Louisiana, prisioneira de suas prisões

(Presidiários de “parish jail” trabalham para conter vazamento de óleo na costa da Louisiana) Em 2012, e pelo terceiro ano consecutivo, o número de detentos baixou nos Estados Unidos: 30 mil a menos. Confrontados a dificuldades orçamentárias, os estados não podem mais assumir o custo do sistema carcerário do país, e é com uma unanimidade …

por em

Justiça internacional, do sonho à realidade

Dez anos de luta contra a impunidade”, proclama orgulhosamente o site do Tribunal Penal Internacional (TPI). Desde sua entrada em vigor, em 2002, esse tribunal de novo tipo julga pessoas acusadas de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra e ainda crimes de agressão externa contra um país soberano. Uma vez que o …

por em

Agonia silenciosa da República Centro-africana

(Comerciantes fazem manifestação em defesa da paz nos arredores do palácio presidencial em Bangui) Meados de setembro de 2013, os partidários do presidente François Bozizé, deposto por um golpe de Estado em 24 de março, lançam uma ofensiva militar em Bossangoa, no noroeste da República Centro-Africana (RCA). Eles afirmam querer recuperar o controle do país, …

por em

Em Beirute, um estranho “mundo das crianças”

Diferentemente da Disneylândia, ou do Parque Asterix na França, o KidzMondo, que abriu suas portas no início de junho em frente ao mar em Beirute, não pretende materializar um universo ficcional já conhecido por seus jovens clientes. Assim, para atraí-los, foi necessário criar uma “mitologia” que pudesse tocar sua imaginação, difundida em seu site na …

por em

PEC 37: o que as ruas não perceberam

Digite “PEC” no Google e o recurso de autocompletar oferecerá em adição o número “37”. Abra as páginas sugeridas e você encontrará uma grande quantidade de matérias e documentos produzidos a respeito da Proposta de Emenda Constitucional 37. Mais do que isso, o fato de ocupar o topo do ranking da ferramenta indica que uma …

por em

As vítimas da repressão

O momento é propício para atender ao clamor que surgiu das manifestações de junho e que continua a se expressar de maneira pulverizada todos os dias nas principais cidades do país. Foi o clamor contra a violência da polícia militar praticada contra as manifestações, criminalizando as manifestações, que trouxe para as ruas a solidariedade de …

por em

Construindo uma nova arquitetura financeira regional

(Presidente peruano Ollanta Humala conduz reunião de cúpula com os chefes de Estado da Unasul no palácio presidencial em Lima) A grande maioria dos países da América Latina o que está em jogo hoje não é a superação do capitalismo. O que está em questão é, ainda, a possibilidade de reverterem o contínuo processo de …

por em

Desmilitarização: há que se ter vontade política do Estado

A cena descrita a seguir poderia fazer parte de um filme de ação ou de um jogo de videogame daqueles que os pais geralmente não gostam que seus filhos joguem. A bordo de um helicóptero, uma indagação é feita pelo comandante ao policial com base em imagens produzidas por uma câmera de filmagem noturna que, …

por em

O vinho, do terroir à marca

Os romanos foram os primeiros globalizadores”, observou certa vez Pierre Legendre.1 A eles, então, o reino, o poder e a glória − era assim que Plínio, o Ancião, naturalista de língua latina nascido no ano 23 d.C., se felicitava: “Não há ninguém que não pense que, ao unir o Universo, a majestade do Império Romano …

por em

Lampedusa

Há trinta anos, fugir do sistema político opressor de seu país valia aos candidatos ao exílio os louvores dos países ricos e da imprensa. Estimava-se então que os refugiados tinham “escolhido a liberdade”, ou seja, o Ocidente. Um museu presta homenagem, desta forma, em Berlim à memória dos 136 fugitivos que morreram entre 1961 e …

