A vitalidade dos feminismos negros

“Ignorar as diferenças de raça entre as mulheres, e as implicações dessas diferenças, representa uma seríssima ameaça à mobilização do poder coletivo das mulheres”. Audre lorde. “Depois de tudo, sou feminista”. Lélia Gonzalez.   Vitalidade: substantivo feminino, característica do que tem vida, vigor, energia. Tomamos os feminismos negros como territórios de práxis e epistemologias, que …

por em

“Nossos corpos por nós mesmas”: um projeto de tradução feminista

Essas e muitas outras questões nos afligem todos os dias. De algumas delas temos até medo de falar em voz alta. Por isso, ao nos depararmos com um livro que discute a saúde e sexualidade da mulher e, mais ainda, dá visibilidade àquelas de nós que são marginalizadas e estigmatizadas, como as negras, pobres, deficientes, …

por em

A face conservadora da tecnologia da informação: predomínio branco e masculino

Seria redundância destacar o grande valor das tecnologias da informação na contemporaneidade. Seu espantoso alcance nas diversas esferas sociais, numa velocidade nunca vista, tem viabilizado intensas mudanças, sobretudo em tempos de pandemia e de distanciamento social. Menos suscetível a variações, mais homogênea e, arrisco, conservadora, está a composição das pessoas responsáveis pela sua produção e …

por em

Crianças pretas importam! Marielle Franco e a Lei do Espaço Coruja

Iniciamos esse texto agradecendo a vocês mulheres, por dedicarem o pouco ou quase inexistente tempo para atividades individuais, de lazer ou de estudo, para ler esse artigo. Dizemos isso porque achamos fundamental reconhecermos que as condições objetivas de vida, com a múltipla jornada de trabalho, vêm limitando cada vez mais a participação social das mulheres, …

por em

A luta contra o tráfico de pessoas na era da Covid-19

– 11 de março de 2020: após a identificação de um novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde declara que estamos vivendo uma pandemia (do grego pan-demos). A epidemia afeta toda (pan) a população (demos), não se limitando a algumas áreas geográficas. -18 de março de 2020: com a declaração do estado de emergência português, …

por em

“Mulheres negras decidem: Para onde vamos”

À medida que a pandemia de Covid-19 avança e deixa a cada dia um número maior de mortes no Brasil, acentuando e expondo as desigualdades existentes e pré-existentes em nossa sociedade, que vão desde o sucateamento do nosso sistema público de saúde, passando pela insegurança alimentar, chegando até questões de saneamento básico, educação, trabalho e …

por em

Sem par neste 12 de junho? Lembre-se, a solidão pode ser um bem…

Inicio este breve ensaio convidando leitoras e leitores a uma incursão em torno da problemática da solidão. O momento é conveniente, pois datas existem para várias finalidades e uma delas é nos provocar. No Brasil, o Dia dos namorados é o 12 de junho, em outros países, o 14 de fevereiro, não importa. Trata-se de …

por em

A pandemia pelo olhar de uma médica de família e comunidade do SUS

“31 de março de 2020 É assim que começo esse diário sobre meus dias na pandemia de coronavírus: só eu, o papel, a caneta e todo o mundo de preocupações e angústias que carrego comigo. Desde que nos reorganizamos para atender os casos suspeitos de COVID-19, não trabalhamos mais como equipes de saúde da família …

por em

‘Você poderia ter me pedido’ – o trabalho invisível das mulheres

Nas últimas semanas, a pandemia trouxe à tona a necessidade de reavaliarmos a divisão equitativa de tarefas entre as famílias. Muitas mulheres, precisam administrar o trabalho remoto, educação dos filhos na modalidade online e as tarefas domésticas. Contando com pouca ou nenhuma ajuda de companheiros ou de outros membros da família. Entretanto, essa discussão não …

