Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula
Algo de novo sob o sol? | Brasil
Quais setores o governo Lula tem escolhido como aliados do seu mandato de “união e reconstrução” no campo da comunicação? O Ministério das Comunicações foi entregue a um radiodifusor: poder político e elites econômicas permanecem de mãos dadas. Na comunicação pública, não houve medidas efetivas para retomar o caráter público da EBC. Junto a Ministérios e ao Congresso Nacional, big techs influenciam as decisões (e não-decisões) sobre regulação das plataformas. Faltaram ações para enfrentar a lógica punitivista reforçada pela TV (programas policialescos) e no digital (reconhecimento facial). Colonialismo verde, violência de gênero online e violência contra comunicadores/as seguem em pauta. Esses são alguns dos temas do especial Direito à Comunicação 2023, produzido pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, com edição de Ana Veloso, Patrícia Paixão de O. Leite e Paulo Victor Melo.
“Um museu de grandes novidades”: os (des)caminhos do setor das comunicações no terceiro governo Lula
Favorecimento da mídia comercial e negativas à participação social na comunicação pública marcam início do terceiro mandato presidencial de Lula. Leia no último artigo do especial “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula”
Comunicação pública é forte pilar para os desafios democráticos do presente
Governos e sociedade deveriam valorizar a comunicação pública como vértice fundamental da soberania e da liberdade. Leia no novo artigo do especial “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula”
O impasse no processo de regulação do ambiente digital no Brasil
O ano de 2023 parecia ser de avanço no marco legal sobre plataformas digitais, mas nada andou no Congresso e 2024 marca uma volta à estaca zero. Veja em novo artigo do especial “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula”
Tecnologias de reconhecimento racial: qual face se busca criminalizar?
Programas de vigilância se espalham por todo o país e revelam o que está por trás do discurso de segurança pública. Confira em novo artigo do especial “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula”
Violência contra jornalistas e comunicadores(as)
Novo artigo da série “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula” mostra que dados produzidos por organizações sociais e sindicais apontam redução dos índices de violência contra a imprensa; no entanto, cenário ainda é preocupante
A plataformização das políticas no Brasil e os seus impactos nas desigualdades
Sem políticas públicas que possibilitem conexão digital e uso crítico da internet, milhares de brasileiros e brasileiras não acessam programas de transferência de renda e outros benefícios. Entenda o porquê em novo artigo do especial “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula”
Combate à desinformação é retomado no governo Lula
Algumas medidas são consideradas avanços em relação à gestão Bolsonaro, porém diplomáticas, em um contexto preocupante à confiança e a integridade do debate público. Veja no novo artigo do especial “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula”
Exposição de violência é trampolim para candidaturas eleitorais
Cresce o número de agentes públicos da segurança, apresentadores e repórteres de programas policialescos que ganham fama nas mídias e enveredam para as campanhas eleitorais. Leia no novo artigo do especial “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula”
Além da Faixa de Gaza: comunicação como arma no enfrentamento aos genocídios
Na Palestina e no Brasil, mídias comunitárias e ativistas denunciam o racismo por trás das matanças. Acompanhe no novo artigo do especial “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula”
Violações ao direito à comunicação limitam a luta por justiça socioambiental
Participação social é retomada com restrições no primeiro ano de governo Lula, e falta de acesso à informação nos estados dificulta a ação dos movimentos sociais. Confira em novo artigo do especial “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula”
Avanço das big techs e crise no modelo de negócio do jornalismo
Falta de regulamentação das plataformas digitais agrava desintegração do jornalismo no Brasil. Veja no novo artigo do especial “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula”
Nova lei articulada por elites empresariais e evangélicas aprofunda concentração
Lei dobra quantidade de canais de TV para o mesmo grupo e consolida oligopólios midiáticos. Pautas históricas para a democratização do setor seguem sem perspectiva de ação do governo federal. Leia no novo artigo do especial “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula”
Violência de gênero na internet expressa misoginia da sociedade brasileira
Solução para o problema envolve regulação das mídias e o desenvolvimento de tecnologias baseadas em princípios feministas. Acompanhe no novo artigo do especial “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula”
Discursos e práticas “salvacionistas” sobre as energias limpas reforçam racismo ambiental
Na resistência às injustiças climáticas, mulheres negras têm articulado estratégias de comunicação e luta pelo bem viver. Confira no artigo de abertura do especial “Algo de novo sob o sol? Direito à Comunicação no primeiro ano do atual governo Lula”