“Nem todas as rebeliões são revoluções”

Mulher posa diante de escultura com soldado soviético pintado nas cores da Ucrânia, em  Sófia (Bulgária) Situado bem perto da Praça Lenin de Donetsk, o Donbass Palace é o hotel mais luxuoso do leste da Ucrânia. O quarto custa 350 euros por noite, bem mais que o salário mensal médio, nessa vitrine do império de …

por em

A obsessão antirussa

mapa dos conflitos e interesses em território ucraniano  tratamento midiático dos acontecimentos recentes na Ucrânia veio confirmar que, para uma parte da diplomacia ocidental, as crises não trazem mais uma assimetria entre os interesses e as percepções de atores dotados de razão, mas se constituem como a batalha final em que o Bem e o …

por em

O rolezinho como revelador do racismo e de estigmas eufemizados no cotidiano

Ao som de muito funk, acessórios e roupas de marcas, adolescentes e pré-adolescentes se identificam como “nós somos as rolezeiras”. “Rolezeira? Eu sou rolezeira”, responde a jovem à repórter do UOL. “Rolê? Rolê, para mim, é curtição, é sair, beijar na boca.” Na miríade de significados atribuídos ao “rolezinho” que encontramos na mídia, evocamos uma cena …

por em

Até onde vai a reprodução assistida?

Trinta e seis anos após o nascimento do primeiro bebê de proveta – em 1978, no Reino Unido –, 5 milhões de crianças já nasceram de fecundação in vitro (FIV) em todo o mundo, e cerca de 3% dos bebês dos países industrializados são hoje concebidos dessa forma. A técnica se amplia sem parar, enquanto …

por em

Um povo europeu é possível?

    Para não sucumbir totalmente ao desafio de pretender acrescentar o que quer que seja de pertinente à enormidade do que já foi dito sobre a nação, é possível tomar de empréstimo vias mais conceituais, como retomar a forte declaração que Baruch Spinoza faz no Tratado teológico-político: “A natureza não criou o povo”. De …

por em

Um assunto importante demais para ser debatido publicamente…

  ão se mexam. Esperem aqui.” Esperamos na porta deste café de Bruxelas que fica ao lado do Parlamento Europeu. Com uma cerveja na mão, os dois agentes da manutenção da Sociedade Nacional dos Caminhos de Ferro Belgas parecem perdidos no meio da infinidade de homens de terno concentrados em seus computadores, com o crachá …

por em

Trabalho terceirizado, trabalhadores acorrentados

Eles são quatro, um pouco afastados da última rotatória que leva, por uma pequena estrada, a um posto de vigia. Não tiram os olhos dos cerca de vinte militantes da Confederação Geral do Trabalho (CGT) que nesta manhã de janeiro, parados e com os braços carregados de panfletos, esperam a saída de centenas de trabalhadores …

por em

Uma disputa e tanto

Em setembro de 2011, a OAB ajuizou junto ao Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade – a ADI 4.650 – contra o financiamento de campanha eleitoral feito por empresas. Contou com a CNBB, o PSTU, o Instituto de Pesquisa em Direito Eleitoral da Uerj e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) …

por em

Sensibilizando sem tomar o poder

O contexto histórico Há pouco mais de trinta anos, um grupo de seis militantes de esquerda, sendo três indígenas,1 embrenharam-se nas selvas do estado de Chiapas, um dos mais ricos e desiguais do México, com um único objetivo: constituir um foco de resistência aos avanços das políticas que atentavam contra o bem-estar da população mexicana …

por em

Sistema político do poder econômico

Nos últimos anos, as transformações vividas pelo país, como o combate às desigualdades sociais e a consolidação da democracia representativa, não têm sido acompanhadas das modificações necessárias ao aprofundamento dessas mudanças. Em nítido contraste com a melhoria geral das condições de vida da população e o crescente ativismo de segmentos antes excluídos da sociedade, no …

por em

A insustentável ideologização da questão indígena

quem interessa colocar mais lenha na fogueira das complexas situações conflituosas que envolvem povos indígenas e setores distintos da sociedade brasileira, incluindo órgãos públicos federais, estaduais e municipais? Para muitos porta-vozes do autodenominado “setor produtivo agrícola”, que ultimamente passaram a se autoidentificar pelo codinome de guerra “ruralistas”, há um grande conluio em curso no Brasil, …

