Eu não vejo números, vejo sonhos que são frustrados: o discurso de Flávio Dino

A análise que se segue é fruto de esforços empreendidos pelo Grupo de Pesquisa “Discurso, Redes Sociais e Identidades Sócio-Políticas” (CPDA-UFRRJ). Nosso escopo é compreender quais foram os reflexos da pandemia da Covid-19 sobre as relações de poder estabelecidas, no âmbito nacional e internacional, a partir das disputas expressas nos discursos de diversos porta-vozes. Metodologicamente, …

por em

O antídoto “coronafé”: A análise política do discurso de igrejas evangélicas

Partindo do olhar da pandemia como acontecimento e recuperando a teoria do discurso desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe[i], na qual se destaca que as disputas de narrativas presentes no contexto democrático remetem a uma confrontação entre diferentes práticas e projetos antagônicos, delimitando em termos de identidades, um nós versus um eles, temos como …

por em

União na luta contra a pandemia: o discurso do presidente da África do Sul

Nos artigos analisamos se as relações de poder dominante permaneceram as mesmas com o acontecimento pandemia de Covid-19, e a partir disso, como se organiza a disputa de discursos, uma vez que, houve a suspensão da formação hegemônica vigente. Para tal usamos como base a teoria do discurso desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe[1]. …

por em

Eu não transijo para salvar vidas: o discurso de Ronaldo Caiado

O presente artigo se debruça sobre a caracterização de um dos principais porta-vozes nacionais do discurso científico: o governador Ronaldo Caiado. Com tal objetivo, recuperamos os aspectos centrais da trajetória sociopolítica do mandatário em Goiás e no Brasil, esquadrinhamos os constrangimentos e oportunidades com os quais se defronta antes e durante a pandemia e, por …

por em

Entre o negacionismo e a ciência: o discurso de Boris Johnson

Alterando a normalidade estabelecida pelas relações de poder dominantes, o acontecimento pandemia Covid-19 coloca em suspense a formação hegemônica vigente, dando margem à disputa política de discursos – com suas narrativas nas dimensões nacional e internacional. Na pesquisa maior procuramos reconstruir o campo discursivo sobre a pandemia com os principais discursos em disputa – o …

por em

Preservar vidas, empregos e o mandato: O discurso de Sebastián Piñera

Introdução: os protestos e a situação pré-pandemia A atual pandemia de Covid-19, doença provocada por um tipo específico de coronavírus, chegou oficialmente ao Chile por volta do dia 3 de março de 2020 por meio de um médico que regressava de Singapura[1]. Reconhecida oficialmente a sua gravidade a nível mundial pela OMS oito dias mais …

por em

Cuidar de todos, de todas e de todes: O discurso do Alberto Fernández na Argentina

O objetivo da pesquisa é promover uma análise política das práticas discursivas – negacionista e científica- sobre o acontecimento pandemia Covid-19 partindo do olhar da teoria do discurso desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe[1]. Neste artigo abordamos as práticas discursivas do presidente da Argentina, Alberto Fernández.  Alberto Fernández, o presidente que cuida dos argentinos …

por em

O contágio da esperança: a análise do discurso do Papa Francisco

O objetivo da pesquisa é promover a análise política das práticas discursivas – negacionista e científica – sobre o acontecimento pandemia Covid-19 partindo do olhar da teoria do discurso desenvolvida por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe[i]. Neste artigo são abordadas as práticas discursivas do Papa Francisco e de representantes da igreja católica, como padres e …

por em

Da nova guerra fria à Sputnik V: o discurso de Putin

A pesquisa tem por objetivo analisar como a normalidade estabelecida pelas relações de poder dominantes é alterada pelo acontecimento pandemia Covid-19 e a disputa de discursos que surge a partir da suspensão da formação hegemônica vigente. Assim se levam em consideração as narrativas que se formam a nível nacional e internacional a partir das falas, …

por em

A análise política do discurso do presidente Xi Jinping

No projeto de pesquisa “Discurso, redes sociais e disputa de narrativas relativas à pandemia do Covid19” consideramos a pandemia do vírus Covid-19 como acontecimento que alterou a normalidade, acentuou as desigualdades e colocou em suspensão a hegemonia vigente, abrindo um espaço para disputa política de discursos. Esse campo discursivo no qual se insere a disputa, …

por em

A atuação de Jacinda Ardern na gestão contra a Covid-19

O projeto de pesquisa “Discurso, redes sociais e disputa de narrativas relativas à pandemia do Covid19” que originou esta análise busca reconstruir a disputa política discursiva sobre a pandemia da Covid-19 de acordo com as principais performances discursivas do campo “negacionista” e do campo “científico”. Observa-se que estes dois campos fazem parte de uma disputa …

por em

Tempo de Pachakuti: o que será de “nós” e o que será do “eles” no momento populista?

No artigo anterior, recuperamos um conjunto de visões e cenários que apontavam para o aprofundamento das dominações existentes ou para a reforma do sistema. Por exemplo, uma virada autoritária do capitalismo neoliberal, com a normalização do Estado de exceção, o capitalismo de vigilância, a transformação da biopolítica em psicopolítica vs. a reinvenção do comunismo. Ou …

por em

A eternização do presente e o futuro pós-pandemia

Olhar para pandemia da Covid-19 como acontecimento[i] – como apontávamos no artigo inicial desta série [ii] – por um lado, permite enfatizar as dimensões não previstas da pandemia. Por exemplo, a de criar fissuras e até romper com as regularidades e com as padronizações envolvidas na capacidade de projetar e gerir o mundo a partir …

por em

As mídias, a reprodução dos discursos negacionista e científico e a reconfiguração política em curso

O contexto: nova ordem mundial, guerra cibernética e pandemônio O acontecimento pandemia Covid-19 traz ao senso comum a percepção de que vivemos numa sociedade planetária. A nova ordem mundial da globalização neoliberal, anunciada nos anos 1990 – e celebrada como o fim da História com a queda do muro de Berlim – se faz presente …

por em

“Os anticorpos da solidariedade”: análise política do discurso “científico”

Na suspensão da hegemonia que o acontecimento pandemia da Covid-19 produz [2], além de destacar o aprofundamento das desigualdades que já vinham sendo potencializadas pelo neoliberalismo (como apresentamos no primeiro artigo desta série [3]), abre-se espaço para uma disputa política de discursos sobre a pandemia. Com o auxílio metodológico da Teoria do Discurso desenvolvida em …

por em

“Uma gripezinha”: A análise política do discurso negacionista

Tendo como referência a pandemia da Covid-19 como um acontecimento que acentua desigualdades, mas que coloca em suspensão a hegemonia, abrindo oportunidades de disputa política entre os discursos “negacionista” e “científico”, neste artigo, através do auxílio metodológico da análise política dos discursos e da abordagem de marcos interpretativos apresentadas no texto anterior, aprofundamos a caracterização …

por em

O vírus não é democrático: a pandemia da Covid-19 como acontecimento e a disputa de discursos

A pandemia da Covid-19 em poucos meses já alcançou quase todos os países do planeta. Ameaça à saúde e modifica o cotidiano de bilhões de pessoas. Muitas vezes ela é apresentada ao senso comum como um “desastre natural”, fruto do “destino” e sobre o qual não se teriam responsáveis. Mas será isso? Qual é o …

por em