Miscelânea

[LIVRO] MEU CRESPO É DE RAINHA    bell hooks, Boitatá Há muitos motivos para um livro existir: contar histórias, dizer o indizível e apresentar mundos distantes. No caso dos infantis, um motivo extra é permitido: ajudar a crescer. Por isso é que muitos deles têm prazo de validade que nunca termina e encantam leitores do …

por em

“Eu gozo com as músicas desse disco”

Elza Soares, 87 anos, canta em busca da natureza que melhor lhe caia. Uma que seja sua cara, cuspida e escarrada, na qual a verdade apareça garimpada até não sobrar nada. Para dizer o que pensa e fazer do Brasil seu lugar de fala mais uma vez, ela abandonou o caminho que a levou ao …

por em

A morte evitável

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada quarenta segundos morre uma pessoa por suicídio, uma das principais causas de mortalidade no mundo, especialmente entre os jovens. Outro dado preocupante é o aumento significativo, cerca de 35% a 40%, das taxas de mortalidade por suicídio, especialmente na adolescência e idade adulta jovem nos últimos dez …

por em

Irã: Trump dita as regras

A carreira de Donald Trump foi construída com base na premissa de que tudo é renegociável. Quando um edifício era concluído, esse incorporador imobiliário invocava a baixa qualidade do trabalho (ou outros pretextos) para não honrar seus compromissos. Ele então impunha novas condições às empresas envolvidas, declarando, por exemplo, que só ia pagar “75% do …

por em

Na Arábia Saudita, a emancipação feminina vem de cima para baixo

“Estamos finalmente virando um país normal”, exclama Najat M., estudante de Arquitetura em Riad. A opinião se ouve em toda parte. No reino saudita, tantas vezes criticado, entre outros motivos, pela dureza da condição feminina, multiplicam-se os indícios de mudança. Uma mulher nomeada para um cargo de responsabilidade; uma sala de cinema reaberta após trinta …

por em

Democracia atrofiada x mercado financeiro hipertrofiado

O Brasil vem passando por um intenso processo de desmonte do Estado por meio de cortes nas políticas públicas de proteção social. Somam-se a isso a queda significativa do investimento e o desemprego em massa. Ainda que os cortes tenham se iniciado no governo Dilma Rousseff, no limiar de 2015, quando a presidenta sucumbiu às …

por em

O céu de repente volta a brilhar

  O mundo inteiro o via como um ditador aterrorizante, fraco e perverso; ele apareceu sorridente, amável e aberto. Em poucos dias, o líder da República Popular Democrática da Coreia, a Coreia do Norte, passou de little rocket man [pequeno homem-foguete], nas palavras pouco delicadas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a chefe de …

por em

O medo de desaparecer

“Como é possível que depois de mil anos ainda estejamos aqui? Talvez porque sempre soubemos que nossa existência tem um sentido, que havia uma cultura aqui, um espírito e uma alma que elevaram nosso coração durante séculos. Conservamos nosso ideal de unidade e unificação, como também nosso orgulho nacional.” Neste dia nacional de 15 de …

por em

O fracasso da agenda econômica do golpe e o caminho alternativo

O golpe fracassou em construir uma agenda econômica capaz de retomar a trilha do desenvolvimento. Seus ideólogos esperavam que, ao promoverem austeridade fiscal e reformas liberalizantes que reduzem o papel do Estado e enfraquecem os trabalhadores, emitiriam sinais para o mercado, que por sua vez melhorariam as expectativas e promoveriam o crescimento do investimento. Com …

por em

Uma cidade que transforma migrantes em sem-teto

Tina e César1 nunca haviam ouvido falar em gente morando em casa abandonada dos outros. Eles chegaram a São Paulo após terem tido parentes assassinados pelas forças do presidente Joseph Kabila numa guerra que se arrasta no Congo há mais de três décadas e depois de viverem as consequências de uma crise econômica aguda em …