por em

O novo caminho de Edi Rock

Sábado à tarde, 19 de outubro de 2013. Pela primeira vez, um dos integrantes dos Racionais MC’s cantará um dos raps do grupo na Rede Globo. Corcovado, Pão de Açúcar, imagens de cartão-postal identificadas pela legenda “Rio de Janeiro”. Avenida à beira-mar. Interior de um carro, Luciano Huck é o motorista: “O Caldeirãoestá de volta. …

por em

Um tratado para estabelecer o governo das multinacionais

É possível imaginar as multinacionais levando aos tribunais os governos cuja orientação política tivesse por efeito diminuir seus lucros? É concebível pensar que elas podem exigir – e conseguir! – uma compensação generosa pela perda de rendimentos causada por um direito do trabalho muito restritivo ou por uma legislação ambiental muito espoliadora? Por mais improvável …

por em

Fim de semana no parque: vinte anos

Os idos da década de 1990, o pensamento neoliberal mostrava-se como uma formidável máquina de produção de consensos. Seu aparato ideológico foi (e é) sumamente eficaz na reverberação de um pensamento único que glorificava o individualismo, o empreendedorismo e o fim dos direitos sociais. Nesse compasso, a burguesia paulistana comemorava a chegada dos produtos importados, …

por em

A Venezuela se afoga em seu petróleo

É evidente que alguma coisa está errada. Filas de espera intermináveis na entrada das lojas para se abastecer com produtos básicos como leite, farinha, óleo e papel higiênico; aumento da economia paralela, em que vendedores de rua propõem os mesmos bens por preços excessivos. Se os venezuelanos estão sofrendo penúrias pontuais há muito tempo, a …

por em

Fazer compras em Caracas

Estação Altamira, bairro chique a leste de Caracas. Alejandra entra no quarto supermercado do dia. Sua mãe acaba de telefonar-lhe para garantir que “nesse, com certeza”, ela encontrará papel higiênico! Não sem acrescentar: “E se encontrar farinha de milho, compre o máximo possível”. O monte de papel higiênico está bem ali, disposto como um troféu …

por em

Os limites do modelo policial brasileiro contemporâneo

“A partir de certo ponto não há mais retorno. É este o ponto que tem de ser alcançado.” Franz Kafka As notícias recentes apontam para a persistência dos problemas policiais legados pela ditadura militar no Brasil. Ao comemorarmos 25 anos da Constituição Federal, nada mais oportuno do que nos perguntarmos as razões para manter um …

por em

Desmilitarização e reforma do modelo policial

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) acaba de apresentar a PEC 51, cuja finalidade é transformar a arquitetura institucional da segurança pública, um legado da ditadura que permaneceu intocado nos 25 anos de vigência da Constituição, impedindo a democratização da área e contribuindo para o aprofundamento das desigualdades sociais e a intensificação do racismo. Suas principais …

por em

No Afeganistão, o quebra-cabeça do sistema de saúde

Um pequeno caminhão japonês, sobrecarregado com duas vezes a altura das laterais da carroceria, para a algumas centenas de metros dos primeiros abrigos improvisados. No final desta primavera [do Hemisfério Norte], a planície de Gull Butta, na periferia de Cabul, é varrida por um vento suave e poeirento, que obriga a proteger o rosto. Mal …

por em

Desmilitarizar as polícias: um bom começo

No dia 5 de outubro, completaram-se 25 anos da promulgação da Constituição Federal. Ao contrário dos que se recordaram da data para celebrar a “Constituição cidadã” ou um suposto início de uma nova etapa de democracia e liberdades civis no país, para nós essa ocasião foi de protesto – assim como o dia 2 de …

por em

Amazon, do outro lado do computador

Descolando seu olhar dos cartazes do sindicato alemão Ver.di – o sindicato unificado dos serviços – presos à parede da sala de reuniões, Irmgard Schulz se levanta de repente e toma a palavra. “No Japão”, conta, “a Amazon acaba de recrutar cabras para que elas pastem em torno de um armazém. A empresa colocou nelas …

por em