por em

Na Venezuela, a tentação do golpe de Estado

  O dia 12 de fevereiro, três jovens venezuelanos morreram numa manifestação antigoverno em Caracas. Essa jornada sangrenta marcou o início de um dilúvio de reportagens e editoriais com títulos dramáticos: “A Venezuela agita a Venezuela” (The Wall Street Journal, 12 fev.); “A Venezuela em crise é a Ucrânia da América Latina” (Le Figaro, 1-2 …

por em

Uma história sobre spam

No momento de redigir este artigo, pensei nas dificuldades do tradutor em reescrevê-lo em francês [o texto original foi redigido em inglês]. “Spam”, meu tema de pesquisa há muitos anos, remete a um conjunto heteróclito de neologismos estranhos usados ao mesmo tempo pela informática, pela engenharia de proteção, pelo direito penal, pelo crime (amador e …

por em

O caso Marco Feliciano e a pauta dos direitos humanos

    Na primeira reunião deliberativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), após a polêmica gestão do deputado e pastor evangélico Marco Feliciano (PSC-SP), em 12 de março de 2014, sob a presidência de Assis do Couto (PT-PR), foi adotado um discurso e uma prática de que seria preciso …

por em

Quem faz as legendas piratas?

É uma prática ilegal, mas amplamente difundida: por que esperar que um canal de televisão nacional decida passar a nova temporada de uma série estrangeira (normalmente norte-americana) de que gostamos quando podemos baixar os episódios na internet imediatamente depois da exibição em seu país de origem? Mas, para quem não fala fluentemente inglês, ainda existe …

por em

Reforma política: para onde vamos?

Parlamentares e movimentos sociais em apoio à reforma política Não é de hoje que muitas organizações e movimentos discutem a questão da reforma do sistema político, mas, para os partidos, o Executivo e o Congresso, essa não era uma agenda prioritária até agora. Era a segunda prioridade. No entanto, algo mudou no último período. Essa …

por em

Crowdfunding, a corrente da amizade

Pãezinhos e slides: bem-vindos ao café da manhã do principal site europeu de crowdfunding Ulule, um evento semanal de informação para os novos adeptos do financiamento coletivo versão Web 2.0. No menu, uma palestra sobre o “financiamento pela multidão”. Essa solução alternativa ao empréstimo bancário ou ao patrocínio seduz cada vez mais pessoas que possuem …

por em

Qual será o rumo da Tunísia?

Manifestante de região rural e pobre da Tunísia   Como as revoltas árabes não conheceram desenvolvimentos felizes no Egito, na Síria e na Líbia, a Tunísia se tornou o refúgio daqueles que buscam na região uma razão para ter esperança. Nenhuma das aspirações sociais à origem do levante de dezembro de 2010 foi satisfeita. Mas, …

por em

Delírios militantes na imprensa dos Estados Unidos

  Em 2 de fevereiro, Bill O’Reilly, um dos apresentadores top do canal ultraconservador Fox News, entrevistou o presidente Barack Obama. Ele reiterou na ocasião a acusação cara a seu público segundo a qual a Casa Branca teria mentido a respeito do assalto sangrento de setembro de 2012 contra a embaixada norte-americana de Benghazi, na …

por em

Estados Unidos: soa o alarme da desigualdade

Nas águas tranquilas dos debates sobre o futuro do capitalismo, quem veio quebrar a calmaria não foi um contestador declarado, mas um dos mais ardentes defensores do sistema: Lawrence Summers. Ex-reitor de Harvard, ele ficou famoso por sua paixão pela desregulamentação bancária quando ocupou o cargo de secretário das Finanças do segundo governo Clinton (1999-2001). …

por em

Para dobrar é preciso distribuir

Além de elevar a produtividade e a renda média, o projeto de desenvolvimento do Brasil deve se orientar para reduzir as desigualdades. O crescimento sustentado, e em patamares elevados, é uma necessidade material, mas que não assegura mecanicamente melhor distribuição de renda. Distribuir melhor os ganhos da produção deve ser uma meta, pela coesão social …

por em