por em

A reforma policial de Kiev

Em 31 de outubro de 2017, Oleksandr Avakov, de 29 anos, foi preso em Kiev por investigadores do Departamento de Combate à Corrupção da Ucrânia (Nabu). Ele era suspeito de cumplicidade em um caso de fraude relacionado à entrega de mochilas às Forças Armadas, envolvendo uma quantia de cerca de 450 mil euros. A operação …

por em

No País Basco, a luta pela paz

Foi um momento solene. Em 4 de maio de 2018, personalidades do mundo inteiro reuniram-se na Villa Arnaga, em Cambo-les-Bains, França, para uma conferência internacional dedicada a promover a paz no País Basco.1 Os participantes foram recebidos nesse cenário de cartão-postal por Jean-René Etchegaray, presidente (pela União dos Democratas e Independentes, UDI) da comunidade de …

por em

Para os socialistas franceses, o fracasso é sempre culpa dos outros

Há doze anos, François Hollande, então primeiro secretário do Partido Socialista (PS), tirava lições da saída de Lionel Jospin no primeiro turno da eleição presidencial de 2002. E suplicava a todos os elementos situados à esquerda do PS para “não deixarem a social-democracia sozinha consigo mesma”. Caso contrário, ele temia que os “dois rios” da …

por em

Como papai me colocou em Harvard

Os norte-americanos aprendem isto desde a mais tenra infância: a partir da Guerra da Independência (1775-1783), os Estados Unidos rejeitaram a ordem hereditária em favor da lei estabelecida “pelo povo e para o povo”. Thomas Jefferson, um dos pais fundadores, escreveu que seus concidadãos aspiravam a uma “aristocracia natural” baseada em “virtude e talento”, em …

por em

No México, a tentação de ter esperança

Um estúdio de televisão como qualquer outro. Como acontece em todo o mundo, jornalistas mexicanos reuniram os candidatos à presidência para um debate. As roupas, os cortes de cabelo, os sorrisos treinados: nada distingue a cena de outras análogas francesas, alemãs ou norte-americanas. Até que um dos candidatos começa a procurar algo atrás de seu …

por em

Camponeses moçambicanos derrotam o agronegócio

Nakarari, aldeia perdida no meio do mato no distrito de Mutuali, 2 mil quilômetros ao norte de Maputo. Sob uma mangueira, sentados no chão ou em bancos de madeira cambaleantes, uns quarenta homens e mulheres recebem os visitantes. Em volta deles, crianças saltam como molas cada vez que cai uma manga do galho. O secretário …

por em

O ovo da serpente

Bolsonaro é deputado federal por vários mandatos, com vasto apoio de algumas parcelas da população, inclusive de alguns expoentes da elite econômica. Não se trata de qualquer pessoa, mas de um pré-candidato à Presidência da República: sem a presença de Lula, os jornais apontam que Bolsonaro recebe apoio de 20% da população, o que lhe …

por em

O “teto” não pode cair sobre nossa cabeça

O número de pessoas em situação de extrema pobreza no país passou de 13,34 milhões em 2016 para 14,83 milhões em 2017, o que significa um aumento de 11,2%, de acordo com levantamento da LCA Consultores, com base em microdados da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE. O estudo considerou como pessoas em extrema pobreza aquelas …

por em

Enfrentar a barbárie

O governo Temer não mede consequências e impõe o aumento dos preços dos combustíveis acompanhando a evolução dos preços internacionais, buscando elevar a rentabilidade da Petrobras e das companhias internacionais que operam nesse setor à custa da sociedade brasileira. É evidente que se trata de uma escolha entre aumentar os lucros desse setor empresarial e …

por em

Capachos europeus

As súplicas e as manifestações de afeto de três dirigentes europeus – Emmanuel Macron, Angela Merkel e Boris Johnson – que foram adular Donald Trump não serviram para nada: o presidente dos Estados Unidos respondeu humilhando-os. Ele os ameaça com represálias comerciais e financeiras se não violarem o acordo que eles mesmos fecharam há três …

por em