus Lederer pendurou uma pintura a óleo levemente desbotada. O retrato é do filósofo Karl Marx (1818-1883), seu conterrâneo. Já no computador, a imagem escolhida como fundo de tela é muito mais moderna: trata-se de uma foto multicolorida de uma multidão protestando. Para os alemães de direita, a …

por em