por em

Maternidade, academia e pandemia

Os relatos a seguir são de duas autoras mães e acadêmicas. Não nos conhecíamos até sermos convidadas a pensar a respeito da nossa realidade neste momento particular de crise epidêmica mundial para escrevermos este artigo para o Le Monde Diplomatique Brasil. Partimos da reflexão de como essa crise tem afetado as nossas rotinas, passando por …

por em

Da fogueira ao microscópio: as mulheres na ciência

Faltam mãos, dedos e memória para contar quantas mulheres se destacariam no mundo do conhecimento e, mais recentemente, no mundo científico. Seria isso maior ainda, e pontuado de forma justa, se não tivessem sido apagadas e negadas dentro de suas descobertas pelo privilegiamento histórico do sexo masculino, estabelecido como o grande referencial. Muitas mulheres, ao …

por em

Territórios coletivos e ancestralidade: a luta das mulheres quilombolas

“Terra pra plantar, café pra colher, o negro trabalha pra sobreviver”.  Grupo Realidade Negra – Quilombo Campinho no Rio de Janeiro   Nós, povo negro quilombola, lutamos há séculos contra o racismo que dificulta e, muitas vezes, impede o pleno desenvolvimento de nossos quilombos. Por muitos anos nossa luta não contou com apoio do Estado brasileiro, pois …

por em

A resistência feminista frente às mudanças climáticas

Quando falamos de mudanças climáticas estamos nos referindo ao processo de agravamento do efeito estufa pela emissão de gases resultantes de atividades desenvolvidas pelo homem. O efeito estufa, em si, é um fenômeno natural de retenção de calor do planeta, sem o qual a vida na Terra não seria possível. Entretanto, o acúmulo dos Gases …

por em

A agenda feminista diplomática entre a guerra e as missões de paz

Após o centenário da admissão da primeira diplomata brasileira no Itamaraty 1 nos encontramos num cenário de tensão premente ao que se refere à entrada de uma agenda feminista, com equiparação e igualdade de gênero, na carreira diplomática. Ainda que tenhamos ganhos históricos no que se refere à ocupação e representatividade feminina nos espaços de …

por em

Lições curdas sobre a libertação das mulheres

Recentemente, as mulheres curdas foram incluídas nas manchetes da mídia ocidental por seu papel no combate ao autointitulado Estado Islâmico (EI), especialmente na ocasião das operações de retomada de Raqqa, na Síria. As guerrilheiras curdas foram retratadas deste lado do mundo como heroínas da democracia e do combate ao terrorismo islâmico, a partir de uma …

por em

Mulheres moçambicanas na luta pela independência

Em um dos últimos atos do 13º Congresso Mundos de Mulheres, que em 2017 reuniu mais de 8 mil pessoas na Universidade Federal de Santa Catarina, ocorreu a cerimônia de passagem do Mundo de Mulheres. Da América Latina para África, de Florianópolis para Maputo, a 14ª edição do congresso prevista para 2020, e sujeita a …

por em

O aumento da violência contra a mulher

No oitavo dia de isolamento social para evitar o contágio por coronavírus, o telefone do “Ligue 180” recebeu cerca de 300 ligações a mais em comparação com a semana anterior. Foi registrado um aumento de 9% em denúncias de violência contra a mulher em apenas uma semana no Brasil1. A quarentena, motivo de acordo e …

por em

Os diferentes feminismos da mulher palestina e israelense

Abril de 2019. Setembro de 2019. Março de 2020. Em menos de um ano Israel passou por três eleições nacionais. O motivo é o impasse entre o Likud, partido do atual premier Benjamin Netanyahu (conhecido como Bibi), e o Azul e Branco, do principal opositor Benny Gantz para a formação de um governo. Após o …

por em

Mulheres e participação política internacional

As mulheres são sub-representadas nos processos políticos, seja como eleitoras ou candidatas a cargos eletivos. O mapa “Mulheres na política”, divulgado pela ONU em janeiro de 2020, revela números significativos sobre a representação política das mulheres nos mais altos cargos do Estado no mundo. Segundo o mapeamento, somente 6,6% de todos os chefes de Estado …

por em